segunda-feira, 17 de março de 2014

Grêmio vence Pelotas e garante liderança do grupo no Gauchão

Rafael Passos
Foto: Bruno Alencastro/Agencia RBS
Já classificado, restava ao Grêmio vencer para garantir a liderança do grupo B no Gauchão. Enderson Moreira escalou uma equipe basicamente reserva, e o Tricolor derrotou o Pelotas pelo placar de 3 a 0, em duelo realizado no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo neste domingo (16). O placar foi alcançado com os gols de Jean Deretti, duas vezes, e Everton.

Mesmo tendo que atuar fora de casa, em virtude de uma punição por conta de rojões arremessados por alguns de seus torcedores no empate em 1 a 1 com o Juventude, no dia 2 de fevereiro, o Grêmio teve apoio da sua torcida e se classificou para as quartas de final do Campeonato Gaúcho.

Antes de a bola rolar, os times e a arbitragem realizaram um protesto contra o racismo sofrido pelo árbitro Márcio Chagas da Silva em uma partida do Campeonato Gaúcho.

Outro fato importante da partida é que o jogo deste domingo marcou a aposentadoria do centroavante Sandro Sotilli, 40 anos, do Pelotas. O Alemão Matador ou Sotigol, como é conhecido, foi ovacionado pelo público ao deixar o jogo aos 11 minutos da segunda etapa.

O próximo compromisso do Grêmio será na próxima quarta-feira (19), no duelo com o Newell's Old Boys, pela Libertadores, em Rosário. No Gauchão, o time gremista pega o Juventude pelas quartas de final, em jogo único na Arena, no domingo (23), às 16h, já que o Tricolor tem a melhor campanha. O Grêmio acabou a fase classificatória com 29 pontos e na liderança do Grupo B. O Pelotas já estava rebaixado no Estadual.

A primeira chegada com perigo foi do Grêmio. Aos 7 minutos, Dudu recebeu na esquerda e invadiu a área a drible, cortou o marcador e chutou cruzado. A bola passou perto da trave esquerda de Diego.

Aos 17, Dudu rolou para Léo Gago, que soltou uma bomba. A bola passou à direita do goleiro áureo-cerúleo. Cinco minutos depois, Maxi Rodríguez avançou pelo meio e chutou para fora. Aos 30 minutos, Alán Ruiz arrematou da entrada da área, o goleiro do Pelotas no tranquilamente.

O Lobão chegou no campo de ataque pela primeira vez aos 39. O volante Tiago Gaúcho bateu falta da intermediária e o goleiro gremista Tiago pegou no meio do gol. Três minutos, o goleiro do Pelotas interviu bem após cruzamento de Maxi Rodríguez que procurava Geromel. Na sequência, Dudu cruzou e Tiago Gaúcho quase mandou contras as próprias redes.

No retorno para a segunda etapa, Enderson Moreira colocou Everton no lugar de Matheus Biteco. A primeira chance veio aos 10, após escanteio da direita, Bressan escorou na área para a conclusão de Geromel, a bola tocou na zaga e saiu pela linha de fundo.

Um minuto depois, aconteceu o momento mais emocionante da tarde. Sandro Sotilli foi substituído por Wagner Libano foi aplaudido de pé pelo público e encerrou oficialmente sua carreira de jogador.

O artilheiro de 40 anos passou os últimos 20 anos balançando as redes pelo interior gaúcho. O atacante defendeu 36 clubes ao longo de sua trajetória, foi artilheiro do estadual três vezes e conta mais de 380 tentos marcados.

Após a saída do Alemão Matador, o Pelotas se assanhou. Wagner Libano fez boa jogada, passou por dois marcadores e tocou para Igor, que errou em bola. 

Aos 15 minutos, Moreira efetuou a troca que modificou o Grêmio. Jean Deretti entrou no lugar de Maxi Rodriguez. No primeiro toque na bola, o camisa 17 marcou o primeiro gol. Everaldo recebeu passe de Everton e entrou livre contra o goleiro Diego. O guarda-redes fez a defesa parcial, no rebote Jean Deretti driblou o goleiro e chutou, no canto esquerdo. Grêmio 1 a 0. 

Após sofrer o gol, o Pelotas quase empatou. Aos 26, Wagner Libano entrou livre pela direita e soltou uma bomba de  na trave de Tiago. O Grêmio se recuperou do susto e quase ampliou o placar. Aos 28 minutos, Everton tocou para Everaldo, que bateu colocado, Diego fez grande defesa. 

Seis minutos depois, o segundo gol saiu. Alán Ruiz fez belo lançamento para Jean Deretti. O meia entrou pela esquerda e com um leve toque mandou por cima do goleiro Diego, no canto esquerdo. Grêmio 2 a 0. 

Na última substituição gremista. Yuri Mamute entrou no lugar de Dudu. 

Aos 35, na primeira aparição de Mamute no jogo, ele acionou Everaldo na entrada da área. O centroavante chutou no poste direito, Everton, pegou o rebote e mandou para o gol. Grêmio 3 a 0.

Aos 41 minutos, Geromel recebeu na área e Diego fez grande defesa, salvando o Pelotas.

Grêmio x Pelotas
Ficha Técnica
Local: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo
Arbitragem: Márcio Coruja, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Sedenir Martins
Gols: Jean Deretti 16' 2T, Jean Deretti 33' 2T, Everton 35' 2T
Cartão Amarelos: Breno (G); Pedrão, Sandro Sotilli, Tiago Gaúcho, Mikael, Wagner Libano e Alex (P)
Público Pagante: 1.617, Público Não Pagante: 261, Público Total: 1.878, Renda: R$ 35.342

Grêmio: Tiago; Tinga, Geromel, Bressan e Breno; Matheus Biteco (Everton), Léo Gago, Maxi Rodriguez (Jean Deretti) e Alán Ruiz; Dudu (Yuri Mamute) e Everaldo. Técnico: Enderson Moreira

Pelotas: Diego; Michel Bertasso, Fred, Pedrão (Mikael) e Alex; Tiago Gaúcho, Jefferson Costa, Carlos Alberto e Igor; Mithyuê (Gatto) e Sandro Sotilli (Wagner Libano). Técnico: Luís Carlos Barbieri

Nenhum comentário:

Postar um comentário