quarta-feira, 9 de abril de 2025

Brasil vence os Estados Unidos nos acréscimos e encerra tabus históricos

Rafael Passos 

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Kerolin e Amanda Gutierres marcaram os gols da virada brasileira em San José 

Na madrugada desta quarta-feira (9), a seleção brasileira feminina de futebol escreveu um capítulo histórico ao vencer os Estados Unidos de virada por 2 a 1, no PayPal Park, em San José, na Califórnia, em amistoso preparatório para a Copa América. As donas da casa abriram o placar logo nos primeiros segundos de jogo com a Catarina Macário. O Brasil reagiu e empatou com Kerolin ainda no primeiro tempo. O gol decisivo foi marcado nos acréscimos do segundo tempo pela centroavante Amanda Gutierres, selando um triunfo que pôs fim a um longo jejum contra as estadunidenses.

A vitória marcou um momento histórico no futebol feminino do país. Com o triunfo em San José, o Brasil encerrou um incômodo tabu de mais de 10 anos sem vencer as norte-americanas. O último triunfo havia ocorrido em dezembro de 2014, por 3 a 2, em Brasília.

Mais do que isso, a conquista representa a primeira vitória da seleção brasileira em solo estadunidense. Até então, o Brasil havia enfrentado os Estados Unidos 11 vezes nos Estados Unidos, com 100% de aproveitamento para as anfitriãs. Agora, o retrospecto entre as duas seleções está assim: 34 jogos, com 26 vitórias dos EUA, 4 empates e 4 vitórias brasileiras.

Logo no primeiro minuto de jogo, a atacante Catarina Macário aproveitou uma falha da defesa brasileira e abriu o placar para as donas da casa. O susto, no entanto, não abalou o time comandado por Arthur Elias. Ainda na primeira etapa, Kerolin empatou a partida, aproveitando uma jogada bem construída pela esquerda.

Na segunda metade do jogo, o Brasil cresceu em campo, pressionou e empilhou oportunidades para marcar. A persistência foi recompensada nos minutos finais, com um gol de Amanda Gutierres, que decretou a virada brasileira, coroando a atuação determinada da equipe.

Com o resultado, o Brasil encerra um tabu de mais de 10 anos sem vencer as norte-americanas, o último triunfo havia sido em dezembro de 2014, por 3 a 2, em Brasília. Mais do que isso: esta foi a primeira vitória brasileira em solo norte-americano, onde, até então, o retrospecto era de 11 jogos e 100% de aproveitamento para as anfitriãs.

Este foi o 34º confronto entre as seleções, com ampla vantagem dos EUA: 26 vitórias, quatro empates e agora quatro vitórias brasileiras.

Apesar da derrota no primeiro amistoso da data Fifa, no 2 a 0 no último sábado (5), no SoFi Stadium, em Inglewood, a seleção brasileira fecha a janela internacional com saldo positivo, ganhando moral e confiança para a sequência da preparação rumo à Copa América, que será disputada no Equador a partir de 12 de julho.

A próxima data Fifa acontece entre o fim de maio e o início de junho diante da Jamaica. No dia 27 de junho, o Brasil enfrentará a França, na cidade francesa Grenoble.

Ficha técnica
Estados Unidos 1 x 2 Brasil
Futebol Feminino - Amistoso Internacional 
Local: PayPal Park, em San José (EUA).
Data: terça-feira, 8 de abril, às 23h30 (de Brasília).
Arbitragem: Marianela Araya (Costa Rica), auxiliada por Shirley Perello (Honduras) e Sandra Ramírez (México). Quarta Árbitra: Katia Garcia (México). VAR: Tatiana Guzmán (Nicarágua) e AVAR: Diana Pérez (México).
Gols: Catarina Macário, a 34 segundos do 1ºT (EUA); Kerolin, aos 23 minutos do 1ºT, e Amanda Gutierres, aos 49´ 2ºT (BRA).
Cartões amarelos: Alana Cook (EUA).
Público: 18.000 espectadores.

Estados Unidos: Mandy McGlynn; Avery Patterson (Crystal Dunn), Tara McKeown (Alana Cook), Emily Sonnett e Giselle Thompson; Korbin Albert (Sam Coffey), Klaire Hutton, Lily Yohannes (Jaedyn Shaw); Catarina Macário (Lindsey Heaps), Alyssa Thompson (Ally Sentnor) e Michelle Copper (Yazmeen Ryan). Técnica: Emma Hayes. 

Brasil: Natascha; Lauren (Marisa), Isa Haas e Fê Palermo (Kaká); Bruninha (Luany), Angelina, Duda Sampaio (Laís Estevam), Kerolin e Yasmim; Giovana Queiroz (Amanda Gutierres) e Gabi Portilho (Jheniffer). Técnico: Arthur Elias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário