quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Grêmio leva virada do River Plate e dá adeus à Libertadores

Rafael Passos

Rafael Passos


Pity Martínez cobra o pênalti para classificar o River Plate à final da Libertadores (Foto: Getty Images)
O River Plate é o primeiro finalista da Copa Libertadores 2018. O Grêmio tinha a vantagem por ter vencido na Argentina por 1 a 0, mas perdeu nessa terça-feira (30), para o River Plate por 2 a 1, na Arena, em Porto Alegre, pelo jogo de volta da semifinal da Copa Libertadores da América. Léo Gomes abriu o escore para o time brasileiro, enquanto Rafael  Borré e Gonzalo Pity Martínez deram números finais ao duelo de tricampeões da América.

Classificado à final, o River Plate espera o vencedor do confronto entre Palmeiras e Boca Juniors, que se enfrentam nesta quarta, às 21h45 (de Brasília), no Allianz Parque, depois da vitória xeneize por 2 a 0 em Buenos Aires. As datas das finais estão marcadas para os dias 7 e 28 de novembro. Caso enfrente o Boca, o River atua o primeiro jogo fora de casa. Porém, se o confronto for contra o Palmeiras, o duelo de ida é em Buenos Aires e o de volta em São Paulo. Pelo Brasileirão, o time gaúcho visita o Atlético-MG no sábado, às 17h (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte.

O jogo

Depois de vencer, por 1 a 0, em Buenos Aires, o Grêmio até saiu na frente, com o gol de Leonardo Gomes, quando o River Plate era melhor em campo e tinha 70% de posse de bola. Porém, a equipe de Renato Portaluppi sucumbiu ao River no final e disse adeus ao sonho do tetracampeonato e do bi de forma consecutiva.

Sem poder contar com Luan, que se recupera de lesão muscular, o técnico Renato Portaluppi deixou Everton no banco. Outro problema do técnico do Grêmio era a zaga, já que o zagueiro Kannemann estava suspenso. Portaluppi optou por Paulo Miranda para substituí-lo, mudando assim a posição de Geromel, do lado direito para o lado esquerdo.

Logo no primeiro minuto de jogo, o River Plate criou a primeira chance do jogo. Quintero tocou para Borré, que chutou cruzado e levou perigo ao gol defendido por Marcelo Grohe. Aos nove minutos, Ponzio chutou de fora da área e o goleiro do Grêmio mandou para escanteio. Pouco depois, Exequiel Palacios também arriscou de longe, levando algum perigo, mas mandando por cima do gol.

Após perder o volante Ponzio por lesão, Enzo Perez, jogador que estava com a Argentina na Copa do Mundo 2018 foi para o jogo. O time do River seguia tentando pressionar. Aos 27 minutos, Palacios quase conseguiu marcar um golaço em chute de primeira, da meia lua que passou muito da meta de Grohe.

O River Plate jogava mais. Só que no pior momento do jogo, o Grêmio achou seu gol aos 35 minutos. Depois de cobrança torta de escanteio, a bola desviou na defesa e sobrou na entrada da área. O lateral Leonardo Gomes pegou de primeira, forte, a bola desviou e acertou no canto direito de Armani: 1 a 0 para os tricolores.

No intervalo, o técnico Marcelo Gallardo mudou o time tentando a virada. Sacou Nacho Fernández e colocou Gonzalo Pity Martínez. Ai se instarou uma polêmica: Gallardo estava suspenso pela Conmebol e foi flagrado pela rede de TV que transmitia o jogo, com um rádio na mão e falando com alguém. Ele também desceu, disfarçado, ao vestiário. Pessoas do Grêmio foram avisar o delegado do jogo. Com isso,  o técnico deve levar outra punição.

Aos nove minutos do segundo tempo, Renato Portaluppi proveu sua primeira troca. O atacante Everton entrou no lugar de Maicon, que saiu sentindo uma lesão. Com isso, Ramiro foi recuado para volante ao lado de Cícero.

E foi do camisa 11 a grande chance de selar a classificação. Aos 21 minutos, Cícero lançou em velocidade para o Cebolinha que saiu frente a frente com o goleiro Armani. O atacante demorou a definir o que fazer e, quando chutou, acabou parando no goleiro do River. O zagueiro Paulo Miranda sentou câimbras e teve que ser substituído. Entrou o zagueiro Bressan em campo, que já tomou cartão amarelo logo de cara num bate boca com Pinola.

O empate veio aos 36 minutos através de uma bola parada. Pity Martínez cobrou falta para a área e Rafael Borré empatou o jogo, de cabeça: 1 a 1. A bola, aparentemente, tocou no braço do atacante do River. Mesmo com o VAR à disposição, a tecnologia não foi usada para tirar a dúvida se a bola bateu ou não bateu no braço do atacante colombiano.

O River voltou ao ataque em um chute de Nacho Scocco, que foi desviado pelo zagueiro Bressan para a linha de fundo. Antes da cobrança de escanteio, porém, o árbitro Andrés Cunha foi chamado pelo VAR, alertado de um possível toque de mão do defensor gremista. Sob pressão das duas partes, Cunha foi revisar, assistiu ao lance algumas vezes, voltou ao campo e apontou a marca da cal. Pênalti e cartão amarelo para Bressan. Como o camisa 22 já tinha sido advertido foi expulso. A confusão se estabeleceu, porque Bressan se recusava a deixar o gramado.

Depois de uma longa paralisação, Gonzalo Pity Martínez pegou a pelota para a cobrança. Com categoria, precisão, Pity tirou o goleiro Marcelo Grohe da foto. Eram jogados 49 minutos da etapa final. O árbitro Andrés Cunha já tinha sinalizado nove minutos de acréscimos.

Com o apito final do juiz uruguaio chegou uma chuva torrencial. Nem mesmo  a água esfriou a cabeça dos gremistas, que ao final da partida, foram pressionar o árbitro. Inutilmente. Os jogadores do River Plate comemoravam desde o gol, fazendo um barulho enorme diante de sua torcida.

Grêmio 1 x 2 River Plate
Ficha Técnica
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Arbitragem: Andrés Cunha (Uruguai), auxiliado por Nicolas Taran (Uruguai) e Richard Trinidad (Uruguai). VAR: Leodan González (Uruguai), auxiliado por Estebean Ostojich e Richard Trinidad (todos do Uruguai).
Gols: Leonardo Gomes 35´ 1T (G); Rafael Borré 36´ 2T e Gonzalo Pity Martinez 49´ 2T (RP)
Cartão amarelos: Paulo Miranda, Cortez, Bressan, Cícero (G); Enzo Pérez, Pinola (RP).
Cartão vermelho: Bressan (G).
Público: 49.893 pagantes (53.571 presentes)/Renda: R$ 4.477.199,50

Grêmio: Grohe; Leonardo Gomes, Geromel, Paulo Miranda (Bressan) e Cortez; Michel, Maicon (Everton), Cícero, Ramiro e Alisson; Jael (Thaciano). Técnico: Renato Portaluppi.

River Plate: Franco Armani, Gonzalo Montiel, Jonatan Maidana, Javier Pinola e Milton Casco, Leonardo Ponzio (Enzo Pérez), Exequiel Palacios, Nacho Fernández (Gonzalo Pity Martínez), Juan Quintero (Nacho Scocco), Lucas Pratto e Rafael Borré. Técnico: Matias Biscay (Marcelo Gallardo estava suspenso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário