segunda-feira, 22 de julho de 2013

O Aimoré voltou!

Rafael Passos

Torcedores Capilés comemoram o acesso a Primeira Divisão
Foto: Rafael Passos
O Índio Capilé empatou em 1 a 1 com o Riograndense no Cristo Rei e garantiu a terceira vaga a Primeira Divisão em 2014.

Nem mesmo o melhor e mais famoso roteirista de Hollywood poderia ter imaginado um final destes. Aimoré e Riograndense entraram no gramado do Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo, neste domingo (21), brigando pela terceira vaga para a Primeira Divisão em 2014. O Índio jogava com a vantagem do empate e até mesmo uma derrota por um gol diferença, pois venceu em Santa Maria por 3 a 2. O periquito saiu na frente com gol de Rangel (ex-Aimoré) aos 13 minutos do 1º tempo. O gol da classificação e do alívio do Aimoré só aconteceu aos 28 minutos da segunda etapa, com Luanderson.

Primeiro Tempo
Antes mesmo de a bola rolar no Cristo Rei, o clima já era nervoso, do lado da torcida capilé havia um misto de medo, ansiedade e confiança. Já por parte dos santa-marienses, houve todo um mistério envolvendo a escalação, o técnico Leocir Dall´Astra só confirmou o time titular instantes antes do início da partida.

Com a bola rolando, o Riograndense foi melhor durante todo o período. Dall´Astra surpreendeu na escalação do Periquito, com três atacantes e três meias de criação, logo nos instantes iniciais, a equipe santa-mariense chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado pelo árbitro Márcio Chagas, o que gerou protestos de todo o time esmeraldino, após gritos e xingamentos, o centroavante Rafael Refatti, que estava no banco de reservas foi advertido com cartão amarelo por reclamação.

Aos 13 minutos, pressão do periquito deu resultado e a chama da esperança esmeraldina de voltar para a Série A depois de 34 anos foi reacendida. Após cruzamento de Julio Abu, o goleiro Rafael Dal Ri falhou, deixou a bola escapar de suas mãos e Rangel mandou de pé direito para o fundo das redes. Riograndense 1 a 0.

Após sofrer o gol, a equipe de Ben Hur Pereira precisou sair mais ao ataque em busca do gol de empate. Da mesma forma que o Aimoré avançava suas linhas de ataque abria espaços na sua defesa. O Riograndense puxou alguns contra-ataques, porém, sem conseguir furar a defesa do índio. Os primeiros 45 minutos da decisão se foram com a vitória parcial do time de Santa Maria, mas o resultado ainda era favorável ao Aimoré.

Segundo Tempo
Apoiado pela apaixonada torcida no Estádio Cristo Rei, o Aimoré equilibrou a partida na volta do intervalo. O lateral direito do Aimoré, Alex Herber aparecia com frequência na área do periquito, foi ai que começou a brilhar a estrela do goleiro Yai e de todo o sistema defensivo esmeraldino, que suportavam a pressão dos donos da casa.

Aos 24 minutos, Fabio Alemão teve a chance de aumentar a vantagem esmeraldina e aproximar a equipe da Série A. O zagueiro Jésum afastou mal e o camisa nove do periquito bateu de primeira, uma bomba, mas a bola passou a esquerda do gol de Rafael. Poucos minutos depois mais tarde, o árbitro Márcio Chagas da Silva anulou um gol, marcando posição irregular de Rafael Refatti, que havia entrado no lugar de Tiago Duarte.

Empate, Alívio e certeza de vaga garantida.
Aos 28 minutos da etapa derradeira, Mikael foi a linha de fundo pelo lado direito e cruzou rasteiro, Japa (artilheiro da Divisão de Acesso, com 13 gols) chutou e o goleirão uruguaio Yai fez um milagre, Luanderson pegou o rebote, desferiu o chute, a bola ainda bateu no zagueiro Vinicius, e morreu no fundo no fundo do gol. Explosão da massa Aimoresista no Crsito Rei, o Índio Capilé está de volta à primeira divisão depois de 19 anos.

Depois do gol de empate, o Riograndense se jogou com tudo para o ataque, tentando o último golpe. O atacante Foletti  recebeu passe, invadiu a área mas desperdiçou a oportunidade, no duelo de Rafael Refatti contra Rafael Dal Ri, o goleiro da equipe da região metropolitana levou a melhor e se redimiu da falha no gol do periquito.

Antes do apito final de Márcio Chagas da Silva, ainda teve tempo do treinador Leocir Dall´Astra ser expulso por reclamação. Em seguida, novas baixas no Riograndense, Rangel recebeu o segundo amarelo e consequentemente o cartão vermelho. Poucos minutos depois, Cassel, que também já tinha amarelo, cometeu pênalti em Mikael e também acabou sendo expulso.

Na cobrança de pênalti, Rodrigo Galvão, que entrou no lugar de Jean Paulo, cobrou alá Roberto Baggio na Copa do Mundo de 1994, muito longe do gol de Yai.

Fim de jogo, festa, choro e comemoração da torcida do Aimoré. O Índio Capilé está de volta ao convívio dos grandes em 2014.

Aimoré 1 x 1 Riograndense
Ficha Técnica
Local: Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.
Árbitragem: Márcio Chagas da Silva, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Alduíno Mocelin.
Gols: Rangel 13´ 1ºT (R); Luanderson 28´2ºT (A)
Cartões Amarelos: Rangel, Cassel e Foletti e Rafael Refatti (R); Mikael, Evandro e Alex (A)
Cartões Vermelhos: Rangel e Cassel (R)

Aimoré: Rafael; Alex Heber, Jésum, Luiz Henrique, Alex; Luanderson, Faísca, Evandro (Toto), Mikael; Japa (Rogério) e Jean Paulo (Rodrigo Galvão)
Técnico: Ben Hur Pereira

Riograndense: Yai; Rangel, Cassel, Vinicius, Wilson; Gustavinho, Julio Abu, Dangelo; Tiago Duarte (Rafael Refatti), Fabio Alemão, Foletti.
Técnico: Leocir Dall”Astra


Ouça aqui o gol da classificação do Aimoré, marcado por Luanderson

Nenhum comentário:

Postar um comentário