domingo, 28 de julho de 2013

Em dia de festa, Grêmio vence Fluminense e encosta no G-4

Rafael Passos


 Campeões da América de 1983 posam para fotos na Arena.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA / Divulgação
No exato dia em que o Grêmio comemora 30 anos da conquista da primeira Taça Libertadores da América, Grêmio e Fluminense se enfrentaram pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Como aconteceu naquele dia 28 de Julho de 1983, o tricolor gaúcho venceu e fez a alegria de mais de trinta mil espectadores que foram a Arena na tarde deste domingo (28). O placar não foi o 2 a 1 que fora contra o Peñarol, mas sim 2 a 0. Os gols foram marcados por Riveros e Kleber.

Antes da partida, todos os jogadores campeões da América em 83 foram homenageados no gramado da Arena. Ainda antes da bola rolar, uma confusão começou na torcida Geral, torcedores ficaram revoltados com a retirada de um integrante da organizada (Gaúcho da Geral) pela BM e expulsaram o pequeno contingente da Brigada Militar do espaço.

A partida começou quente. Em dois minutos, já haviam sido marcadas inúmeras faltas, de parte a parte. O Flu, comandado pelo contestado Abel Braga, tinha a iniciativa do jogo, mas sem criar chances de gol, mas coube ao dono da festa a primeira chance de gol.  Aos 11 minutos, Elano cobrou falta no pé da trave esquerda de Diego Cavalieri.

O Grêmio de Renato Portaluppi continuou em busca do primeiro gol. Aos 35 minutos, Kleber arriscou o chute,  a bola tocou no ferro que sustenta a rede. Três minutos depois, um cruzamento que o estreante Riveros desviou de letra, raspou em Barcos e tocou a trave. Aos 40, Cavalieri  fez grande defesa no chute de Elano, o camisa 7 gremista pegou rebote de cobrança de escanteio, chutou cruzado e Cavalieri buscou no ângulo.

Na segunda etapa, a pressão gremista se intensificou. Aos cinco minutos, Alex Telles cruzou do lado esquerdo e acertou na cabeça do paraguaio Riveros, o camisa 16, finalizou com estilo para as redes e abriu o placar. Grêmio 1 a 0.

Após o gol, Abel Braga colocou o time do Fluminense para frente. Abelão mandou a campo os atacantes Rhayner e Kennedy nos lugares do volante  Edinho e do meia Wagner. Contudo o clube carioca não criava chances claras de gol na primeira metade do segundo tempo. O Flu tentava em bolas paradas, com Rafael Sóbis e Deco.

A jogada mais perigosa da equipe Fluminense aconteceu aos 30 minutos. No cruzamento sobre o espaço aéreo gremista,  houve grande entrevero na boca da área e sobrou para Wagner. Ele chutou de primeira, o goleiro Dida já estava vendido, mas a trave direita salvou. A partir daí Portaluppi  sacou Elano e Zé Roberto que saíram cansados, para a entrada de Maxi Rodriguez e Ramiro.

Aos 39 minutos, saiu o gol do alívio e da festa gremista no dia do aniversário de uma das maiores conquistas da história do tricolor dos pampas. O baixinho Ramiro pegou rebote na frente da área e tocou com categoria para Kleber. O gladiador chutou no alto, longe do alcance de Cavalieri e definiu a vitória por 2 a 0.

Com a vitória, o Grêmio chegou aos 15 pontos e terminou a rodada na sétima colocação, apenas dois pontos atrás do quarto colocado, o Coritiba. O Fluminense entrou na zona do rebaixamento, está na décima-sétima posição, com 9 pontos ganhos.

Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta o Corinthians, no Pacaembú, em São Paulo, na quarta-feira (31), às 21h50min. No mesmo dia, porém  às 19h30min. o Fluminense recebe o Cruzeiro no Maracanã, no Rio de Janeiro

Grêmio 2 x 0 Fluminense
Ficha Técnica
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Arbitragem: Raphael Claus (SP), auxiliado por Alessandro Rocha de Matos (BA) e Emerson de Carvalho (SP)
Gols: Riveros 5´2ºT, Kleber 39´2ºT (G)
Cartão Amarelo: Gum (F)
Público Total: 31.098 espectadores
Renda: R$ 1.234.670
Público pagante: 28.793 pagantes
Público não pagante: 2.305

Grêmio: Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano (Ramiro), Riveros, Elano (Maxi Rodríguez), Zé Roberto (Gabriel); Kleber e Barcos. Técnico: Renato Portaluppi

Fluminense: Diego Cavalieri; Wellington Silva (Diguinho), Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho (Rhayner), Jean, Deco e Wagner (Kennedy); Rafael Sóbis e Samuel. Técnico: Abel Braga





Nenhum comentário:

Postar um comentário