sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Grêmio empata com River Plate em jogo marcado por confusão e racismo e vai à final da Brasil Ladies Cup

Rafael Passos

Créditos: Guilherme Veiga/ Brasil Ladies Cup

Créditos: Guilherme Veiga/ Brasil Ladies Cup

Créditos: Guilherme Veiga/ Brasil Ladies Cup

Créditos: Guilherme Veiga/ Brasil Ladies Cup

Créditos: Guilherme Veiga/ Brasil Ladies Cup

Créditos: Guilherme Veiga/ Brasil Ladies Cup

Créditos: Guilherme Veiga/ Brasil Ladies Cup

Créditos: Guilherme Veiga/ Brasil Ladies Cup

Grêmio vai disputar a final da Brasil Ladies Cup contra o Bahia, no domingo, no Canindé

Em um confronto marcado por confusão e racismo, Grêmio e River Plate empataram por 1 a 1, na noite desta sexta-feira (20), no Estádio Canindé, em São Paulo, pela terceira rodada do Grupo B da Brasil Ladies Cup. A partida teve atos de injúria racial por parte de atletas do time argentino contra o gandula e jogadoras tricolores. Com o resultado, as Gurias Gremistas garantiram vaga na final do torneio. 

Comunicado da organização da Brasil Ladies Cup 

Com a expulsão de seis jogadoras do River Plate na partida contra o Grêmio, o jogo foi encerrado pela insuficiência de jogadoras. O placar final da partida é de 3 a 0 para a equipe gaúcha. Com a vitória, o Tricolor finalizou o Grupo B com sete pontos e terminou a primeira fase do torneio na liderança da chave. A grande decisão será realizada neste domingo (22), às 16h, no Estádio do Canindé, diante do Bahia.

NOTA OFICIAL

A Brasil Ladies Cup repudia o episódio de racismo durante a partida entre River Plate-ARG e Grêmio. Neste momento, a organização está prestando o suporte necessário para as vítimas deste lamentável ocorrido. 

É triste que o desenvolvimento do futebol feminino, através de um torneio que está sendo exibido em todo o país e também no exterior, seja atrapalhado por um acontecimento lastimável. 

Esperamos que Bahia e Grêmio, finalistas da competição, possam realizar um espetáculo esportivo de forma limpa, honesta e à altura que a sociedade merece. O preconceito jamais será tolerado pelo torneio.

O jogo em campo

A partida começou intensa, com o River Plate saindo na frente logo aos 4 minutos do primeiro tempo. Francisca Altgelt cobrou falta na área, Vivi falhou na saída do gol e Julieta Romero escorou de cabeça para o fundo das redes do Grêmio. O Tricolor, no entanto, não se intimidou e foi ao ataque. Após martelar, o empate saiu aos 34. Maria Dias empatou o jogo com uma cabeçada certeira após cruzamento de Dani Barão. O resultado era suficiente para levar o time gaúcho à final.

Confusão e ofensas racistas

Logo após o gol de empate, uma confusão generalizada tomou conta do campo. Jogadoras do River Plate começaram a reclamar acintosamente e, em meio à discussão, a volante Candela Díaz foi flagrada imitando um macaco em direção ao gandula da partida, gerando indignação. O gandula, que reagiu à provocação, acabou expulso junto com outras atletas envolvidas no tumulto.

A técnica Thaissan Passos revelou, em entrevista após o jogo para o Sportv, que jogadoras do Grêmio também foram alvo de ofensas racistas durante o episódio. "Nossas atletas foram desrespeitadas de forma inaceitável. Decidimos sair de campo porque não havia mais condições de seguir jogando", afirmou a treinadora.

Expulsões e encerramento antecipado

A arbitragem precisou intervir de forma dura. Seis jogadoras do River foram expulsas: Lara Esponda, Camila Duarte, Juana Cangaro, Candela Díaz, Julieta Romero e Milagro Díaz. Sem condições de jogo, o Grêmio se retirou de campo, e a partida foi encerrada.

Ficha técnica
River Plate 1 x 1 Grêmio

Brasil Ladies Cup 2024 - Grupo B - 3ª Rodada
Local: Estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte (Estádio do Canindé), em São Paulo. 
Data e hora: sexta-feira, 20/12/2024, às 20h (de Brasília).
Arbitragem: Márcio Mattos dos Santos-FPF, auxiliado por Leonardo Tadeu Pedro-CBF e Viviane Pereira Lopes-FPF. Quarto Árbitro: Gabriel Furlan-CBF.
Gols: Julieta Romero, aos 4´ 1°T (CARP); Maria Dias 35' 1°T (GRÊ).
Cartões amarelos: Giuliana González (CARP); Gisele (GRÊ).
Cartões vermelhos: Lara Esponda, Camila Duarte, Juana Cángaro, Candela Díaz, Julieta Romero e Milagro Díaz (CARP).

River Plate: Lara Esponda; Sofía Sarubba, Giuliana González, Camila Duarte e Juana Cángaro; Candela Díaz. Milagros Díaz, Francisca Altgelt, Lara López, Carolina Birizamberri e Julieta Romero. Técnico: Cristian Kolisec.

Grêmio: Vivi; Dani Barão, Brito, Sassá e Shashá; Dayana Rodríguez, Bia Santos e Pri Back; Gisele, Maria Dias e Cássia. Técnica: Thaissan Passos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário