quarta-feira, 1 de março de 2023

Seleções brasileiras de goalball são convocadas para período de treinamentos no CT Paralímpico

Rafael Passos

O técnico Jônatas Castro está reunido em círculo com quatro atletas, Parazinho, Sharlley, Emerson e Paulinho, durante treino. Fotos: Renan Cacioli/ CBDV.

Larissa faz o chicote com as pernas na posição de pivô apoiando o corpo sobre o braço esquerdo na quadra para defender a bola que bate em sua pernas. Ela tem a pele clara e cabelo loiro preso em um rabo de cavalo. Foto: Renan Cacioli/CBDV.

Time masculino já está classificado para os Jogos Paralímpicos París 2024, enquanto as mulheres têm duas chances de conquistar uma vaga 

No dia 23 de fevereiro, as seleções brasileiras feminina e masculina de goalball foram convocadas para a segunda fase de treinos do ano, que acontecerá entre 6 e 13 de março, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Ao todo dezoito atletas das equipes adultas feminina e masculina foram chamados para a sequência da preparação para as competições da temporada: os Jogos Mundiais da IBSA, em Birmingham, Inglaterra, em agosto, e os Jogos Parapan-Americanos, em Santiago, no Chile, em novembro. Já os jovens vão para a segunda fase de treinamento na semana seguinte, entre os dias 18 e 24 de março.

Nos Joga Mundiais, o Brasil será representado apenas pelo time feminino, já que só poderão participar os países sem vaga garantida nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O masculino se classificou após ser campeão mundial em Matosinhos, Portugal, no último mês de dezembro.

A Seleção Brasileira feminina, que foi quarta colocada nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, vai ter duas oportunidades para se classificar aos Jogos de Paris 2024: os próprios Jogos Mundiais de Birmingham ou os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, Chile, que serão disputados no próximo mês de novembro. Ambos os torneios vão destinar uma vaga para Paris 2024. 

O comandante da Seleção feminina principal,  Gabriel Goulart manteve a base da primeira convocação e chamou novamente a ala Victoria Amorim, do Instituto Athlon, que esteve na Seleção até os jogos de Tóquio.

Veja a lista de atletas convocadas:

AMANDA EMILLY FERNANDES DE SANTANA: Santos-SP
ANA GABRIELY BRITO ASSUNÇÃO: Sesi-SP
DANIELLE VILAS LONGHINI: Sesi-SP
JÉSSICA GOMES VITORINO: Capital/Cetefe-DF
KÁTIA APARECIDA FERREIRA SILVA: Instituto Athlon-SP
LARISSA SANTOS DE ESPÍRITO SATURNINO: Santos-SP
MONIZA APARECIDA DE LIMA: Sesi-SP
VICTORIA AMORIM DO NASCIMENTO: Instituto Athlon-SP

O treinador da Seleção masculina principal, Jônatas Castro não fez nenhuma alteração e chamou os mesmos atletas da convocação anterior.

Confira os dez atletas convocados:

ALESSON PINHEIRO DOS SANTOS DE JESUS: Instituto Athlon-SP
ANDRÉ CLAUDIO BOTELHOS DANTAS: Sesi-SP
EMERSON ERNESTO DA SILVA: Santos-SP
JOSEMARCIO DA SILVA SOUSA: Sesi-SP
LEOMON MORENO DA SILVA: Santos-SP
MATHEUS SILVA DE JESUS: Sesi-SP
MIZAEL CASTRO SOUSA: Capital/Cetefe-DF
PAULO RUBENS SATURNINO: Santos-SP
ROMARIO DIEGO MARQUES: Instituto Athlon-SP
SHARLLEY ANTHONNY DO NASCIMENTO SILVA: Apace-PB

Nas Seleções de base, os técnicos Altemir Trapp (feminino) e Rene Oliveira (masculino) vão trabalhar com um grupo de 15 atletas. A preparação tem como objetivo os Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em Bogotá, na Colômbia, em junho, e o Campeonato Mundial de Jovens da IBSA, em São Paulo, no mês seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário