quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Fábio Vasconcelos deixa o comando da Seleção Brasileira de Futebol de Cegos após mais de duas décadas

Rafael Passos 

Fábio está atrás de uma banda lateral do campo, que fica em local aberto e tem grama sintética. Faz sol, e ele gesticula com o braço esquerdo em direção ao campo. Não se vê outras pessoas na foto. Foto: Alessandra Cabral/CPB.

O paraibano, que levou o Brasil ao topo do pódio em diversas competições, assume novo desafio como coordenador da CBDV.

Em uma notícia que comove o universo do futebol de cegos, Fábio Vasconcelos anunciou sua saída do comando técnico da Seleção Brasileira. Após mais de duas décadas dedicadas à modalidade, o treinador, que conduziu o Brasil a inúmeras conquistas, assume agora o cargo de coordenador na Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

A decisão de Fábio Vasconcelos, que já havia sido cogitada após os Jogos Paralímpicos de Paris, onde o Brasil conquistou a medalha de bronze, foi tomada após uma profunda reflexão. O treinador busca novos desafios e acredita que este é o momento ideal para passar o bastão.

"São mais de duas décadas dedicadas ao futebol de cegos. Vi a modalidade crescer e evoluir muito. É com muita gratidão que encerro este ciclo e abro um novo como coordenador da CBDV", afirmou Fábio.

Um legado de conquistas

Sob o comando de Fábio Vasconcelos, a Seleção Brasileira de Futebol de Cegos se tornou uma referência mundial. O treinador conquistou diversos títulos importantes, como dois ouros paralímpicos (Rio de Janeiro 2016, Tóquio 2020) e o bronze em Paris 2024), além de títulos em Copas do Mundo (2014 e 2018), Jogos Parapan-Americanos (2015, 2019 e 2023) e Copa América (2013 e 2019).

"Fábio foi fundamental para o desenvolvimento do futebol de cegos no Brasil. Ele deixou um legado de conquistas e um time muito bem preparado", destacou Helder Maciel Araújo, secretário-geral da CBDV.

E agora?

A CBDV ainda não divulgou o nome do novo técnico da Seleção Brasileira. No entanto, a confederação já adiantou que pretende manter o centro de treinamento em João Pessoa, que se mostrou fundamental para a preparação da equipe para os Jogos Paralímpicos de Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário