quinta-feira, 25 de julho de 2024

Marta e Gabi Nunes brilham e levam Brasil à vitória suada na estreia olímpica

Rafael Passos

📸 Rafael Ribeiro/CBF

📸 Rafael Ribeiro/CBF

📸 Rafael Ribeiro/CBF

📸 Rafael Ribeiro/CBF

Com gol de Gabi Nunes, após passe de Marta, Brasil estreou com vitória no torneio olímpico de futebol feminino

Bordeaux, França – A Seleção Brasileira feminina de futebol iniciou sua jornada nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com uma vitória suada sobre a Nigéria por 1 a 0, em partida realizada nesta quinta-feira (25), no Stade Malmut Atlantique, em Bordeaux. A partida, como se esperava, foi bastante disputada, mas a experiência e a genialidade de Marta fizeram a diferença para o Brasil.

A capitã brasileira teve um papel fundamental na partida. Com um gol anulado e um chute na trave, Marta mostrou que ainda é a principal referência do futebol feminino mundial. No entanto, foi em uma jogada de puro talento que a camisa 10 brilhou. Aos 37 minutos do primeiro tempo, Marta recebeu a bola no meio-campo e, com um passe preciso e cheio de categoria, encontrou Gabi Nunes, que soltou um chutaço que tocou no travessão antes de entrar.

Com a vitória, o Brasil inicia a competição com três pontos e ocupa a liderança do Grupo C, juntamente com a Espanha, que venceu o Japão por 2 a 1. A equipe volta a campo no próximo domingo (28), às 12h (horário de Brasília), quando enfrentará o Japão no Parc des Princes, em Paris. Na última rodada da fase de grupos, o Brasil enfrentará a Espanha, novamente em Bordeaux.

Marta, a eterna rainha:

A atuação de Marta mais uma vez confirmou o seu status de lenda do futebol feminino. Aos 38 anos, a camisa 10 continua sendo a principal referência da Seleção Brasileira e uma inspiração para as futuras gerações. Com cinco Olimpíadas no currículo, Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012, Rio de Janeiro-2016 e Tóquio-2020 (realizada em 2021), Marta busca agora sua terceira medalha olímpica. A camisa 10 é a segunda maior artilheira da história das Olimpíadas, com 13 gols marcados, a um gol de igualar a compatriota Cristiane, que com 14 gols, detém o recorde. 

Próximos desafios:

O Brasil terá pela frente dois desafios importantes nas próximas rodadas. O Japão é uma equipe tradicional do futebol feminino e sempre oferece muita resistência. A Espanha, por sua vez, é uma das favoritas ao título e promete ser um adversário ainda mais difícil.

Ficha técnica 
Nigéria 0 x 1 Brasil
Jogos Olímpicos Paris-2024 – 1ª rodada - Grupo C
Data e horário: 25/7/2024, 14h (de Brasília)
Local: Stade Malmut Atlantique, em Bordeaux (França)
Arbitragem: Kim Yu-Jeong (Coreia do Sul), auxiliada por Park Mi-Suk (Coreia do Sul) e Joanna Charaktis (Austrália). Quarta árbitra: Jelena Cvetković (Sérvia).
VAR: Kate Jacewicz (Austrália). AVAR: Ivan Bebek (Croácia).
Gol: Gabi Nunes, aos 37' 1°T.
Cartões amarelos: Yaya (BRA).

Nigéria: Chiamaka Nnadozie; Michelle Alozie, Blessing Demehin, Osinachi Ohale e Chidinma Okeke (Nicole Payne); Deborah Abiodun, Christy Ucheibe, Jennifer Echegini (Ifeoma Onumonu), Toni Payne (Uchenna Kanu) e Rasheedat Ajibade; Chinwendu Ihezuo (Esther Okoronkwo). Técnico: Randy Waldrum.

Brasil: Lorena; Antônia, Tarciane, Rafaelle e Tamires (Yasmim); Yaya (Ana Vitória), Duda Sampaio e Marta; Ludmila (Jheniffer), Gabi Portilho e Gabi Nunes (Kerolin). Técnico: Arthur Elias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário