domingo, 28 de julho de 2024

Brasil leva virada nos acréscimos e perde para o Japão no futebol feminino

Rafael Passos

📸 Rafael Ribeiro/CBF

📸 Rafael Ribeiro/CBF

📸 Rafael Ribeiro/CBF

📸 Rafael Ribeiro/CBF

📸 Rafael Ribeiro/CBF

Jheniffer marcou para o Brasil, enquanto Kumagai e Tanikawa anotaram para as Nadeshiko

A Seleção Brasileira Feminina de Futebol sofreu uma dura derrota na tarde deste domingo (28), no Parc des Princes, em Paris. Em partida válida pela segunda rodada do Grupo C dos Jogos Olímpicos, o Brasil perdeu para o Japão por 2 a 1, de virada. Jheniffer abriu o placar para o Brasil, aos 11 minuto do segundo tempo, enquanto Saki Kumagai, de pênaltis, aos 47, e Momoko Tanikawa, aos 51, marcaram os gols gols da virada das Nadeshiko.

Aos 45 minutos do primeiro tempo, Moriya recebeu na entrada da grande área e arrsicou para o gol, a  bola bateu no braço de Rafaelle e a àrbitra inglesa Rebecca Welch marcou o pênalti. Mina Tanaka cobrou e Lorena defendeu no canto esquerdo.

Para a etapa final, o técnico Arthur Elias promoveu três mudanças: Jheniffer, Ludmila e Tarciane nos lugares de Gabi Nunes, Priscila e Lauren. Aos 11 minutos, o Brasil conseguiu abrir o placar com Jheniffer, que aproveitou um passe de Ludmila e chutou no canto esquerdo da goleira Yamashita. A alegria brasileira durou até os 43, quando a equipe japonesa conseguiu empatar a partida. Kumagai converteu um pênalti marcado após revisão do VAR. A camisa 4 japonesa cobrou a penalidade sem chances Lorena e empatou o jogo.

Quando tudo indicava que a partida terminaria empatada, o Japão conseguiu virar o jogo nos minutos finais. Em uma falha da defesa brasileira, Momoko Tanikawa aproveitou a oportunidade e marcou um belo gol, decretando a vitória japonesa. 

Com o resultado, a Seleção Brasileira segue com três pontos e ocupa a terceira colocação do Grupo C, enquanto o Japão tem a mesma pontuação, mas está em segundo pelo critério de desempate gols marcados (3 a 2). A Espanha venceu a Nigéria por 1 a 0, gol marcado por Alexia Pulellas, chegou aos seis pontos, lidera a chave e já está classificada às quartas de final. A Nigéria está na quarta colocação sem pontos ganhos, porém, ainda tem chance de avançar de fase.

Na terceira e última rodada do Grupo C, o Brasil vai enfrentar a Espanha na quarta-feira (31), às 12h (de Brasília), no Stade Malmut Atlantique, em Bordeaux. No mesmo dia e horário, o Japão encara a Nigéria, no Stade de la Beaujoire, em Nantes.

Uma vitória e um empate diante a Espanha garante a classificação do Brasil às quartas de final, independentemente de outros resultados. Isso porque, o Canadá, que integra o Grupo A, foi punido pela Fifa após casos envolvendo espionagem por meio de drones aos treinos da equipe da Nova Zelândia, tem, agora, 3 pontos negativos. Desta forma, neste grupo, não há chance de o terceiro colocado chegar aos seis pontos

Uma derrota para a atual campeã mundial também não eliminaria o Brasil de forma automática. A seleção ainda teria chances de avançar como uma das melhores terceiras colocadas. Para isso, seria necessário que o Brasil não sofresse uma goleada da equipe espanhola e que a Nigéria não vencesse o Japão por uma boa vantagem de gols.

Após dois jogos, o Brasil tem dois gols marcados e saldo de zero, enquanto a Nigéria tem saldo -2 e ainda não marcou nenhum gol na competição. Essa diferença no saldo de gols pode ser crucial para definir a classificação em caso de empate por pontos entre as equipes.

Regulamento da competição

As 12 equipes participantes estão divididas em três grupos de quatro times. As duas primeiras colocadas de cada grupo e as duas melhores terceiras colocadas avançam para as quartas de final.

Ficha técnica 
Brasil 1 x 2 Japão
Jogos Olímpicos Paris-2024 - 2ª rodada - Grupo C
Data e horário: domingo, 28/7/2024, 12h (de Brasília).
Local: Parc des Princes, em Paris (França).
Arbitragem: Rebecca Welch (Inglaterra), auxiliada por Emily Carney (Inglaterra) e Franca Overtoom (França). Quarta árbitra: Tess Olofsson (Suécia). VAR: David Coote (Inglaterra) e AVAR: Jérôme Brisard (França).
Gols: Jheniffer, aos 11´ 2ºT (BRA); Saki Kumagai, aos 47´ 2°T, e Momoko Tanikawa, aos 51´ 2°T (JAP).
Cartões amarelos: Lauren e Marta (BRA); Moeka Minami (JAP).

Brasil: Lorena; Thais, Lauren (Tarciane) e Rafaelle; Antonia, Angelina (Duda Sampaio), Ana Vitória, Marta (Kerolin) e Yasmim; Priscila (Ludmila) e Gabi Nunes (Jheniffer). Técnico: Arthur Elias.  

Japão: Ayaka Yamashita; Moeka Minami, Saki Kumagai e Tōko Koga (Kiko Seike); Hana Takahashi, Hinata Miyazawa (Remina Chiba), Maika Hamano (Riko Ueki) e Miyabi Moriya (Momoko Tanikawa); Yui Hasegawa, Mina Tanaka e Fuka Nagano. Técnico: Futoshi Ikeda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário