segunda-feira, 25 de junho de 2018

Copa do Mundo 2018

Rafael Passos

Grupo A

Rússia
Arábia Saudita
Egito
Uruguai

1ª rodada
Quinta-feira, 14/6/2018
Olímpico Luzhniki - Moscou - 12h
Rússia 5 x 0 Arábia Saudita
Gazinskiy 12' 1T
Cheryshev 43' 1T
Dzyuba 27' 2T
Cheryshev 46' 2T
Golovin 50' 2T


Fotos: Carl Recine / Reuters
Rússia atropela Arábia Saudita na abertura da Copa do Mundo

A dona da casa, Rússia deu boas-vindas à Copa do Mundo com uma goleada logo de cara. A anfitriã estreou no Grupo A com uma goleada de 5 a 0 sobre a Arábia Saudita, nesta quinta-feira (14), no Estádio Olímpico Luzhniki, em Moscou.

O jogo válido pela 1ª rodada foi assistido por 78.011 pessoas, incluindo o presidente russo, Vladimir Putin, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, e do mandatário da Fifa, Gianni Infantino. Os primeiros gols do mundial foram marcados por Gazinskiy, Denis Cheryshev (duas vezes), Dzyuba e Golovin.

Com o resultado, os russos assumem a ponta do grupo A, com 3 pontos, e deixam os sauditas na lanterna, sem pontos. Nesta sexta-feira, Uruguai e Egito, na Arena Ekaterinburgo, em Ecaterimburgo, às 9h (horário de Brasília), fecham a 1ª rodada do Grupo A.

Na próxima rodada, a Rússia encara o Egito, terça-feira, em São Petersburgo, às 12h (horário de Brasília). Um dia depois, a Arábia Saudita tentará se recuperar contra o Uruguai, em Rostov, às 12h.

Rússia 5 x 0 Arábia Saudita
Ficha Técnica
Local: Olímpico Luzhniki, em Moscou
Arbitragem: Néstor Pitana, auxiliado por Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti (trio da Argentina). Árbitros de vídeo: Massimiliano Irrati (Itália), Mauro Vigliano (Argentinal), Carlos Astroza (Chile) e Daniele Orsato (Itália)
Gols: Gazinskiy 12' 1T, Cheryshev 43' 1T e 46' 2T, Dzyuba 27' 2T, Golovin 50' 2T
Cartões amarelos: Golovin (RUS); Taiseer (ARA)
Público: 78.011 espectadores

Rússia: Akinfeev; Mário Fernandes, Kutepov, Ignashevich e Zhirkov; Gazinskiy, Zobnin, Samedov (Kuzyaev), Golovin e Dzagoev (Cheryshev); Smolov (Dzyuba) Técnico: Stalislav Cherchesov.

Arábia Saudita: Al-Maiouf; Al-Burayk, Osama Hawsawi, Omar Hawsawi e Al-Shahrani; Otayf (Al-Muwallad), Al-Shehri (Babhir), Al-Jassim, Al-Faraj e Al-Dawsari; Al-Sahlawi (Aseri) Técnico: Juan Antonio Pizzi.


Fotos: Getty Images
Sexta-feira, 15/6/2018
Arena Ekaterinburgo (Estádio Central) - Ecaterimburgo - 9h
Egito 0 x 1 Uruguai
José Giménez 44´ 2T

Com gol no final, Uruguai vence o Egito na estreia da Copa do Mundo 

Nesta sexta-feira (15), Egito e Uruguai estrearam pelo Grupo A da Copa do Mundo, no Estádio Central, em Ecaterimburgo. Em um jogo sem Mohamed Salah, pelo lado egípcio, e com o uruguaio Luis Suárez apagado, as equipes pouco produziram. O tento da vitória da Celeste Olímpica por 1 a 0 foi marcado aos 44 minutos do segundo tempo, com o zagueiro do Atlético de Madrid, José Giménez golpeando a bola de cabeça depois de cruzamento de Carlos Sánchez. A Seleção bicampeã mundial (1930 e  1950) não conquistava uma vitoria em estreias de Copa desde 1970 (após três empates e três derrotas).

Com isso, a Rússia lidera o grupo após a goleada sobre a Arábia Saudita por 5 a 0, e o Uruguai fica em segundo também com três pontos. O Uruguai volta a campo na próxima quarta-feira, às 12h (de Brasília), contra os sauditas, em Rostov. Já o Egito encara a Rússia um dia antes, na terça-feira, às 15h, em São Petersburgo.

Egito 0 x 1 Uruguai
Ficha Técnica
Local: Arena Ekaterinburgo (Estádio Central), em Ecaterimburgo
Arbitragem: Bjorn Kuipers (HOL), auxiliado por Sander Van Roekel (HOL) e Erwin Zeinstra (HOL)
Árbitros de vídeo: Danny Makkelie (HOL), Cyril Gringore (FRA), Pawel Gil (POL) e Clement Turpin (FRA).
Gol: José Giménez 44´ 2T
Cartão amarelo: Ahmed Hegazy (E)
Público 27.015 espectadores

Egito: Mohamed Elshenawy; Ahmed Fathi, Ali Gabr, Ahmed Hegazy e Mohamed Abdelshafy; Tarek Hamed (Sam Morsy), Mohamed Elneny, Amr Warda (Ramadan Sobhy), Abdalla Said e Trezeguet; Marwan Mohsen (Mahmoud Kahraba). Técnico: Héctor Cúper.

Uruguai: Fernando Muslera; Guillermo Varela, Diego Godín, José Giménez e Martín Cáceres; Nahitan Nández (Carlos Sánchez), Rodrigo Bentancur, Matías Vecino (Lucas Torreira) e Giorgian De Arrascaeta (Cristian Rodríguez); Edinson Cavani e Luis Suárez. Técnico: Óscar Tabárez.














2ª rodada
Terça-feira. 19/6/2018
Zenit Arena (Estádio Krestovsky) - São Petersburgo - 15h
Rússia 3 x 1 Egito
Fathi (contra) 1' 2T (R)
Cheryshev 13' 2T (R)
Dzyuba 16' 2T (R)
Salah 27' 2T (E)


Fotos: Getty Images
Rússia 3 x 1 Egito
Ficha Técnica
Local: Zenit Arena (Estádio Krestovsky), em São Petersburgo
Arbitragem: Enrique Cáceres (Paraguai), auxiliado por Eduardo Cardozo (Paraguai) e Juan Zorrilla (Paraguai)
VAR: Maximiliano Irrati (ITA), Mauro Vigliano (ARG), Carlos Astroza (CHI) e Szymon Marciniak (POL)
Gols: Ahmed Fathi (contra) 1' 2T, Denis Cheryshev 13' 2T, Artem Dzyuba 16' 2T (R); Mohamed Salah 27' 2T (E)
Cartões amarelos: Smolov (R); Trezeguet (E)
Público: 64.468 espectadores

Rússia: Akinfeev; Mario Fernandes, Kutepov, Ignashevich e Zhirkov (Kudriashov); Zobnin, Gazinsky, Samedov, Golovin e Cheryshev (Kuziaev); Dzyuba (Smolov). Técnico: Stanislav Tchertchesov

Egito: Mohamed Elshenawy; Ahmed Fathi, Ali Gabr, Ahmed Hegazy e Mohamed Abdelshafy; Tarek Hame, Mohamed Elneny (Ramadan), Mohamed Salah, Abdalla Said e Trezeguet (Warda); Marwan Mohsen (Kahraba). Técnico: Héctor Cúper.

Quarta-feira, 20/6/2018
Rostov Arena - Rostov do Don - 12h
Uruguai 1 x 0 Arábia Saudita
Luis Suárez 23' 1T

Suárez comemora gol que definiu a vitória do Uruguai contra a Arábia Saudita (Foto: Marcos Brindicci/REUTERS)

Uruguai x Arábia Saudita Copa do Mundo (Foto: Max Rossi/REUTERS)

Suárez marca no seu 100º jogo com a camisa celeste e classifica o Uruguai para as oitavas da Copa

Com um gol de Luis Suárez, o Uruguai venceu a Arábia Saudita por 1 a 0, nesta quarta-feira (20), na Rostov Arena em Rostov de Don, pela 2ª rodada do Grupo A da Copa do Mundo 2018, e garantiu sua classificação às oitavas de final com uma partida de antecedência. O resultado ajudou a anfitriã Rússia, que ganhou do Egito na última terça e também avançou à próxima fase. O gol da vitória celeste foi marcado pelo atacante do Barcelona aos 23 minutos do primeiro tempo, completando um escanteio com o pé esquerdo.

Além de marcar o tento que classificou seu time às oitavas de final, "El Pistolero" completou 100 jogos com a camisa celeste. Agora, ele tem 52 gols está a apenas 2 de igualar Óscar Míguez (8 gols) como maior artilheiro da história de seu país em Copas do Mundo.

Com o resultado, a Celeste Olímpica vai a 6 pontos, mas fica na 2ª colocação do grupo A, já que tem saldo de gols inferior ao dos russos (7 a 2). Na última rodada da fase de grupos, o Uruguai pega a anfitriã Rússia, na próxima segunda-feira (25), às 11h (de Brasília), em Samara, para saber quem termina em 1º. No mesmo dia e horário, a Arábia Saudita faz o jogo dos eliminados contra o Egito, em Volgogrado.

Uruguai 1 x 0 Arábia Saudita
Ficha Técnica
Local: Rostov Arena, Rostov do Don
Arbitragem: Clement Turpin (França), auxiliado por Nicolas Danos (França) e Cyril Gringore (Fraça).
VAR: Szymon Marciniak (POL), Pawel Sokolnicki (POL), Pawel Gil (POL) e Daniele Orsato (ITA)
Gol: Luis Suárez 23' 1T
Público: 42.678 espectadores

Uruguai: Muslera; Varela, Giménez, Godín e Martín Cáceres; Vecino (Torreira), Carlos Sánchez (Nández), Bentancur e Cristian Rodríguez (Laxalt); Luís Suárez e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.

Arábia Saudita: Al-Owais; Al-Burayk, Osama, Al-Boleahi e Al-Shahrani; Ateef, Al-Jassim (Al-Moghawi), Al-Faraj, Bahbir (Kanno) e Al-Dawsari; Al-Muwallad (Al-Sahlawi). Técnico: Juan Antonio Pizzi.




3ª rodada
Segunda-feira, 25/6/2018
Samara Arena, Samara - 11h
Uruguai 3 x 0 Rússia
Luis Suárez 10´ 1T
Cheryshev (contra) 23´ 1T
Cavani 45´ 2T

Foto: Getty Images


Foto: Getty Images

Uruguai bate a Rússia, mantém o 100% e fica com a primeira posição no grupo A

A seleção do Uruguai segue fazendo bonito na Copa do Mundo 2018. Nesta segunda-feira (25), a Celeste Olímpica não tomou conhecimento da anfitriã Rússia e venceu por 3 a 0, em Samara. No duelo pela na 3ª rodada do Grupo A, Luis Suárez, Cavani e Cheryshev (contra) anotaram para os sul-americanos. 

O resultado garante os uruguaios como líderes do grupo A, com nove pontos, enquanto a Rússia avança em segundo, com seis. Líder do grupo A, o Uruguai encara Portugal, segundo colocado no grupo B, nas oitavas de final, enquanto a Rússia, na segunda posição, enfrenta a Espanha, que terminou a fase de grupos na primeira posição do grupo B.

Uruguai 3 x 0 Rússia
Ficha Técnica
Local: Samara Arena, em Samara
Arbitragem: Malang Diedhiou (Senegal), auxiliado por, auxiliado por Djibril Camara (Senegal) e El Hadji Samba (Senegal).
VAR: Clement Turpin (FRA), Cyril Gringore (FRA), Pawel Gil (POL) e Daniele Orsato (ITA).
Gols: Luis Suárez 10´ 1T, Cheryshev (contra) 23´ 1T, Cavani 45´ 2T
Cartões amarelos: Bentancur (U); Gazinskiy, Smolnikov (R)
Cartão vermelho: Smolnikov (R)
Público: 41.970 espectadores

Uruguai: Muslera; Godín, Coates e Cáceres; Torreira, Bentancur (Arrascaeta), Vecino, Nández (Cristian Rodríguez) e Laxalt; Cavani (Maximiliano Gómez) e Luis Suárez. Técnico: Óscar Tabárez.

Rússia: Akinfev; Smolnikov, Kutepov, Ignashevich e Kudryashov; Zobnin, Gazinskiy (Kuziaev), Miranchuk (Smolov), Cheryshev (Mario Fernandes) e Samedov; Dzyuba. Técnico: Stalislav Cherchesov.

Segunda-feira, 25/6/2018
Volgogrado Arena, Volgogrado - 11h
Arábia Saudita 2 x 1 Egito
Salman Al-Faraj 51´ 1T (AS)
Salem Al-Dawsari 50´ 2T (AS)
Mohamed Salah 22´ 2T (E)

Salem Al-Dawsari (18) marcou o gol da vitória saudita (Foto: Philippe Desmazes / AFP)

Salem Al-Dawsari (18) marcou o gol da vitória saudita (Foto: Philippe Desmazes / AFP)

Mo Salah anotou o gol egípcio na despedida da Copa (Foto: Mark Ralston / AFP)

Arábia Saudita bate o Egito e volta a vencer na Copa após 24 anos

Após 24 anos, a Arábia Saudita voltou a vencer uma partida de Copa do Mundo, e foi com um gol no último lance em cima de goleiro recordista. No duelo de duas seleções já eliminadas, sauditas e egípicios entraram em campo para fechar suas participações no Mundial 2018. E quem levou a melhor foi a Arábia Saudita, que no último lance, de virada, bateu o Egito por 2 a 1, em Volgogrado, nesta segunda-feira (25). Foi a primeira vitória saudita na competição após 24 anos. No dia 29 de junho de 1994, na Copa do Estados Unidos, os Falcões Verdes venceram a Bélgica a 1 a 0 na primeira fase avançando às oitavas de final, onde foram eliminados pela Suécia. No primeiro tempo, os egípcios saíram na frente com Salah, aos 22 minutos, enquanto o empate foi marcado aos 51, com Al-Faraj. O gol da virada veio aos 51 minutos da segunda etapa, com Al-Dawsari, decretando o 2 x 1 em Volgogrado. 

Já eliminados, Arábia Saudita e Egito brigavam por uma simbólica terceira colocação, que ficou com os sauditas por conta do saldo de gols, além de uma vitória em Copa do Mundo, que os sauditas não conquistavam havia 24 anos e os africanos nunca tiveram. Neste Grupo A, o Uruguai se classificou em primeiro e a Rússia, anfitriã, passa na segunda posição.

Arábia Saudita 2 x 1 Egito
Ficha Técnica
Volgogrado Arena, Volgogrado - 11h
Arbitragem: Wilmar Roldán (Colômbia), Alexander Guzmán (Colômbia) e Cristian De La Cruz (Colômbia).
VAR: Artur Dias (POR), Carlos Astroza (CHI), Tiago Martins (POR) e Wilton Sampaio (BRA).
Gols: Salman Al-Faraj 51´ 1T, Salem Al-Dawsari 50´ 2T (AS); Mohamed Salah 22´ 2T (E)
Cartão amarelos: Ali Gabr, Fathi (E)
Público: 36.823 espectadores

Arábia Saudita: Yasser Almosailem; Al-Burayk, Osama Howsawi, Motaz Hawsawi e Yasser Al-Shahrani; Abdullah Otayf, Salman Alfaraj, Hussain Almoqahwi; Hatan Bahbri (Muhannad Asiri), Salem Aldawsari e Fahad Almuwallad (Al-Shehri). Técnico: Juan Antonio Pizzi

Egito: Essam El-Hadary; Ahmed Fathi, Ali Gabr, Ahmed Hegazi e Mohamed AbdelShafy; Tarek Hamed, Mohamed Elneny; Mahmoud Trezeguet (Kahraba), Abdallah Said (Amr Warda) e Mohamed Salah, Marwan Mohsen (Ramadan Sobhy). Técnico: Héctor Cúper.


Grupo B

Espanha
Irã
Marrocos
Portugal

1ª rodada
Sexta-feira, 15/6/2018
Zenit Arena (Estádio Krestovsky) - São Petersburgo - 12h
Marrocos 0 x 1 Irã
Aziz Bouhaddouz 49' 2T (contra)

Foto: REUTERS/Dylan Martinez

Foto: Gety Images

Marrocos 0 x 1 Irã
Ficha Técnica
Local: Zenit Arena (Estádio Krestovsky), em São Petersburgo
Arbitragem: Cüneyt Çakır (TUR), auxiliado por Bahattin Duran (TUR) e Tarik Ongun (TUR)
Árbitros de vídeo: Felix Zwayer (ALE), Mark Borsch (ALE), Bastian Dankert (ALE) e Jair Marrufo (MEX)
Gol: Aziz Bouhaddouz 49´ 2T (contra)
Cartões amarelos: El Ahmadi (M); Masoud Shojaei, Alireza Jahanbakhsh, Karim Ansarifard (I)
Público: 62.548 espectadores

Marrocos: Monir El Kajoui; Achraf Hakimi, Mehdi Benatia e Romain Saiss; Hakim Ziyach, Karim El Ahmadi, Mbark Boussoufa, Amine Harit (Da Costa); Noureddine Amrabat (Sofyan Amrabat), Younes Belhanda e Ayoub El Kaabi (Aziz Bouhaddouz). Técnico: Hervé Renard.

Irã: Alireza Beiranvand; Ramin, Rouzbeh Cheshmi e Morteza Pouraliganji; Ehsan Hajsafi, Omid Ebrahimi (Pejman Montazeri), Karim Ansarifard, Masoud Shojaei (Mehdi Taremi); Alireza Jahanbakhsh (Saman Ghoddos), Vahid Amiri e Sardar Azmoun. Técnico: Carlos Queiróz.

Sexta-feira, 15/6/2018
Estádio Olímpico de Fisht - Sochi - 15h
Portugal 3 x 3 Espanha
Cristiano Ronaldo 3' 1T (P)
Cristiano Ronaldo 43' 1T (P)
Cristiano Ronaldo 42' 2T (P)
Diego Costa 23' 1T (E)
Diego Costa 9' 2T (E)
Nacho 12' 2T (E)

Portugal x Espanha (Foto: REUTERS/Francois Lenoir)
Foto: Getty Images
Portugal 3 x 3 Espanha
Ficha Técnica
Local: Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi
Arbitragem: Gianluca Rocchi (ITA), auxiliado por Elenito Di Liberatore (ITA) e Mauro Tonolini (ITA).
Árbitros de vídeo: Massimiliano Irrati (ITA), Carlos Astroza (CHI), Paolo Valeri (ITA) e Daniele Orsato (ITA).
Gols: Cristiano Ronaldo 3' 1T, 43' 1T e 42' 2T (P); Diego Costa 23' 1T e 9' 2T, Nacho 12' 2T (E)
Cartões amarelos: Bruno Fernandes (P); Sergio Busquets (E)
Público: 43.866 espectadores

Portugal: Rui Patrício; Cédric, Pepe, José Fonte e Raphael Guerrero; William, João Moutinho, Gonçalo Guedes (André Silva), Bernardo Silva (Quaresma) e Bruno Fernandes (João Mário); Cristiano Ronaldo. Técnico: Fernando Santos.

Espanha: David De Gea; Nacho, Piqué, Sergio Ramos e Jordi Alba; Sergio Busquets, Koke, Iniesta (Thiago), David Silva (Lucas Vásquez) e Isco; Diego Costa (Aspas). Técnico: Fernando Hierro.










2ª rodada
Quarta-feira, 20/6/2018
Olímpico Luzhniki - Moscou - 9h
Portugal 1 x 0 Marrocos
Cristiano Ronaldo 4' 2T

Foto: Michael Steele/Getty Images

Foto: Carl Recine/Reuters

CR7 marca quarto gol na copa, Portugal bate Marrocos e fica perto da vaga nas oitavas

Mais uma vez Cristiano Ronaldo salvou Portugal. Assim como aconteceu na estreia contra a Espanha, CR7 fez com que os atuais campeões europeus praticamente já começassem a partida em vantagem. Nesta quarta-feira (20), no Estádio Olímpico Luzhniki, em Moscou, os luzitanos abriram o escore com apenas quatro minutos. Cédric cruzou na medida e o melhor do mundo mandou de cabeça para a rede, marcando seu quarto gol no mundial.

Porém, desta vez, os méritos pela vitória devem ser divididos com o goleiro Rui Patrício. Aos 11 minutos do segundo tempo, o guarda-redes português, que está se transferindo do Sporting para o Wolverhampton, da Inglaterra, fez uma defesa milagrosa no desvio de cabeça de Belhanda, indo buscar a bola no canto inferior direito com um lance que fez as redes sociais lembrarem da histórica defesa de Gordon Banks, arqueiro inglês, na Copa de 1970.

Com a vitória, a equipe de CR7 e companhia chegou aos quatro pontos, encaminhando a classificação no grupo B, enquanto os africanos são os primeiros eliminados da Copa do Mundo. Na última rodada, marcada para a próxima segunda-feira (25), Portugal irá enfrentar o Irã, em Saransk, enquanto Marrocos enfrenta a Espanha, em Kaliningrado. Os jogos acontecerão simultaneamente às 15h (de Brasília).

Portugal 1 x 0 Marrocos
Ficha Técnica
Local: Olímpico Luzhniki, em Moscou 
Arbitragem: Clement Turpin (França), auxiliado por Nicolas Danos (França) e Cyril Gringore (França).
VAR: Szymon Marciniak (POL), Pawel Sokolnicki (POL), Pawel Gil (POL) e Daniele Orsato (ITA).
Gol: Cristiano Ronaldo 4' 2T
Cartões amarelos: Adrien Silva (P); Benatia (M)
Público: 78.011 espectadores

Portugal: Rui Patricio; Cedric, Pepe, José Fonte e Raphael Guerrerio; William Carvalho, João Moutinho (Adrien Silva), Bernardo Silva (Gelson Martins), João Mário (Bruno Fernandes); Gonçalo Guedes e Cristiano Ronaldo. Técnico: Fernando Santos

Marrocos: El Kajoui; Achraf Hakimi, Manuel da Costa, Mehdi Benatia e Nabil Dirar; Sofyan Amrabat, Mbark Boussoufa, Hakim Ziyach, El Ahmadi (Faycal Fajr), Younes Belhanda (Carcela-González) e Hakim Zitach; Khalid Boutaib (El Kaabi). Técnico: Hervé Renard.

Quarta-feira, 20/6/2018
Kazan Arena - Kazan - 15h
Irã 0 x 1 Espanha
Diego Costa 9´ 2T

Foto: Getty Images

Diego Costa marcou seu terceiro gol na Copa do Mundo (Foto: Getty Images)
Com gol de canela de Diego Costa, Espanha sofre para vencer Irã e fica a um empate das oitavas da Copa

Com um gol de sorte e ao mesmo tempo oportunismo de Diego Costa, a Espanha teve enormes dificuldades, mas venceu o Irã por 1 a 0. A partida válida pela segunda rodada do Grupo B da Copa do Mundo foi realizada na Arena Kazan, nesta quarta-feira (20/06).

Com a vitória, a Espanha chegou aos 4 pontos e assumiu a ponta do Grupo B. Portugal tem o mesmo número de pontos, mas está atrás pelos critérios de desempate. O Irã permaneceu com 3 pontos e está em terceiro lugar. Marrocos, que perdeu para os lusos, não tem mais chances de classificação.

O Irã viaja para Saransk para enfrentar Portugal na próxima segunda-feira, às 15h (de Brasília). No mesmo horário, a Espanha mede forças com o já eliminado Marrocos, em Kaliningrado.

Irã 0 x 1 Espanha
Ficha Técnica
Local: Kazan Arena, em Kazan
Arbitragem: Andrés Cunha (Uruguai), auxiliado por Nicolas Taran (Uruguai) e Mauricio Espinosa (Uruguai).
VAR: Mauro Vigliano (ARG), Alexander Guzmán (COL), Wilton Sampaio (BRA) e Massimiliano Irrati (ITA).
Gol: Diego Costa 9´ 2T
Cartões amarelos: Omid Ebrahimi, Vahid Amiri (I)
Público: 42.718 espextadores

Irã: Ali Beiranvand; Ramin Rezaeiam, Majid Hosseini, Morteza Pouraliganji e Ehsan Haji Safi (Milad Mohammadi); Saied Ezatolahi, Omid Ebrahimi, Mehdi Taremi, Karim Ansarifard (Alireza Jahanbakhsh) e Vahid Amiri (Saman Ghoddos); Sardar Azmoun. Técnico: Carlos Queiroz.

Espanha: De Gea; Carvajal, Gerard Piqué, Sergio Ramos e Jordi Alba; Sergio Busquets, Andres Iniesta (Koke), Isco, David Silva e Lucas Vazquez (Asensio); Diego Costa (Rodrigo). Técnico: Fernando Hierro.










3ª rodada
Segunda-feira, 25/6/2018
Mordovia Arena - Saransk - 15h
Irã 1 x 1 Portugal
Karim Ansarifard 47' 2T (I)
Ricardo Quaresma 44' 1T (P)

CR7 perdeu pênalti (Foto: Juan Barreto / AFP)


Beiranvand defendeu o pênalti cobrado por CR7

Cristiano Ronaldo perde pênalti, Portugal empata com Irã e fica em segundo no Grupo B


Em um jogo com emoção do inicio ao fim, com direito a pênalti perdido por CR7 e VAR, Portugal não passou de um empate diante do Irã, nesta segunda-feira (25), em Saransk. No primeiro jogo em que o melhor do Mundo, Cristiano Ronaldo nao marcou, coube a Ricardo Quaresma anotar o único tento lusitano no jogo válido pela 3ª rodada do Grupo B. Porém, nos acréscimos do segundo tempo, Karim Ansarifard converteu a penalidade confirmada pelo VAR e fechou o placar em 1 a 1.

O jogador eleito cinco vezes o melhor do mundo teve uma grande chance de marcar seu quinto gol na Copa no começo do segundo tempo. Aos quatro minutos, Cristiano Ronaldo esbarrou com Ezatohali dentro da área e pediu o pênalti. O árbitro paraguaio Enrique Cáceres só assinalou depois de consultar o VAR, revoltando os iranianos. Alheio às reclamações, o camisa 7 cobrou a penalidade e viu o goleiro Beiranvand defender no esquerdo.

Já nos acréscimos, os árbitros de vídeo voltaram a entrar em ação. Cédric desviou a bola com a mão após cabeçada de Azmoun, e o paraguaio Enrique Cáceres com auxílio do VAR apontou a marca da cal. Ansarifard bateu com categoria, no ângulo esquerdo de Rui Patrício, e empatou para o Irã.

O resultado deixou Portugal na segunda posição da chave, já que a Espanha empatou em 2 a 2, com Marrocos em Kaliningrado. Dessa maneira, espanhóis e portugueses somaram quatro pontos, contra quatro dos iranianos e apenas um dos marroquinos. Nos critérios de desempate, a Fúria levou vantagem pelo maior número de gols marcados (6 contra 5).

Nas oitavas de final da Copa do Mundo, a Espanha terá pela frente a anfitriã Rússia, às 11h (de Brasília) de domingo (1° de julho), no Estádio Luzhniki, em Moscou. Já Portugal irá encarar o primeiro colocado do grupo A, o Uruguai, às 15h (de Brasília) de sábado, no Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi.

Irã 1 x 1 Portugal
Ficha Técnica
Local: Mordovia Arena - Saransk
Arbitragem: Enrique Cáceres (Paraguai), auxiliado por Eduardo Cardozo (Paraguai) e Juan Zorrilla (Paraguai).
VAR: Massimiliano Irrati (ITA), Hernán Maidana (ARG), Gery Vargas (BOL) e Paolo Valeri (ITA).
Gols: Karim Ansarifard 47' 2T (I); Ricardo Quaresma 44' 1T (P)
Cartões amarelos: Haji Safi e Sardar (I); Raphael Guerreiro, Quaresma, Cristiano Ronaldo e Cédric (P)
Público: 41.685 espectadores

Irã: Beiranvand; Ramin, Hosseini, Pouraliganji e Haji Safi (Mohammadi); Ezatolahi (Ansarifard), Jahanbakhsh (Ghoddos), Mehdi, Omid e Amiri; Sardar. Técnico: Carlos Queiroz.

Segunda-feira, 25/6/2018
Arena Baltika, em Kaliningrado - 15h
Espanha 2 x 2 Marrocos
Isco 19' 1T (E)
Iago Aspas 46' 2T (E)
Boutaïb 14' 1T (M)
En-Nesyri 36' 2T (M)

En-Nesyri comemora gol de Marrocos contra a Espanha (Foto: Fabrizio Bensch/Reuters)


Espanha buscou empate no fim (Foto: Ozan Kose / AFP)

Espanha busca empate duas vezes com Marrocos e garante o primeiro lugar do Grupo B


Nesta segunda-feira (25), Espanha e Marrocos ficaram no empate em 2 a 2, em Kaliningrado no fechamento do Grupo B da Copa do Mundo. A campeã mundial de 2010 esteve duas vezes atrás no placar, mas buscou a igualdade nos acréscimos do segundo tempo com a ajuda do VAR.

Os já eliminados marroquinos saíram na frente com Boutaïb, aos 14 minutos do tempo inicial. Os espanhóis empataram com Isco apenas cinco minutos depois.

Quase no final da etapa final, aos 36, a equipe africana conseguiu desempatar em cabeçada certeira de En-Nesyri. Já nos acréscimos, a Espanha conseguiu o empate com Iago Aspas. Em cruzamento da direita, o jogador do Celta desviou para o fundo do gol. Entretanto, o árbitro do Uzbequistão, Ravshan Irmatov demorou para confirmar o tento, pois consultou o árbitro de vídeo, e em lance difícil, confirmando o tento e o placar de 2 a 2.

Com o empate com Marrocos, aliado ao tropeço de Portugal contra os iranianos, os espanhóis terminaram o Grupo B na liderança, com os mesmos cinco pontos dos lusitanos, mas levando vantagem nos critérios de desempate. Agora a seleção espanhola enfrenta a anfitriã Rússia, que ficou em segundo no Grupo A. O confronto está marcado para domingo (1° de julho), às 11h (horário de Brasília), no Luzhnik, em Moscou.

Espanha 2 x 2 Marrocos
Ficha Técnica
Local: Arena Baltika, em Kaliningrado (Rússia)
Arbitragem: Ravshan Irmatov (UZB), auxiliado por Abdukhamidullo Rasulov (UZB) e Jakhongir Saidov (UZB).
VAR: Felix Zwayer (ALE), Mark Borsch (ALE), Bastian Dankert (ALE), e Danny Makkelie (HOL).
Gols: Isco 19' 1T, Iago Aspas 46' 2T (E); Boutaïb 14' 1T, En-Nesyri 36' 2T (M)
Cartões amarelos: El Ahmadi, Amrabat, Da Costa, El Kajoui e Hakimi (Marrocos)
Público: 33.973 espectadores

Espanha: De Gea, Dani Carvajal, Gerard Piqué, Sergio Ramos, Jordi Alba; Sergio Busquets, Thiago Alcântara (Asensio), David Silva (Rodrigo), Andrés Iniesta, Isco; Diego Costa (Iago Aspas). Técnico: Fernando Hierro.


Marrocos: El Kajoui, Dirar, Da Costa, Hakimi; El Ahmadi, Boussoufa, Amrabat, Belhanda (Fajr), Ziyach (Bouhaddouz); Boutaib (En-Nesyri). Técnico: Renard Hervé.



Grupo C

Austrália
Dinamarca
França
Peru

1ª rodada
Sábado, 16/6/2018
Kazan Arena - Kazan - 7h
França 2 x 1 Austrália
Griezmann 12' 2T (F)
Aziz Behich 36' 2T (F)
Jedinak 16' 2T (A)

Foto: Kirill Kudryavtsev/AFP

Foto: Gerry Images
Com uso do VAR, França bate a Austrália na abertura do Grupo C

Uma das favoritas ao título da Copa do Mundo 2018, a França passou trabalho, mas estreou com vitória sobre a Austrália por 2 a 1. Na manhã deste sábado (16), na Arena Kazan, em Kazan, o placar foi construído com a ajuda do VAR. Griezmann e Aziz Behich (contra) anotaram para os campeões mundiais de 1998. Jedinak marcou para o selecionando da Oceania, mas que joga as Eliminatórias na Ásia.

No começo da etapa complementar, o árbitro de vídeo foi consultado pela primeira vez na história das Copas e auxiliou o árbitro uruguaio Andrés Cunha a voltar atrás em sua decisão e marcar pênalti de Risdon em Griezmann, que foi derrubado na entrada da área. Na cobrança, o atacante do Atlético de Madrid bateu forte no canto direito e abriu o placar em Kazan, aos 12 minutos.

Os franceses, no entanto, tiveram pouco tempo para comemorar. Isso porque, quatro minutos depois, Umtiti bloqueou cruzamento com a mão dentro da área. Desta vez, o juiz nem precisou do recurso tecnológico para assinar o pênalti. Com chute rasteiro, Jedinak, que atua pelo inglês Aston Villa, deslocou Lloris e empatou o confronto.

Novamente contando com o auxílio da tecnologia – o chip dentro da bola confirmou que ela ultrapassou a linha de fundo -, o árbitro André Cunha validou o gol, que deu o primeiros três pontos aos franceses.

Com o triunfo, os “Bleus” assumem a liderança do Grupo C do Mundial, com três pontos ganhos. No jogo que fechou a 1ª rodada, a Dinamarca venceu o Peru por 1 a 0, em Saransk, mas fica na segunda posição da chave em função dos critérios de desempate.

Pela 2ª rodada da Copa do Mundo, a Austrália tentará a reabilitação diante da Dinamarca, na próxima quinta-feira (20), às 9h, em Samara. Já a França buscará encaminhar a sua classificação em confronto com o Peru, às 12h do mesmo dia, em Ecaterimburgo.

França 2 x 1 Austrália
Ficha Técnica
Local: Arena Kazan, em Kazan
Arbitragem: Andres Cunha (URU), auxiliado por Nicolas Taran (URU) e Mauricio Espinosa (URU)
VAR: Mauro Vigliano (ARG), Hernan Maidana (ARG), Tiago Bruno Lopes Martins (POR) e Jair Marrufo (MEX)
Gols: Griezmann 12′ 2T e Aziz Behich (contra) 36′ 2T (F); Jedinak 16′ 2T (A)
Cartão amarelos: Tolisso (F); Leckie, Risdon e Behich (A)
Público: 41.279 pagantes.

França: Hugo Lloris; Lucas Hernandez, Samuel Umtiti, Raphael Varane e Benjamin Pavard; N’Golo Kanté, Corentin Tolisso (Blaise Matuidi) e Paul Pogba; Ousmane Dembélé (Nabil Fekir), Antoine Griezmann (Olivier Giroud) e Kylian Mbappé. Técnico: Didier Deschamps.

Austrália: Mat Ryan; Joshua Risdon, Mark Milligan, Trent Sainsbury e Aziz Behich; Mile Jedinak, Aaron Mooy, Mathew Leckie, Tom Rogic (Jackson Irvine) e Robbie Kruse (Daniel Arzani); Andrew Nabbout (Tomi Juric). Técnico: Bert van Marwijk.

Sábado, 16/6/2018
Mordovia Arena - Saransk - 13h
Peru 0 x 1 Dinamarca
Poulsen 14' 1T

Peru 0 x 1 Dinamarca
Ficha Técnica
Local: Mordovia Arena - Saransk
Gol: Poulsen 14' 1T

Cueva isolou o pênalti à la Roberto Baggio (Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

Poulsen marcou o gol da Dinamarca contra o Peru (Foto:Max Rossi/Foto: Reuters)

Peru perde pênalti e Dinamarca vence na estreia da Copa

Com direito a penalidade máxima desperdiçada à la Roberto Baggio por Cueva, a Dinamarca venceu o Peru por 1 a 0 na Arena Mordovia, em Saransk, pelo Grupo C da Copa do Mundo. Poulsen balançou as redes peruanas aos 13 minutos da etapa complementar.

A Seleção nórdica soma os mesmos três pontos da França, que bateu a Austrália, mas fica com o segundo lugar pelos critérios de desempate.

O Peru volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, quando encara a França, em Ecaterimburgo, às 12h (de Brasília). A Dinamarca volta a jogar no mesmo dia, um pouco mais cedo, às 9h, contra a Austrália, em Samara.

Peru 0 x 1 Dinamarca
Ficha Técnica
Local: Arena Mordovia, em Saransk
Arbitragem: Bakary Gassama (Gâmbia), auxiliado por Jean Claude Birumushahu (Burundi) e Abdelhak Etchiali (Argélia)
Gols: Poulsen 13′ 2T
Cartões amarelos: Tapia (P); Delaney e Poulsen (D)
Publico: 40.502 espectadores

Peru: Gallese; Advincula, Rodriguez, Ramos e Trauco; Tapia (Aquino) e Yotun; Carrillo, Cueva e Flores (Guerrero); Farfan (Rui Díaz). Técnico: Ricardo Gareca.

Dinamarca: Schmeichel; Dalsgaard, Kjaer, Christensen (Jorgensen) e Stryger; Kvist (Schone), Eriksen e Delaney; Poulsen, Jorgensen e Sisto (Braithwaite). Técnico: Age Hareide.


2ª rodada
Quinta-feira, 21/6/2018
Samara Arena - Samara - 9h
Dinamarca 1 x 1 Austrália
Eriksen 6' 1T (D)
Jedinak 36' 1T (A)

AFP PHOTO / Fabrice Coffrini

AFP PHOTO / Emmanuel Dunand
Dinamarca 1 x 1 Austrália
Ficha Técnica
Local: Samara Arena, em Samara
Arbitragem: Antonio Mateu (Espanha), auxiliado por Pau Cebrian (Espanha) e Roberto Diaz (Espanha).
VAR: Mark Geiger (EUA), Joe Fletcher (CAN), Jair Marrufo (EUA) e Paolo Valeri (ITA)
Gols: Eriksen 6' 1T (D); Jedinak 36' 1T (A)
Cartões amarelos: Poulsen, Sisto (D)
Público: 40.727 espectadores

Dinamarca: Kasper Schmeichel; Dalsgaard, Kjaer, Christensen e Larsen; Schöne, Eriksen e Delaney; Poulsen (Braithwaite), Jørgensen (Cornelius) e Sisto. Técnico: Age Hareide.

Austrália: Mathew Ryan; Joshua Risdon, Mark Milligan, Trent Sainsbury e Aziz Behich; Mile Jedinak, Aaron Mooy e Tom Rogic (Jackson Irvine); Mathew Leckie, Robbie Kruse (Daniel Arzane) e Andrew Nabbout (Tomi Juric). Técnico: Bert van Marwijk.

Quinta-feira, 21/6/2018
Arena Ekaterinburgo (Estádio Central) – Ecaterimburgo – 12h
França 1 x 0 Peru
Mbappé 33′ 1T

Foto: Anne-Christine Poujoulat

Mbappé faz gol para a França contra o Peru (Foto: Getty Images)

França 1 x 0 Peru

Ficha Técnica
Arena Ekaterinburgo (Estádio Central) – Ecaterimburgo – 12h
Arbitragem: Mohammed Abdulla Mohammed (UAE), auxiliado por Mohamed Alhammadi (UAE) e Hasan Almahri (UAE).
VAR: Daniele Orsato (ITA), Taleb Al Marri (Catar), Abdulrahman Al Jassim (Catar) e Szymon Marciniak (POL).
Gols: Mbappé 33′ 1T
Cartões amarelos: Matuidi, Pogba (F); Paolo Guerrero, Aquino (P)
Público: 32.789 espectadores

França: Lloris; Pavard, Umtiti, Varane e Hernandez; Kanté, Pogba (N’Zonzi); Mbappé (Dembélé), Griezmann (Fekir) e Matuidi; Olivier Giroud. Técnico: Didier Deschamps.

Peru: Gallese; Advincula, Rodriguez (Santamaría), Ramos e Trauco; Aquino e Yotun (Farfán); Carrillo, Cueva (Ruidiaz) e Flores; Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.














3ª rodada
Terça-feira, 26/6/2018
Olímpico Luzhniki - Moscou - 11h
Dinamarca 0 x 0 França

Foto: Dan Mullan/Getty Images

Fotos: Getty Images
França e Dinamarca fazem um jogo sem graça em Moscou e se classificam às oitavas

Em um jogo modorrento, França e Dinamarca protagonizaram o primeiro empate em 0 a 0 desta Copa do Mundo. Nesta terça-feira (26), no jogo que fechou o Grupo C, franceses e dinamarqueses saíram de campo do Estádio Olímpico Luzhniki, em Moscou, sob vaias. Os franceses já entraram classificados e com time misto, enquanto a Dinamarca precisava de um empate.

Como primeira colocada do Grupo C, a França jogará no sábado, às 11h, em Kazan, contra o segundo do Grupo D, que pode ser a Argentina. Já a Dinamarca, segunda colocada do Grupo C, pega a melhor seleção do D, no domingo, às 15h, em Nizhny Novgorod. A definição da chave D sairá com a terceira rodada do Grupo D começando às 15h de Brasília.

França 0 x 0 Dinamarca
Ficha Técnica
Local: Estádio Olímpico Luzhniki, em Moscou
Arbitragem: Sandro Ricci (Brasil), auxiliado por Emerson de Caravalho (Brasil) e Marcelo Van Gasse (Brasil).
VAR: Mauro Vigliano (ARG), Carlos Astroza (CHI), Wilton Sampaio (BRA) e Tiago Martins (POR).
Cartões amarelos: Mathias Jørgensen (D)
Público: 78.011 espectadores

Dinamarca: Kasper Schmeichel; Dalsgaard, Kjaer, Christensen, e Stryger; Mathias Jørgensen, Delaney (Lerager), Eriksen; Cornelius, Pione Sisto (Fischer) e Braithwaite. Técnico: Age Hareide.


França: Mandanda; Sidibe, Varane, Kimpembe, Lucas Hernández (Mendy); Kante, N'Zonzi; Thomas Lemar, Ousmane Dembélé (Kylian Mbappé), Griezmann (Fekir); Giroud. Técnico: Didier Deschamps.

Terça-feira, 26/6/2018
Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi - 11h
Austrália 0 x 2 Peru
Andre Carrillo 18´ 1T
Paolo Guerrero 5´ 2T



Fotos: Getty Images
Peru se despede da Copa do Mundo com vitória sobre a Austrália

Já sem chance de classificação no Grupo C da Copa do Mundo, o selecionado peruano entrou em campo para terminar sua participação com honra. Nesta terça-feira (25), jogando no Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi, o time de Guerrero e cia venceu a Austrália por 2 a 0 e fechou o Mundial fazendo festa na Rússia. Os gols foram marcados por Andre Carrillo, no primeiro tempo, e Paolo Guerrero, no segundo.

Com a vitória, o Peru ultrapassa a própria Austrália e termina o Grupo C da Copa em terceiro lugar, com três pontos. A seleção da Oceania, mas que disputa as eliminatórias asiáticas somaram um miserável pontinho e volta para casa com a lanterna da chave. Os australianos, que dependiam de combinação de resultados para avançar na Copa, não viram o milagre acontecer. França e Dinamarca, que empataram sem gols também nesta quinta-feira, avançam em primeiro e segundo lugares, respectivamente.

Austrália 0 x 2 Peru
Ficha Técnica
Local: Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi
Arbitragem: Sergei Karasev (Rússia), auxiliado por Anton Averianov (Rússia) e Tikhon Kalugin (Rússia).
VAR: Danny Makkelie (HOL), Mark Borsh (ALE), Jair Marrufo (EUA) e DANKERT Bastian Dankert (ALE).
Gols: Andre Carrillo 18´ 1T, Paolo Guerrero 5´ 2T
Cartões amarelos: Jedinak, Rogic, Arzani, Milligan (A); Yotún, Hurtado (P)
Público: 44.073 espectadores

Austrália: Mathew Ryan; Risdon, Sainsbury, Milligan, Behich; Jedinak, Aaron Mooy; Leckie, Rogic (Irvine), Robbie Kruse (Arzani); Juric (Tim Cahill). Técnico: Bert van Marwijk.

Peru: Gallese; Advíncula, Christian Ramos, Santamaría, Trauco; Tapia (Hurtado), Yotún (Aquino); Andre Carrillo (Cartagena), Edison Flores, Cueva; Paolo Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.



Grupo D

Argentina
Croácia
Islândia
Nigéria

1ª rodada
Sábado, 16/6/2018
Otkrytie Arena (Spartak Stadium) - Moscou - 10h
Argentina 1 x 1 Islândia
Agüero 18' 1T (A)
Finnbogason 22' 1T (I)

Foto: Getty Images

Messi perdeu pênalti contra a Islândia (Foto: Getty Images)

Messi perde pênalti e Argentina só empata com Islândia na estreia da Copa

A Argentina, atual vice-campeã mundial, tropeçou na estreia da Copa do Mundo 2018. Liderada por Lionel Messi, a Seleção Albiceleste apenas empatou por 1 a 1, neste sábado (16), com a estreante Islândia na Arena Otkrytie, em Moscou.

Aos 19 minutos do primeiro tempo, o centroavante Sergio Agüero dominou chute cruzado de Tagliafico, girou sobre a marcação e arrematou firme de esquerda para abrir o placar em Moscou.

O empate islandês não demorou. Aos 22 minutos, Sigurdsson bateu para o gol, Caballero deu rebote é Finnbogarson igualou o marcador.

No segundo tempo, Messi perdeu um pênalti, que foi defendido pelo goleiro Halldorsson.

No segundo tempo, Lionel Messi teve a chance de dar a vitória para a Argentina com um pênalti, mas parou no goleiro Halldorson.

Na quinta-feira (21), às 15h (de Brasília), a equipe argentina encara a Croácia, em Nizhny Novgorod. A Islândia, por outro lado, joga um dia depois, às 12h, contra a Nigéria, em Volgorado.

Argentina 1 x 1 Islândia
Ficha Técnica
Local: Arena Otkrytie (Spartak), em Moscou
Arbitragem: Szymon Marciniak (Polônia), auxiliado por Pawel Sokolnicki (Polônia) e Tomasz Listkiewicz (Polônia)
VAR: Mark Geiger (USA), Joe Fletcher (CAN), Pawel Gil (POL) e Gery Vargas (BOL)
Gols: Agüero 19′ 1T (A); Finnbogason, 22′ 1T (I).
Público: 44.190 espectadores

Argentina: Caballero; Salvio, Otamendi, Marcos Rojo, Tagliafico; Mascherano, Biglia (Banega), Meza (Higuaín), Messi e Di María (Pavon); Sergio Aguero. Técnico: Jorge Sampaoli.

Islândia: Halldorsson; Magnusson, Sigurdsson, Arnason e Saevarsson; Bjarnason, Gunnarsson (Skúlason), Sigurdsson, Gudmundsson (Gislason) e Hallfredsson; Finnbogason (Sigurdarson).  Técnico: Heimir Hallgrimsson (Islândia).

Sábado, 16/6/2018
Arena Baltika (Estádio Kaliningrado) - Kaliningrado - 16h
Croácia 2 x 0 Nigéria
Etebo (contra) 31' 1T
Modric 25' 2T

Luka Modric celebrando gol na Copa do Mundo (Foto: Getty Images)

Croácia bate a Nigéria e lidera o Grupo D da Copa do Mundo


No jogo que fechou a 1ª rodada do Grupo D da Copa do Mundo da Rússia, a Croácia venceu a Nigéria por 2 a 0, com um gol contra de Etebo e um de pênalti de Modric, na Arena Baltika, em Kaliningrado, neste sábado (16).

Com o resultado, os croatas assumiram a liderança do Grupo D, com três pontos. Argentina e Islândia, que empataram em 1 a 1 mais cedo, aparecem logo atrás empatados com um ponto. Já os nigerianos estão na lanterna da chave com zero.

A Croácia volta a campo contra a Argentina, no Estádio de Nizhni Novgorod, quinta-feira (21), às 15h (de Brasília). No dia seguinte, a Nigéria encara a Islândia na Arena Volgogrado, às 12h.

Croácia 2 x 0 Nigéria
Ficha Técnica
Local: Arena Baltika, em Kaliningrado,
Arbitragem: Sandro Meira Ricci (Brasil), auxiliado por Emerson de Carvalho (Brasil) e Marcelo Van Gasse (Brasil)
VAR: Daniele Orsato (ITA), Carlos Aztroza (CHI), Wilton Sampaio (BRA) e
Artur Dias (POR)
Gols: Etebo (contra) 31′ 1T, Modric 25′ 2T
Cartões amarelos: Rakitic e Brozovic (C); Troost-Ekong (N)
Público: 31.136 espectadores

Croácia: Subasic, Vrsaljko, Vida, Lovren e Strinic; Rakitic, Modric, Rebic (Kovasic) e Perisic; Kramaric (Brozovic) e Mandzukic (Pjaca). Técnico: Zlatko Dalic.

Nigéria: Uzoho, Shehu, Troost-Ekong, Balogun e Idowu; Ndidi, Etebo, Obi Mikel (Nwankwo) e Iwobi (Musa); Moses e Ighalo (Iheanacho). Técnico: Gernot Rohr.



2ª rodada
Quinta-feira, 21/6/2018
Nizhny Novgorod Stadium - Nizhny Novgorod - 15h
Argentina 0 x 3 Croácia
Rebic 8' 2T
Modric 35' 2T
Rakitic 46' 2T

Caballero falhou bisonhamente no primeiro gol croata (Foto: REUTERS/Ivan Alvarado)

Rakitic marcou o teceiro gol sobre a Argentina (Foto: REUTERS/Matthew Childs)

Croácia atropela Argentina e deixa Messi e companhia em situação delicada na Copa

A vitória garante a Croácia nas oitavas de final da Copa do Mundo. Com seis pontos, o time do leste europeu lideram o Grupo D e encaram a Islândia, terça-feira (26), às 15h (de Brasília), em Rostov. A esperança Albiceleste passa totalmente pelo confronto entre Nigéria e Islândia, nesta sexta, às 12h, em Volgogrado. Em caso de vitória da Nigéria, precisa bater os africanos em São Petersburgo e torcer por tropeço dos islandeses contra a Croácia. Em caso de vitória da Islândia, terá que secá-los por derrota contra a Croácia e tirar o saldo goleando a Nigéria. Se for empate, também terá que tirar o saldo em relação a Nigéria e esperar que os croatas vençam.

Argentina 0 x 3 Croácia
Ficha Técnica
Local: Nizhny Novgorod Stadium, Nizhny Novgorod
Arbitragem: Ravshan Irmatov (Uzbequistão), auxiliado por Abdukhamidullo Rasulov (Uzbequistão) e Jakhongir Saidov (Uzbequistão). VAR: Felix Zwayer (ALE), Corey Rockwall (EUA), Bastian Dankert (ALE) e Danny Makkelie (HOL).
Gol: Rebic 8' 2T, Modric 35' 2T, Rakitic 46' 2T
Cartões amarelos: Mercado, Otamendi, Acuña (A); Vrsaljko, Rebic, Brozovic, Mandzukic (C)
Público: 43.319 espectadores

Argentina: Caballero; Mercado, Otamendi e Tagliafico; Salvio (Pavón), Mascherano, Enzo Pérez (Dybala) e Acuña; Meza, Sergio Agüero (Higuaín) e Lionel Messi. Técnico: Jorge Sampaoli.

Croácia: Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic; Brozovic, Rakitic, Perisic (Kovacic), Modric e Rebic (Kramaric); Mandzukic (Corluka). Técnico: Zlatko Dalic.

Sexta-feira, 22/6/2018
Arena Volgogrado - Volgogrado - 12h
Nigéria 2 x 0 Islândia
Ahmed Musa 4' 2T
Ahmed Musa 30' 2T
Foto: Mark Ralston / AFP
Com dois gols de Musa, Nigéria vence a Islândia e ajuda a Argentina

Após a derrota sofrida para a Croácia, por 3 a 0, a Argentina precisava de uma vitória da Nigéria sobre a Islândia no complemento da 2ª rodada.  E as preces argentinas foram ouvidas. Nesta sexta-feira (22), os nigerianos, adversários albicelestes na terceira rodada, derrotou a seleção nórdica por 2 a 0 na Arena Volgogrado, em Volgogrado, e deram uma mão ao time de Messi. Os dois gols do jogo foram marcados pelo atacante do CSKA Moscou, Ahmed Musa.

No final do jogo, a Islândia ainda teve a chance de diminuir após a arbitragem, marcar pênalti, confirmado pelo VAR, de Ebuehi em Finnbogason, mas o meio-campista Gylfi Sigurdsson bateu por sobre o gol.

Agora com três pontos, os nigerianos vão enfrentar os argentinos na última rodada, na próxima terça (26), às 15h (de Brasília), em São Petersburgo. A equipe Albiceleste soma apenas um ponto até aqui, e para ir às oitavas de final precisa vencer a Nigéria e torcer para que a Islândia (também com um ponto) não vença a já classificada Croácia (seis pontos), mesmo dia e horário, na Arena Rostov, em Rostov do Don. Se os islandeses também ganharem, a vaga será decidida no saldo de gols, critério em que os europeus levam vantagem no momento: -2 a -3.

Nigéria 2 x 0 Islândia
Ficha Técnica
Local: Arena Volgogrado, em Volgogrado
Arbitragem: Matt Conger (Nova Zelândia), auxiliado por Simon Lount (Nova Zelândia) e Tevita Makasini (Tonga).
VAR: Massimiliano Irrati (ITA), Elenito Di Liberatore (ITA), Pawel Gil (POL), Gianluca Rocchi (ITA) e Hiroshi Yamauchi (JPN)
Gols: Ahmed Musa 4' 2T e 30' 2T
Cartões amarelos: Idowu (Nigéria)
Público: 40.904 espectadores

Nigéria: Uzoho; Balogun, Troost-Ekong e Omeruo; Moses, Ndidi, Obi Mikel, Etebo (Iwobi) e Idowu (Ebuehi); Musa e Iheanacho (Ighalo). Técnico: Gernot Rohr.

Halldórsson; Saevarsson, Árnason, Ragnar Sigurdsson (Ingason) e Magnússon; Gunnarsson (Skulason), Bjarnason, Gylfi Sigurdsson e Gíslason; Bödvarsson (Sigurdarsson) e Finnbogason. Técnico: Heimir Hallgrimsson (Islândia).














3ª rodada
Terça-feira, 26/6/2018
Zenit Arena (Estádio Krestovsky), São Petersburgo - 15h
Nigéria 1 x 2 Argentina
Victor Moses 6' 2T (N)
Lionel Messi 14' 1T (A)
Marcos Rojo 41' 2T (A)




Fotos: Getty Images
Com drama de um tango, Messi desencanta e Argentina vai às oitavas da Copa

Com a dramaticidade digna dos melhores tangos, a Argentina venceu a Nigéria por 2 a 1 nesta terça-feira (26), em São Petersburgo, e se classificou às oitavas de final da Copa do Mundo. No primeiro tempo, Lionel Messi abriu o placar,  mas na segunda etapa Moses empatou cobrando pênalti cometido por Mascherano. Ai entrou o enredo dramático, aos 41 minutos da etapa final, Mercado foi à ponta direita e cruzou para Marcos Rojo emendar de primeira para a rede, transformando o Estádio Krestovsky em La Bombonera ou Monumental de Núñez.

A Argentina avançou às oitavas com uma vitória, um empate e uma derrota. Os quatro pontos foram suficientes para garantir a segunda colocação do Grupo D. Nas oitavas de final do Mundial, os argentinos farão um duelo de campeções às 11h (de Brasília) do sábado (30) com a França, em Kazan. Já a Croácia, que derrotou os islandeses por 2 a 1 também nesta terça-feira, e fechou a fase com nove pontos, jogará contra a Dinamarca às 15h (de Brasília) de domingo, em Níjni Novgorod.

Nigéria 1 x 2 Argentina
Ficha Técnica
Local: Zenit Arena (Estádio Krestovsky), São Petersburgo
Arbitragem: Cüneyt Çakır (Turquia), auxiliado por Bahattin Duran (Turquia) e Tarik Ongun (Turquia).
VAR: Daniele Orsato (ITA), Pawel Sokolnicki (POL), Pawel GIL (POL) e Massimiliano Irrati (ITA).
Gols: Victor Moses 6' 2T (N); Lionel Messi 14' 1T, Marco Rojo 41' 2T (A)
Cartões amarelos: Balogun e Obi Mikel (N); Mascherano, Banega e Messi (A)
Público: 64.468 espectadores

Nigéria: Uzoho; Balogun, Ekong e Omeruo (Iwoby); Ndidi, Obi Mikel, Moses, Etebo e Idowu; Musa (Simy) e Iheanacho (Ighalo). Técnico: Gernot Rohr.

Argentina: Armani; Mercado, Otamendi, Rojo e Tagliafico (Aguero); Mascherano, Banega, Enzo Pérez (Pavón) e Di María (Meza); Messi e Higuaín. Técnico: Jorge Sampaoli.

Terça-feira, 26/6/2018
Rostov Arena - Rostov do Don - 15h
Islândia 1 x 2 Croácia
Gylfi Sigurðsson 31´ 2T (I)
Milan Badelj 8´ 2T (C)
Ivan Perišić 45´ 2T (C)



Fotos: Getty Images
Croácia fecha fase de grupos com 100% e despacha a Islândia 

A sensação da Copa do Mundo veste quadriculado em vermelho e Branco. Nesta terça-feira (26), a Croácia venceu a Finlândia por 2 a 1, na Arena Rostov, pela última rodada do Grupo D do Mundial. Os croatas marcaram com Milan Badelj e Ivan Perisic, enquanto os islandeses diminuíram com Gylfi Sigurðsson, cobrando penalti.

Com o resultado, a Croácia chegou aos nove pontos, encerrou a primeira fase com 100% de aproveitamento e na liderança do Grupo D. Enquanto, a Islândia termina sua primeira participação no torneio com um ponto somado em três partidas. No outro duelo da chave, vitória da Argentina, que garantiu a classificação no segundo lugar ao bater a Nigéria também por 2 a 1.

Nas oitavas de final da Copa do Mundo, a Croácia enfrentará a Dinamarca, segunda colocada do Grupo C, em Nizhny Novgorod, às 15 horas (de Brasília) do domingo. Os argentinos, por sua vez, encaram a França às 11h, do sábado, em Kazan.

Islândia 1 x 2 Croácia
Ficha Técnica
Local: Rostov Arena, em Rostov do Don
Arbitragem: Antonio Mateu (Espanha), auxiliado por Pau Cebrian (Espanha) e Roberto Díaz (Espanha).
VAR: Paolo Valeri (ITA), Elenito  Di Liberatore (ITA), Gery Vargas (BOL) e Felix Zwayer (ALE).
Gols: Gylfi Sigurðsson 31´ 2T (I); Milan Badelj 8´ 2T, Ivan Perišić 45´ 2T (C)
Cartões amarelos: Pjaca e Jedvaj (C). Hallfredsson, Finnbogason e Saevarsson (I)
Público: 43.472 espectadores

Islândia: Hannes Halldórsson, Birkir Saevarsson, Sverrir Ingi Ingason, Ragnar Sigurdsson (Björn Bergmann Sigurðarson) e Hördur Magnússon; Emil Hallfredsson, Aron Gunnarsson, Gylfi Sigurðsson e Birkir Bjarnason; Johann Berg Gudmundsson e Alfred Finnbogason. Técnico: Heimir Hallgrímsson.

Croácia: Lovre Kalinic, Tin Jedvaj, Duje Caleta-Car, Vedran Corluka e Josip Pivaric; Mateo Kovacic (Ivan Rakitić), Milan Badelj e Luka Modric (Filip Bradarić); Andrej Kramaric, Ivan Perisic e Marko Pjaca (Dejan Lovren). Técnico: Zlatko Dalic.



Grupo E

Brasil
Costa Rica
Sérvia
Suíça

1ª rodada
Domingo, 17/6/2018
Arena Samara - Samara - 9h
Costa Rica 0 x 1 Sérvia
Kolarov 11' 2T


Foto: Kirill Kudryavtsev/AFP

Com golaço de falta, Sérvia vence a Costa Rica na abertura de grupo do Brasil

Na segunda rodada, a Sérvia terá pela frente a Suíça, sexta-feira (22), às 15h (de Brasília), em Kaliningrado. Já a Costa Rica enfrentará o Brasil, no mesmo dia, às 9h, em São Petersburgo.

Costa Rica 0 x 1 Sérvia
Ficha Técnica
Local: Arena Samara, em Samara
Arbitragem: Malang Diedhiou (Senegal), auxiliado por Djibril Camara (Senegal) e Hadji Samba (Senegal).
VAR: Clement Turpin (FRA), Cyril Gringore (FRA), Pawel Gil (POL) e Artur Dias (POR)
Gol: Kolarov 11'  2T
Cartões Amarelos: Calvo e Guzmán (CR); Ivanovic e Prijovic (S)
Público: 41.432 espectadores

Costa Rica: Navas; Gamboa, Acosta, González, Duarte e Calvo; Venegas (Bolaños), Guzmán (Colindrez), Borges e Bryan Ruiz; Ureña (Campbell).Técnico: Óscar Ramírez.

Sérvia: Stojkovic; Ivanovic, Milenkovic, Tosic e Kolarov; Matic e Milivojevic; Tadic (Rukavina), Milinkovic-Savic e Llajic (Hostic); Mitrovic (Prijovic).Técnico: Mladen Krstajic.

Domingo, 17/6/2018
Rostov Arena - Rostov do Don - 15h
Brasil 1 x 1 Suíça
Philippe Coutinho 20′ 1T (B)
Zuber 5′ 2T (S)

Foto: Getty Images



Brasil sai na frente, mas cede empate para a Suíça na estreia da Copa do Mundo

O debute do Brasil, um dos candidatos ao título da Copa do Mundo da Rússia, ficou abaixo do esperado. Na tarde desde domingo (17), os comandados de Tite empataram em 1 a 1 com a Suíça, na Arena Rostov, em Rostov do Don. Desde 1978, quando empatou com a Suécia, a Seleção não começava um Mundial sem vitória.

A Seleção Pentacampeã saiu na frente, aos 20, em jogada pela esquerda, Phillippe Coutinho pegou a sobra da defesa e chutou de fora da área, com curva, para colocar a bola no canto esquerdo de Sommer. Brasil l1 a 0.

Antes mesmo do intervalo, a equipe brasileira diminuiu o ritmo e a Suíça passou a ter mais posse de bola, mas sem assustar a defesa Verde e Amarela. No começo, porém, logo aos cinco minutos, escanteio para a Suíça, Zuber se livrou da marcação de Miranda e na pequena área, cabeceou para empatar. O lance gerou muita reclamações dos brasileiros, principalmente sobre um empurrão do suíço no defensor antes da chegada da bola.

Jogadores e comissão técnica do Brasil ainda reclamaram mais uma vez da arbitragem comandada pelo mexicano Cesar Ramos, de 34 anos, que segundo eles não assinalou pênalti em um lance de Akanji em Gabriel Jesus.

Como a Sérvia venceu a Costa Rica por 1 a 0 mais cedo, Brasil e Suíça dividem a segunda colocação do Grupo E, com um ponto cada. Na segunda rodada, na sexta-feira, às 9h (de Brasília), a Seleção encara os costarriquenhos, em São Petersburgo. Já a Suíça terá pela frente a Sérvia, às 15h (de Brasília) do mesmo dia, em Kaliningrado.

Brasil 1 x 1 Suíça
Ficha Técnica
Local: Arena Rostov, em Rostov do Don
Arbitragem: César Ramos (México), auxiliado por Marvin Torrentera (México) e Miguel Hernández (México)
VAR: Paolo Valeri (ITA), Elenito Di Liberatore (ITA), Mauro Vigliano (ARG) e Gianlucca Rocchi (ITA)
Gols: Philippe Coutinho 20′ 1T (B); Zuber 5′ 2T (S)
Cartões amarelos: Casemiro (BRA); Lichtsteiner, Schaar, Behrami (SUI)
Público: 43.109 espectadores

Brasil: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro (Fernandinho), Philippe Coutinho e Paulinho (Renato Augusto); Willian, Neymar e Gabriel Jesus (Roberto Firmino). Técnico: Tite.

Suíça: Sommer; Lichtsteiner (Lang), Schaar, Akanji e Rodriguez; Xhaka, Behrami (Zakaria), Shaqiri, Dzemaili e Zuber; Seferovic (Embolo). Técnico: Vladimir Petkovic.


2ª rodada
Sexta-feira, 22/6/2018
Zenit Arena (Estádio Krestovsky) - São Petersburgo - 9h
Brasil 2 x 0 Costa Rica
Philippe Coutinho 46' 2T
Neymar 51' 2T

Coutinho comemora seu gol na vitória do Brasil (Jamie Squire - FIFA/FIFA via Getty Images)

Philippe Coutinho abriu o caminho da vitória brasileira (Foto: Getty Images)

Neymar comemora o segundo gol do Brasil (Foto: REUTERS/Lee Smith)

Brasil vence a Costa Rica nos acréscimos e conquista primeira vitória na Copa


A seleção brasileira venceu a primeira partida na Copa do Mundo 2018. Com dois gols já nos acréscimos, a o selecionado tupiniquim bateu a Costa Rica por 2 a 0 nesta sexta-feira (22), na Zenit Arena (Estádio Krestovsky), em São Petersburgo. No jogo válido pela 2ª rodada do grupo E, Philippe Coutinho abriu o caminho para a vitória canarinho, e Neymar fechou a conta e passou a régua no escore.

Com o resultado, a seleção assumiu, ao menos provisoriamente, a liderança da chave E, com quatro pontos, ainda à espera do confronto entre Sérvia, que tem três, e Suíça, com dois, que acontecerá ainda hoje em Kaliningrado. A Costa Rica, que ainda não pontuou, está eliminada. Agora, o time comandado por Tite decide a primeira colocação do Grupo E contra a Sérvia, na próxima quarta-feira (27), na Arena Otkrytie (Spartak), em Moscou. A já eliminada Costa Rica, por sua vez, pega a Suíça, no mesmo dia e horário, em Nizhny Novgorod.

Brasil 2 x 0 Costa Rica
Ficha Técnica
Local: Zenit Arena (Estádio Krestovsky), em São Petersburgo
Arbitragem: Bjorn Kuipers (HOL), auxiliado por Sander Van Roekel (HOL), Erwin Zeintra (HOL).
VAR: Danny Makkelie (HOL), Joe Fletcher (CAN), Artur Dias (POR) e Mark Geiger USA.
Gols: Philippe Coutinho 46' 2T, Neymar 51' 2T
Cartões amarelos: Philippe Coutinho, Neymar (B); Johnny Acosta (CR)
Público: 64.468 espectadores

Brasil: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Paulinho (Firmino), Casemiro e Philippe Coutinho; Willian (Douglas Costa), Gabriel Jesus (Fernandinho) e Neymar. Técnico: Tite.

Costa Rica: Keylor Navas; Johnny Acosta, Giancarlo González e Oscar Duarte; Cristian Gamboa (Francisco Calvo) e Bryan Oviedo; Johan Venegas, David Guzmán (Yeltsin Tejeda), Celso Borges e Bryan Ruiz; Marcos Ureña (Christian Bolaños). Técnico: Óscar Ramírez.

Sexta-feira, 22/6/2018
Arena Baltika, em Kaliningrado - 15h
Sérvia 1 x 2 Suíça
Mitrovic 4' 1T (SRB)
Xhaka 6’ 2T (SUI)
Shaqiri 44' 2T (SUI)

Foto: Getty Images

Mitrovic marcou o gol da Sérvia (Foto: Getty Images)

Xhaka anotou o tento da Suíça (Foto: Getty Images)
Suíça vence Sérvia de virada, e embola Grupo E

Em uma partida com dois tempos distintos, com a Sérvia melhor no primeiro e a Suíça, no segundo, os suíços venceram os sérvios de virada por 2 a 1 no fechamento da 2ª rodada do Grupo E da Copa do Mundo. O centroavante Mitrovic, de cabeça, abriu o placar para a seleção da região balcânica no tempo inicial. Na etapa final, Shaqiri e Xhaka decretaram a virada dos centro-europeus.

Com essa vitória da Suíça, o Grupo E ficou embolado. O Brasil lidera, 77uu os mesmo quatro pontos dos suíços, mas leva vantagem no saldo de gols. Já a Sérvia, fica com três. Porém, na última rodada encara a seleção brasileira. Uma vitória, a classifica. Já a Suíça encara a eliminada Costa Rica e pode até empatar para se garantir nas oitavas de final. Com esses resultados, o Brasil também fica a um empate de carimbar sua vaga nas oitavas de final da Copa. No entanto, caso isso aconteça, corre o risco de perder o primeiro lugar no grupo, se a Suíça derrotar a Costa Rica.

A rodada decisiva do Grupo E acontece na próxima quarta-feira, às 15h (horário de Brasília). O Brasil encara a Sérvia, em Moscou, e a Suíça enfrenta a Costa Rica, em Nizhny Novgorod.

Sérvia 1 x 2 Suíça
Arena Baltika, em Kaliningrado 
Arbitragem: Felix Brych (Alemanha), auxiliado por  Mark Borsch (Alemanha) e Stefan Lupp (Alemanha).
VAR: Felix Zwayer (ALE), Carlos Astroza (CHI), Bastian Dankert (ALE) e Clement Turpin (FRA)
Gols: Mitrovic 4' 1T (SRB); Xhaka 6’ 2T, Shaqiri 44' 2T (SUI)
Cartões amarelos: Milivojevic, Matic, Milinkovic-Savic, Mitrovic (SRB); Shaqiri (SUI)
Público: 33.167 espectadores

Sérvia: Stojkovic; Ivanovic, Nikola Milenkovic, Tosic e Kolarov; Matic, Luka Milivojevic (Radonjic), Sergej Milinković-Savić, Tadic e Kostic (Ljajic); Mitrovic. Técnico: Mladen Krstajic.

Suíça: Sommer; Lichtsteiner, Schär, Akanji e Rodriguez; Behrami, Xhaka, Dzemaili (Embolo), Shaqiri e Zuber (Drmic); Seferovic (Gavranovic). Técnico: Vladimir Petkovic.










3ª rodada
Quarta-feira, 27/6/2018
Otkrytie Arena (Spartak Stadium) - Moscou - 15h
Sérvia 0 x 2 Brasil
Paulinho 36´ 1T
Thiago Silva 23´ 2T

Thiago Silva voa para marcar o gol do Brasil (Foto: Reuters)

Brasil de Neymar e Thiago Silva (Foto: Reuters)

Brasil bate a Sérvia e fecha primeira fase da Copa em primeiro lugar

O Brasil venceu a Sérvia por 2 a 0 nesta quarta-feira (27), na Otkrytie Arena (Spartak Stadium), em Moscou, pela última rodada do grupo E, e se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo Rússia 2018. Os gols brasileiros foram marcados por Paulinho e Thiago Silva.

Com a vitória, o Brasil chegou aos sete pontos e terminou na liderança do grupo E. A Suíça, que empatou com a Costa Rica, se classificou em segundo lugar, com cinco pontos, e pega a Suécia nas oitavas. O adversário nas oitavas será o  o México, que desbancou a atual campeã Alemanha. O jogo está marcado para segunda-feira (2/7), às 11h (horário de Brasília), na Samara Arena.

Logo aos cinco minutos do primeiro tempo da partida, Tite perdeu Marcelo, machucado. Segundo informações do departamento médico, o lateral-esquerdo sofreu um espasmo na coluna e já foi medicado. O camisa 12 do Real Madrid foi substituído por Filipe Luís, que teve boa atuação. O Brasil comandou as ações no primeiro tempo e abriu o placar aos 35 minutos. Gabriel Jesus acertou belíssimo passe para Paulinho. O volante do Barcelona infiltrou pelo meio e tocou por cima do goleiro Stojkovic. O camisa 15 se tornou o volante com mais gols pela seleção (13 em 53 jogos).


No segundo tempo, depois de um breve momento de instabilidade com a Sérvia chegando com perigo. Em mais uma boa atuação do zagueiro Thiago Silva, o Brasil se salvou de levar o gol, No cruzamento da direita,  Alisson deu rebote, Mitrovic estava fazendo o gol e Thiago Silva evitou o pior. Aos 22 minutos, Neymar cobrou escanteio no primeiro pau para o seu companheiro de PSG, Thiago Silva subir mais que a zaga sérvia e testar firme. 2 a 0. No resto do tempo, o Brasil tratou de trabalhar a bola e garantir o resultado e a classificação às oitavas de final.

Sérvia 0 x 2 Brasil
Ficha Técnica
Local: Otkrytie Arena (Spartak Stadium), em Moscou
Arbitragem: Alireza Faghani (Irã), auxiliado por Reza Sokhandan (Irã) e Mohammed Mansouri (Irã)
VAR: Massimiliano Irrati (ITA), Pawel Sokolnicki (POL), Pawel Gil (POL) e Paolo Valeri (ITA)
Gols: Paulinho 36´ 1T, Thiago Silva 23´ 2T
Cartões amarelos: Adem Ljajić, Nemanja Matić, Aleksandar Mitrović (S)
Público: 44.190 pessoas

Sérvia: Vladimir Stojković; Antonio Rukavina, Nikola Milenković, Miloš Veljković e Aleksandar Kolarov; Nemanja Matić, Sergej Milinković-Savić, Dušan Tadić, Adem Ljajić (Andrija Živković), Filip Kostić (Nemanja Radonjić); Aleksandar Mitrović (Luka Jović). Técnico: Mladen Krstajić.

Brasil: Alisson; Fagner, Miranda, Thiago Silva e Marcelo (Filipe Luis); Casemiro, Paulinho (Fernandinho), Philippe Coutinho (Renato Augusto), Neymar e Willian; Gabriel Jesus. Técnico: Tite.

Quarta-feira, 27/6/2018
Nizhny Novgorod Stadium - Nizhny Novgorod - 15h
Suíça 2 x 2 Costa Rica
Blerim Džemaili 31´ 1T (S)
Josip Drmic 43' 2T (S)
Kendall Waston 13´ 2T  (CRC)
Sommer (contra) 48' 2T (CRC)

Josip Drmic anotou um dos gols suíços, que avançaram na Copa (Foto: Getty Images)
Gol da Costa Rica de Kendall Waston (Foto: Getty Images)
Suíça empata com a Costa Rica e avança às oitavas em segundo no Grupo E

Suíça 2 x 2 Costa Rica 
Ficha Técnica
Local: Nizhny Novgorod Stadium, em Nizhny Novgorod
Arbitragem: Clement Turpin (França), Nicolas Danos (França) e Cyril Gringore (FRA).
VAR: Felix Zwayer (ALE), Mark Borsh (ALE), Bastian Dankert (ALE) e Szymon Marciniak (POL)
Gols: Blerim Džemaili 31´ 1T, Josip Drmic 43' 2T (S); Kendall Waston 13´ 2T, Sommer (contra) 48' 2T (CRC)
Cartões amarelos: Lichtsteiner, Schär, Zakaria (S); Cristian Gamboa, Joel Campbell, Kendall Waston (CRC)
Público: 43.319 espectadores

Suíça: Sommer; Lichtsteiner, Schär, Akanji, Ricardo Rodríguez; Granit Xhaka, Behrami; Shaqiri, Blerim Džemaili, Embolo; Gavranovic. Técnico: Vladimir Petkovic.

Costa Rica: Keylor Navas; Gamboa (Smith), Giancarlo Gonzalez, Johnny Acosta, Kendall Waston, Oviedo; Borges, Colindres (Rodney Wallace), Guzmán (Azofeifa); Bryan Ruiz; Joel Campbell. Técnico: Óscar Ramírez.



Grupo F

Alemanha
Coreia do Sul
México
Suécia

1ª rodada
Domingo, 17/6/2018
Olímpico Luzhniki - Moscou - 12h
Alemanha 0 x 1 México
Hirving Lozano 34' 1T
Foto: Getty Images
Lozano marcou o gol da vitória mexicana sobre a Alemanha (Foto: Mladen Antonov/AFP)

Alemanha 0 x 1 México 

Ficha Técnica
Local: Luzhniki Stadium, Moscou
Arbitragem: Alireza Faghani (Irã), auxiliado por Reza Sokhandan (Irã) e Mohammadreza Mansouri (Irã).
VAR: Massimiliano Irrati (ITA), Carlos Astroza (CHI), Wilton Sampaio (BRA) e Mark Geiger (EUA)
Gol: Hirving Lozano 34' 1T
Cartões amarelos: Müller e Hummels (A); Moreno e Herrera (M)
Público: 78.011 espectadores

Alemanha: Neuer; Kimmich, Hummels, Boateng e Plattenhardt (Mario Gómez); Kroos, Khedira (Reus) e Mesut Özil; Thomas Müller, Draxler e Timo Werner (Brandt). Técnico: Joachim Löw.

México: Ochoa; Salcedo, Moreno, Ayala e Gallardo; Herrera, Guardado (Rafael Marquez), Layun, Vela (Alvarez) e Lozano (Raúl Jiménez); Chicharito. Técnico: Juan Carlos Osório.

Segunda-feira, 18/6/2018
Nizhny Novgorod Stadium - Nizhny Novgorod - 9h
Suécia 1 x 0 Coreia do Sul
Granqvist 18' 2T

Andreas Granqvist comemora o gol da Suécia. Foto: Clive Brunskill/Getty Images. 

Suécia 1 x 0 Coreia do Sul
Ficha Técnica
Local: Nizhny Novgorod Stadium, Nizhny Novgorod
Arbitragem: Joel Aguilar (El Salvador), auxiliado por Juan Zumba (El Salvador) e Juan Carlos Mora Araya (Costa Rica).
VAR: Mauro Vigliano (ARG), Taleb Al Marri (CATAR), Abdulrahman Al Jassim (CATAR) e Daniele Orsato (ITA).
Gol: Andreas Granqvist 18' 2T
Cartões amarelos: Viktor Claesson (S);  Kim Shin-Wook, Hwang Hee-chan (CS)
Público: 42.300 espectadores

Suécia: Robin Olsen; Mikael Lustig, Andreas Granqvist, Pontus Jansson e Ludwig Augustinsson; Emil Forsberg, Sebastian Larsson (Svensson), Albin Ekdal (Hiljemark) e Viktor Claesson; Marcus Berg e Ola Toivonen (Thelin). Técnico: Jan Andersson.

Coreia do Sul: Cho Hyun-woo; Lee Yong, Jang Hyun-soo, Kim Young-gwon, Park Joo-ho (Kim Min-Woo); Ki Sung-yueng, Lee Jae-Sung, Koo Ja-cheol (Lee Seung-woo); Hwang Hee-chan, Son Heung-min e Kim Shin-Wook. Técnico: Shin Tae-Yong.


2ª rodada
Sábado, 23/6/2018
Arena Rostov, em Rostov do Don - 12h
Coreia do Sul 1 x 2 México
Son Heung-Min 47' 2T (C)
Carlos Vela 26' 1T (M)
Chicharito Hernández 20' 2T (M)




Fotos: Getty Imagens
México vence Coreia do Sul e encaminha vaga nas oitavas da Copa


Depois de bater a atual campeã Alemanha na estreia, o México deu importante passado rumo às oitavas de final da Copa do Mundo. Na tarde deste sábado (23), o mexicanos superaram os sul-coreanos por 2 a 1 na Arena Rostov, em Rostov do Don. No duelo válido pela 2ª rodada do Grupo F, Carlos Vela e Chicharito Hernández anotaram para os norte-americanos, enquanto Son Heung-Min descontou para os asiáticos.

Com seis pontos, o México lidera o Grupo F do Mundial na e pode confirmar a classificação às oitavas de final caso a Alemanha não vença a Suécia no jogo das 15h. Já os sul-coreanos precisam torcer pelos alemães diante dos suecos para que ainda tenham chances de seguir adiante na competição.

Na última rodada, os mexicanos enfrentam a Suécia, na próxima quarta-feira, dia 27 de junho, às 11h (de Brasília), em Ecaterimburgo. No mesmo dia e horário, a Coreia do Sul encara a Alemanha, em Kazan.

Coreia do Sul 1 x 2 México
Ficha Técnica
Local: Arena Rostov, em Rostov do Don
Rostov Arena, Rostov-On-Don
Arbitragem: Milorad Mazic (Sérvia), auxiliado por Milovan Ristic (Sérvia) e Dalibor Djurdjevic (Sérvia).
VAR: Daniele Orsato (ITA), Carlos Astroza (CHI), Artur Dias (POR) e Tiago Martins (POR)
Gols: Son Heung-Min 47' 2T (C); Carlos Vela 26' 1T, Chicharito Hernández 20' 2T (M)
Cartões amarelos: Kim Young-Gwon, Lee Yong, Lee Seung Woo, Jung Woo Young (COR)
Público: 43.472 espectadores

Coreia do Sul: Jo Hyeon-Woo, Lee Yong, Jang Hyun-Soo, Kim Young-Gwon, Kim Min-Woo (Chul Hong); Ju Se-Jong (Lee Seung Woo), Ki Sung-Yueng, Moon Seon-Min (Jung Woo Young), Hwang Hee-Chan; Son Heung-Min, Lee Jae-Sung. Técnico: Shin Tae-Yong.

México: Ochoa, Edson Álvarez, Salcedo, Moreno, Gallardo; Herrera, Guardado (Rafa Marquez), Layún; Vela (Giovanni dos Santos), Lozano (Corona), Chicharito Hernández. Técnico: Juan Carlos Osorio

Sábado, 23/6/2018
Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi - 15h
Alemanha 2 x 1 Suécia
Marco Reus 3' 2T (A)
Toni Kroos 49' 2T (A)
Ola Toivonen 32' 1T (S)

Toivonen  abriu  o escore para a Suécia (Foto: Getty Images)
Reus empatou para a Alemanha (Foto: Francois Lenoir/Reuters

Toni Kroos (8) marcou o gol da vitória alemã em Sochi (Foto: Stuart Franklin/FIFA/Getty Images)
Alemanha vence a Suécia de virada e segue viva em busca do penta 

A sempre favorita Alemanha é dura de matar. Depois de perder para o Mexico na estreia, os atuais campeões mundiais venceu a Suécia por 2 a 1, no Estádio Olímpico Fisht, em Sochi, neste sábado (23). O time tetracampeão saiu perdendo para os nórdicos, com gol de Ola Toivonen, aos 32 minutos do primeiro tempo. Na etapa complementar, Marco Reus empatou aos 3 e Toni Kroos anotou um golaço, aos 50 minutos, dando a primeira vitória aos germânicos.

O resultado deixa a equipe alemã com os mesmos três pontos dos suecos, empatados em saldo de gols e gols marcados. O critério de desempate seguinte é o confronto direto, o que deixa a Alemanha na zona de classificação. O México, com seis pontos, precisa apenas de um empate para assegurar sua passagem no Grupo F, enquanto os coreanos, zerados, seguem com uma mínima chance de avançar.

Na próxima rodada, os alemães fecham sua participação contra a Coreia do Sul, em duelo marcado para a quarta-feira, às 11h (de Brasília), em Kazan. Nos mesmos dia e horário, em Ecaterimburgo, os suecos encaram os mexicanos.

Alemanha 2 x 1 Suécia
Ficha Técnica
Local: Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi
Arbitragem: Szymon Marciniak (Polônia), auxiliado por  Pawel Sokolnicki (Polônia) e Tomasz Listkiewicz (Polônia)
VAR: Clement Turpin (FRA), Cyril Gringore (FRA), Pawel Gil (POL) e Paolo Valeri (ITA)
Gols: Marco Reus 3' 2T, Toni Kroos 49' 2T (A); Ola Toivonen 32' 1T (S)
Cartões amarelos: Boateng (A); Ekdal e Larsson (S)
Cartão vermelho: Boateng (A)
Público: 44.287 espectadores

Alemanha: Neuer; Kimmich, Rüdiger,  Jérôme Boateng  Hector (Brandt); Rudy (Gündoğan), Kroos, Müller, Reus e Draxler (Mario Gómez); Werner. Técnico: Joachim Löw.

Suécia: Olsen; Lustig, Lindelöf, Granqvist e Augustinsson; Claesson (Durmaz), Larsson, Ekdal e Forsberg; Berg (Thelin) e Toivonen (Guidetti). Técnico: Jan Olof Andersson.














3ª rodada
Quarta-feira, 27/6/2018
Arena Kazan, Kazan - 11h
Coreia do Sul 2 x 0 Alemanha
Kim Young-Gwon 48’ 2T
Son Heung-Min 51’ 2T

Neuer tentou tomar a bola de Ju Se-Jong no campo de ataque (Foto: Reuters)
Foto: Getty Images
Alemanha perde para a Coreia do Sul e se despede da Copa

1.449 dias após golear o Brasil por 7 a 1 na semifinal da Copa do Mundo 2014, a Alemanha deus adeus ao sonho do bicampeonato e de alcançar os brasileiros em conquistas. Nesta quarta-feira (27), na Arena Kazan, a atual campeã foi derrotada pela Coreia do Sul por 2 a 0, e foi eliminada na primeira fase. No confronto válido pela 3ª rodada do Grupo F, Kim Young-Gwon e Son Heung-Min, ambos nos acréscimos, marcaram os gols da vitória da equipe asiática, que classificou Suécia e México para as oitavas de final.

A equipe de Joachim Löw terminou sua participação com apenas três pontos e dois gols de saldo negativo. A eliminação germânica é a primeira em uma fase inicial de Copa do Mundo desde 1938, quando ainda não havia a fase de grupos atual. De quebra, o tetracampeões tiveram seu pior desempenho ofensivo em toda a história, com apenas dois gols. Os coreanos, terminam em terceiro, com a mesma pontuação e saldo zero. Avançam a líder Suécia, com seis pontos e três gols de saldo, e o México, com seis pontos e um gol de saldo negativo.

Coreia do Sul 2 x 0 Alemanha
Ficha Técnica
Arbitragem: Mark Geiger (EUA), auxiliado por Joe Fletcher (CAN) e Frank Anderson (EUA)
VAR: Danny Makkelie (HOL), Corey Rockwell (EUA), Tiago Martins (POR) e Artur Dias (POR)
Gols: Kim Young-Gwon 4' 2T, Son Heung-Min 51' 2T
Cartões amarelos: Jung, Jaesung Lee, Moon Seon-Min, Son Heung-Min (C)
Público: 41.835 espectadores

Coreia do Sul: Jo; Yong Lee, Yun, Kim e Hong; Jung, Jang, Jaesung Lee e Moon (Ju Se-Jong); Koo (Hwang Hee-Chan) e Son.  Técnico: Shin Tae-Yong.

Alemanha: Neuer; Kimmich, Hummels, Süle e Hector (Brandt); Khedira (Mario Gómez), Kroos, Goretzka (Thomas Müller), Özil e Reus; Werner. Técnico: Joachim Löw.

Quarta-feira, 27/6/2018
Arena Ekaterinburgo (Estádio Central), Ecaterimburgo - 11h
México 0 x 3 Suécia
Augustinsson 2' 2T
Granqvist 16' 2T
Edson Álvarez (contra) 28' 2T

México x Suécia (Foto: REUTERS/Darren Staples)

Andreas Granqvist Suécia x México Copa do Mundo 2018 (Foto: Darren Staples/Reuters)
Suécia vence o México, eliminam a Alemanha, mas os dois se classificam  

Nada como um dia após o outro Quatro dias depois de tomar um gol no último minuto, a Suécia se vingou com estilo e mandou a tetracampeã Alemanha de volta para casa ainda na fase de grupos. Nesta quarta-feira (27), em Ecaterimburgo, os suecos vencera  México por 3 a 0. Augustinsson, Granqvist e Álvarez (contra) marcaram os gols que garantiram a vitória por escandinava e a classificação para as oitavas de final em primeiro do Grupo F.  Com a derrota da Alemanha para a Coreia do Sul, os latinos avançaram em segundo lugar.

Suécia e México podem cruzar o caminho do Brasil nas oitavas de final. Se passar em primeiro lugar, o Brasil enfrenta o México, segundo colocado, na segunda-feira, às 11h (de Brasília). Se ficar em segundo, o time de Tite encara a Suécia na terça, também às 11h.

México 0 x 3 Suécia
Ficha Técnica
Local: Arena Ekaterinburgo (Estádio Central), Ecaterimburgo
Arbitragem: Nestor Pitana (Argentina), auxiliado por Hernan Maidana (ARG) e Juan Pablo Belatti (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG), Carlos Astroza (CHI), Gery Vargas (BOL) e SAMPAIO Wilton Sampaio (BRA)
Gols: Augustinsson 2' 2T, Granqvist 16' 2T, Edson Álvarez (contra) 28' 2T
Cartões amarelos: Gallardo, Moreno, Layún (M); Larsson, Lustig (S)
Público: 33.061 espectadores

México: Ochoa; Álvarez, Salcedo, Moreno e Gallardo (Fabián); Guardado (Jesús Corona), Hector Herrera, Layún (Peralta), Carlos Vela e Lozano; Chicharito Hernández. Técnico: Juan Carlos Osorio.

Suécia: Olsen; Lustig, Lindelöf, Granqvist e Augustinsson; Ekdal (Hiljemark), Larsson (Svensson), Forsberg e Claesson; Berg (Thelin) e Toivonen. Técnico: Jan Andersson.



Grupo G
Bélgica
Inglaterra
Panamá
Tunísia

1ª rodada
Segunda-feira, 18/6/2018
Estádio Olímpico de Fisht - Sochi - 12h
Bélgica 3 x 0 Panamá
Mertens 2' 2T
Lukaku 23' 2T
Lukaku 29' 2T


Bélgica 3 x 0 Panamá 
Ficha Técnica
Local: Estádio Olímpico de Fisht, Sochi
Arbitragem: Janny Sikazwe (Zâmbia), auxiliado por Jerson Dos Santos (Angola) e Zakhele Siwela (África do Sul)
VAR: Bastian Dankert (ALE), Sander Roekel (HOL), Felix Zwayer (ALE) e Danny Makkelie (HOL)
Gols: Mertens 2' 2T, Lukaku 23' 2T e 29' 2T
Cartões amarelos: Meunier, De Bruyne e Vertonghen (B); Murillo, Davis, Cooper, Godoy e Barcenas (P)
Público: 43.257 espectadores

Bélgica: Courtois; Alderweireld, Boyata e Vertonghen; Meunier, De Bruyne, Witsel (Chadli) e Carrasco (Dembele); Hazard, Lukaku e Mertens (Thorgan Hazard). Técnico: Roberto Martinez.

Panamá: Penedo; Murillo, Torres, Escobar e Davis; Barcenas (Gabriel Torres), Cooper, Gomez, Godoy e Rodriguez (Diaz); Perez (Tejada). Técnico: Hernán Darío Gomez.

Segunda-feira, 18/6/2018
Arena Volgogrado - Volgogrado - 15h
Tunísia 1 x 2 Inglaterra
Ferjani Sassi 34' 1T (T)
Harry Kane 10' 1T (I)
Harry Kane 45' 2T (I)

Ferjani Sassi marcou um gol de pênalti para a Tunísia, aos 35 do primeiro tempo (Foto: Jorge Silva/Reuters)

Harry Kane abriu o placar para a Inglaterra (Foto: Sergio Perez/REUTERS)
Tunísia 1 x 2 Inglaterra 
Ficha Técnica
Locla: Arena Volgogrado, em Volgogrado
Arbitragem: Wilmar Roldan (Colômbia), auxiliado por Alexander Guzman (Colômbia) e Cristian De La Cruz (Colômbia). VAR: Sandro Meira Ricci (BRA), Emerson de Carvalho (BRA), Gery Vargas (BOL) e Tiago Bruno Lopes Martins (POR).
Gols: Ferjani Sassi 34' 1T (T); Harry Kane 10' 1T e 45' 2T (I)
Cartão amarelo: Kyle Walker (I)
Público: 41.064 espectadores

Tunísia: Hassen (Ben Mustapha); Yassine Meriah, Syam Ben Youssef, Bronn e Ali Maaloul; Skhiri, Ferjani Sassi e Anice Badri; Naim Sliti (Ben Amor), Fakhreddine Ben Youssef e Wahbi Khazri (Khalifa). Técnico: Nabil Maaloul.

Inglaterra: Jordan Pickford; John Stones, Kyle Walker e Maguire; Kieran Trippier, Ashley Young, Jordan Henderson, Dele Alli (Loftus-Cheek) e Jesse Lingard (Eric Dier); Raheem Sterling (Marcus Rashford) e Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.


2ª rodada
Sábado, 23/6/2018
Otkrytie Arena (Spartak Stadium) - Moscou - 9h
Bélgica 5 x 2 Tunísia
Eden Hazard 6' 1T
Eden Hazard 5' 2T
Romelu Lukaku 16' 1T
Romelu Lukaku 48' 1T
Michy Batshuayi 45' 2T (B)
Dylan Bronn 18' 1T (T)
Wahbi Khazri 48’ 2T (T)

Michy Batshuayi fechou a goleada belga em Moscou (Foto: REUTERS/Carl Recine)

Lukaku e Hazard anotaram dois gols cada (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)
Foto: Getty Images
Bélgica goleia a Tunísia e se aproxima dass oitavas da Copa

Em uma tarde russa perfeita, a Bélgica mostrou o motivo de seu favoritismo e encaminhou a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo. A famosa geração belga goleou a Tunísia por 5 a 2, neste sábado, no Spartak Stadium
em Moscou, pela 2ª rodada  do Grupo G. Os gols foram marcados por de Lukaku duas vezes, dois de Hazard e um de Batshuayi, Bronn e Khazri descontaram para os tunisianos.

Autor de dois gols, Romelu Lukaku se iguala a Cristiano Ronaldo, de Portugal, como artilheiros da Copa do Mundo. Eden Hazard, outro que fez dois, marcou seus primeiros gols na história do Mundial. Ele não havia feito nenhum no torneio disputado no Brasil há quatro anos.

A Bélgica chega a seis pontos e torce agora por um empate ou uma vitória da Inglaterra na partida contra o Panamá, neste domingo, às 9h (de Brasília), para se classificar com uma rodada de antecipação. A Tunísia, com zero, precisa que os panamenhos vençam para seguir com chances. Na rodada final do grupo, quinta-feira (28), os Diables Rouges enfrentam os ingleses, às 15h, em Kaliningrado. Já os tunisianos pegam o Panamá, no mesmo horário, em Saransk.

Bélgica 5 x 2 Tunísia
Ficha Técnica
Local: Otkrytie Arena (Spartak Stadium), em Moscou.
Arbitragem: Jair Marrufo (EUA), auxiliado por Corey Rockwell (EUA) e Juan Zumba (El Salvador).
VAR: Mark Geiger (EUA), Joe Fletcher (CAN), Bastian Dankert (ALE) e Felix Zwayer (ALE)
Gols: Eden Hazard 6' 1T e 5' 2T, Romelu Lukaku 16' 1T e 48' 1T, Michy Batshuayi 45' 2T (B); Dylan Bronn 18' 1T, Wahbi Khazri 48’ 2T (T)
Cartão Amarelo: Sassi (T)
Público: 44.190 espectadores

Bélgica: Courtois; Alderweireld, Boyata e Vertonghen; Meunier, De Bruyne, Witsel e Carrasco; Mertens (Tielemans), Hazard (Batshuayi) e Lukaku (Fellaini). Técnico: Roberto Martínez.

Tunísia: Ben Mustapha; Meriah, Ben Youssef (Alouane), Bronn (Naguez) e Maalou; Khaoui, Skhiri e Sassi (Sliti); Fakhreddine Ben Youssef, Khazri e Badri. Técnico: Nabil Maaloul.

Domingo, 24/6/2018
Nizhny Novgorod Stadium - Nizhny Novgorod - 9h
Inglaterra 6 x 2 Panamá
John Stones 8' 1T (I)
Harry Kane 22' 1T (I)
Jesse Lingard 36' 1T (I)
John Stones 40' 1T (I)
Harry Kane 46' 1T (I)
Harry Kane 17' 2T (I)
Felipe Baloy 33' 2T (P)




Fotos: Getty Images
Harry Kane faz hat-trick, Inglaterra goleia Panamá e assume liderança do grupo G

A Inglaterra é mais das consideradas favoritas a garantir classificação às oitavas de final da Copa do Mundo. Em jogo válido pela 2ª rodada do Grupo G, o time de Gareth Southgate atropelou o selecionado do Panamá por 6 a 1 neste domingo (24), no Nizhny Novgorod Stadium. Os gols foram marcados por Harry Kane (três vezes), John Stones (duas vezes) e Jesse Lingard. O ex-jogador do Grêmio Felipe Baloy fez o gol de honra e o primeiro tento panamenho na história dos Mundiais.

Com os três gols marcados sobre o Panamá, Kane chegou a cinco e assumiu a artilharia da Copa, deixando o português Cristiano Ronaldo, com quatro, para trás.

Com o resultado, os campeões mundiais de 1966 foi a seis pontos e assumiu a liderança do grupo. A Bélgica possui a mesma quantidade de pontos, saldo de gols e gols marcados, mas perde no quesito Fair Play, já que tomou um cartão amarelo a mais que os britânicos (três a dois, respectivamente). O Panamá, por sua vez, é o lanterna, zerado em termos de pontuação e já eliminado do Mundial.

As duas equipes voltam a campo na próxima quinta-feira (28). Em Saransk, o English Team luta pela primeira posição da classificação em confronto direto contra os belgas. Em Kaliningrado, os panamenhos se despedem da Rússia contra a também já eliminada Tunísia, em busca dos primeiros pontos na Copa. Ambas os jogos têm início marcado para as 15h (no horário de Brasília).

Inglaterra 6 x 2 Panamá
Ficha Técnica
Local: Nizhny Novgorod Stadium, em Nizhny Novgorod
Arbitragem: Ghead Grisha (EGI), auxiliado por Redouane Achik (MAR) e Waleed Ahmed (Sudão). VAR: Danny Makkelie (HOL), Sander Van Roekel (HOL), Pawel Gil (POL) e Mark Geiger (EUA).
Gols: John Stones 8 e 40' 1T, Harry Kane 22' 1T, 46' 1T e 17' 2T, Jesse Lingard 36' 1T (I); Felipe Baloy 33' 2T (P)
Cartões amarelos: Ruben Loftus-Cheek (I); Michael Murillo, Armando Cooper e Fidel Escobar (P)
Público: 43.319 espectadores

Inglaterra: Jordan Pickford, Kyle Walker, John Stones e Harry Maguire; Kieran Trippier (Danny Rose), Jordan Henderson, Jesse Lingard (Fabian Delph), Ruben Loftus-Cheek e Ashley Young; Rasheem Sterling e Harry Kane (Jamie Vardy). Técnico: Gareth Southgate.

Panamá: Jaime Penedo, Michael Murillo, Román Torres, Fidel Escobar e Eric Davis; Gabriel Gómez (Felipe Baloy), Armando Cooper, Aníbal Godoy (Ricardo Avila), Edgar Bárcenas (Abdiel Arroyo) e Jose Luis Rodrigues; Blas Pérez. Técnico: Hernán Darío Gómez.


3ª rodada
Quinta-feira, 28/6/2018
Arena Baltika (Estádio Kaliningrado) - Kaliningrado - 15h
Inglaterra 0 x 1 Bélgica
Adnam Januzaj 6' 2T




Com golaço de Januzaj, Bélgica vence a Inglaterra e fica com liderança do Grupo G

Em confronto direto pela primeira colocação do Grupo G, a  Bélgica superou a Inglaterra por 1 a 0, nesta quinta-feira (28), na Arena Baltika, em Kaliningrado. O gol dos "Diabos Vermelhos" foi marcado de Adnam Januzaj, ex-jogador do Manchester United e atualmente na Real Sociedad, no começo do segundo tempo. E não foi um simples gol. Januzaj recebeu passe na ponta direita, deu lindo corte para o meio tirando Danny Rose para dançar e bateu no ângulo direito de Pickford, estufando a rede inglesa. A Bélgica mudou nove jogadores em relação ao último jogo, enquanto que Inglaterra e trocou oito.

Com a vitória, a Bélgica termina a primeira fase, com nove pontos e a melhor campanha no geral, mas cai no lado considerado mais difícil, podendo pegar o Brasil nas quartas, e França, Argentina, Uruguai ou Portugal na semifinal. Líder do Grupo G, a Bélgica pega o Japão, segundo do Grupo H, na segunda-feira, às 15h (de Brasília), em Rostov. Já a Inglaterra encara a Colômbia, terça-feira, também às 15h, na Otkrytie Arena (Spartak Stadium), em Moscou.

Inglaterra 0 x 1 Bélgica
Ficha Técnica
Local: Arena Baltika (Estádio Kaliningrado), em Kaliningrado
Arbitragem: Damir Skomina (Eslovênia), auxiliado por Jure Praprotnik (Eslovênia) e Robert Vukan (Eslovênia).
VAR: Artur Dias (POR), Roberto Díaz (ESP), Gil Powel (POL) e Mauro Vigilano (ARG)
Gol: Adnam Januzaj 6' 2T
Cartões amarelos: Tielemans e Dendoncker (B)
Público: 33.973 espectadores

Inglaterra: Pickford; Jones, Stones (Maguire) e Cahill; Alexander-Arnold (Welbeck), Loftus-Cheek, Dier, Delph e Rose; Rashford e Vardy. Técnico: Gareth Southgate

Bélgica: Courtois; Dendoncker, Boyata e Vermaelen (Kompany); Chadli, Fellaini, Dembele e Thorgan Hazard; Januzaj (Mertens), Batshuayi e Tielemans. Técnico: Roberto Martínez.

Quinta-feira, 28/6/2018
Mordovia Arena - Saransk - 15h
Panamá 1 x 2 Tunísia
Yassine Meriah (contra) 33'  1T (P)
Fakhreddine Ben Youssef 6'  2T (T)
Wahbi Kharzi 21'  2T (T)



Tunísia se despede da Copa com vitória sobre o Panamá 

Em uma noite histórica, a Tunísia voltou a vencer uma partida de Copa do Mundo após 40 anos. Na despedida do Mundial da Rússia, os tunisianos venceram o Panamá por 2 a 1, de virada, nesta quinta-feira (30), na Mordovia Arena, em  Saransk. Na última partida das duas seleções no Grupo G do Mundial na Rússia, Meriah, contra após chute de José Rodríguez, colocou os panamenhos em vantagem no primeiro tempo. Fakhreddine Ben Youssef e Wahbi Kharzi anotaram para os africanos na etapa complementar.

Essa foi apenas a segunda vitória da Tunísia na história das Copas. A primeira havia sido em 1978, na Argentina, por 3 a 1 sobre o México. Nas três Copas posteriores (1998, 2002 e 2006), as Águias do Cártago, como são chamados, conseguiram apenas um ponto em cada edição. A última (e única) vitória tunisiana havia sido em 1978, contra o México, por 3 a 1.

Apesar de ter uma das torcidas mais animadas na Rússia, o Panamá encerrou a participação em sua primeira Copa do Mundo com a pior campanha. Apenas os panamenhos e os egípcios perderam as três partidas. Foram 11 gols sofridos e apenas dois a favor (um deles contra).

Panamá 1 x 2 Tunísia
Ficha Técnica
Local: Local: Mordovia Arena, em Saransk
Arbitragem: Nawaf Shukralla (Bahrein), auxiliado por Yaser Tulefat (Bahrein) e Taleb Salem Al Marri (Catar).
VAR: Tiago Martins (POR), Marvin Torrentera (MEX), Abdulrahman Al-Jassim (Catar) e Sandro Ricci (BRA).
Gols: Yassine Meriah (contra) 33'  1T (P); Fakhreddine Ben Youssef 6'  2T e Wahbi Kharzi 21'  2T (T)
Cartões amarelos: Ávila, Gabriel Gómez, Tejada (P); Sassi, Badri, Chaaleli (T)
Público: 37.168 espectadores

Panamá: Jaime Penedo; Adolfo Machado, Román Torres (Tejada), Fidel Escobar e Ovalle; Ricardo Ávila (Arroyo), Gabriel Gómez, Eric Bárcenas, Aníbal Godoy e José Rodríguez; Gabriel Torres (Cummings). Técnico: Hernán Darío Gómez

Tunísia: Aymen Mathlouthi; Hamdi Nagguez, Bedoui, Yassine Meriah e Haddadi; Ellyes Skhiri, Chaaleli e Ferjani Sassi (Badri); Fakhreddine Ben Youssef, Sliti (Khalil) e Wahbi Khazri (Srarfi). Técnico: Nabil Maaloul.



Grupo H

Colômbia
Japão
Polônia
Senegal

1ª rodada
Terça-feira, 19/6/2018
Mordovia Arena - Saransk - 9h
Colômbia 1 x 2 Japão
Juan Quintero 38' 1T (C)
Shinji Kagawa 5' 1T (J)
Yuya Osako 27' 2T (J)



Colômbia 1 x 2 Japão 
Ficha Técnica
Local: Mordovia Arena, Saransk
Damir Skomina (Eslovênia), auxiliado por Jure Praprotnik  (Eslovênia) e Robert Vukan (Alemanha).
VAR: Danny Makkelie (HOL, Sander Van Roekel (HOL), Bastian Dankert (ALE) e Felix Zwayer (ALE).
Gols: Juan Quintero 38' 1T (C); Shinji Kagawa 5' 1T, Yuya Osako 27' 2T (J)
Cartões amarelos: James Rodríguez, Wilmar Barrios (C)
Cartão Vermelho: Carlos Sánchez (C)
Público: 40.842 espectadores

Colômbia: David Ospina; Santiago Arias,  Dávinson Sánchez, Oscar Murillo e Johan Mojica; Jefferson Lerma, Carlos Sánchez, Juan Cuadrado (Wilmar Barrios), Juan Quintero (James Rodríguez) e José Izquierdo (Carlos Bacca); Falcao García. Técnico: José Pékerman

Japão: Eiji Kawashima; Hiroki Sakai, Maya Yoshida, Gen Shoji e Yuto Nagatomo; Makoto Hasebe, Gaku Shibasaki (Hotaru Yamaguchi), Takashi Inui, Genki Haraguchi e Shinji Kagawa (Keisuke Honda); Yuya Osako (Shinjo Okazaki). Técnico: Akiro Nishino.

Terça-feira, 19/6/2018
Otkrytie Arena (Spartak Stadium) - Moscou - 10h
Polônia 1 x 2 Senegal
Krychowiak 40' 2T (P)
Cionek (contra) 37' 1T (S)
Niang 15' 2T (S)

O primeiro gol de Senegal (Foto: Christian Hartmann/REUTERS)

O gol de Senegal visto de de dentro do gol (Foto: Maxim Shemetov/REUTERS)
Polônia 1 x 2 Senegal
Ficha Técnica
Local: Arena Otkrytie (Spartak), em Moscou
Arbitragem: Nawaf Abdulla Shukralla (Bahrain), auxiliado por Yaser Tulefat (Bahrain) e Taleb Al Marri (Catar).
VAR: Artur Dias (POR), Hernán Maidana (ARG), Tiago Bruno Lopes Martins (POR) e Wilton Sampaio (BRA).
Gols: Krychowiak 40' 2T (P); Cionek (contra) 37' 1T, Niang 15' 2T (S)
Cartões amarelos: Krychowiak (P); Sané, Gueye (S)
Público: 43.190 espectadores

Polônia: Wojciech Szczęsny; Lukasz Piszczek (Bereszynski), Thiago Cionek, Michal Pazdan e Maciej Rybus; Grzegorz Krychowiak, Piotr Zieliński, Kamil Grosicki, Arkadiusz Milik (Kownacki) e Jakub Blaszczykowski (Bednarek); Robert Lewandowski. Técnico: Adam Nawalka.

Senegal: N’Diaye; Wagué, Koulibaly, Sané e Sabaly; Mane, N’Diaye (Kouyaté), Gueye e Ismaila; Diouf (N’Doye) e Niang (Konaté). Técnico: Aliou Cissé.










2ª rodada
Domingo, 24/6/2018
Arena Ekaterinburgo (Estádio Central) - Ecaterimburgo - 12h
Japão 2 x 2 Senegal
Takashi Inui 34' 1T (J)
Keisuke Honda 33' 2T (J)
Sadio Mané 11' 1T (S)
Moussa Wagué 26' 2T (S)

Fotos: Anne-Christine Poujoulat/AFP

Foto: Jorge Guerrero/AFP

Foto: Hector Retamal/AFP

Japão e Senegal empatam e ficam a um empate da classificação 


No jogo válido pela 2ª rodada do Grupo H da Copa do Mundo, Japão e Senegal ficaram no empate 2 a 2 em Ecaterimburgo neste domingo (24).

Com a igualdade, japoneses e senegaleses estão a um ponto das oitavas de final. As duas seleções têm os mesmos quatro pontos ganhos, com quatro gols marcados e três sofridos – os asiáticos levam vantagem por terem recebido menos cartões amarelos (três contra cinco). No duelo que fechou a 2ª rodada da chave, a Colômbia eliminou a Polônia ao vencer por 3 a 0, também neste domingo, em Kazan.

A última rodada deste grupo será disputada às 11h (de Brasília) de quinta-feira (28). Em Volgogrado, o Japão enfrenta a Polônia, Ao mesmo tempo, em Samara, Senegal e Colômbia encerram a participação na etapa classificatória.

Japão 2 x 2 Senegal
Ficha Técnica
Arena Ekaterinburgo (Estádio Central), em Ecaterimburgo
Arbitragem: Gianluca Rocchi (ITA), auxiliado por Elenito Di Liberatore (ITA) e Mauro Tonolini (ITA). VAR: Massimiliano Irrati (ITA), Hernan Maidana (ARG), Tiago Martins (POR) e  Paolo Valeri (ITA)
Gols: Takashi Inui 34' 1T, Keisuke Honda 33' 2T (J); Sadio Mané 11' 1T, Moussa Wagué 26' 2T (S)
Cartões amarelos: Inui e Hasebe (J); Niang, Sabaly e Cheikh N’Doye (S)
Público: 32.572 espectadores

Japão: Eiji Kawashima; Hiroki Sakai, Maya Yoshida, Gen Shoji e Yuto Nagatomo; Makoto Hasebe, Gaku Shibasaki, Takashi Inui (Takashi Usami), Genki Haraguchi (Shinji Okazaki) e Shinji Kagawa (Keisuke Honda), Yuya Osako. Técnico: Akiro Nishino.

Senegal: Khadim N’Diaye; Sabaly, Koulibaly, Sané e Wagué; Pape Alioune N’Diaye (N’Doye), Alfred N’Diaye (Kouyate), Gana Gueye; Ismaïla Sarr, Sadio Mané e Niang (Mame Diouf). Técnico: Aliou Cissé.

Domingo, 24/6/2018
Arena Kazan, em Kazan - 15h
Polônia 0 x 3 Colômbia
Mina 39' 1T
Falcao Garcia 24' 2T
Juan Cuadrado 30' 2T

Falcao Garcia (Foto: Jewel Samad /AFP)

Cuadrado (Foto: Jewel Samad /AFP)

Mina (Foto: Saeed Khan / AFP)

Colômbia deslancha e manda Lewandowski e cia de volta para casa


Sob a observação de ídolos da geração dos anos 90, como Valderrama e Higuita, Colômbia conquistou a primeira vitória na Copa do Mundo. Os cafeteros se recuperdaram da derrota na estreia em grande estilo. Com gols de Yerri Mina, Falcao Garcia e Juan Cuadrado, os sul-americanos bateram a Polônia por 3 a 0, na Arena Kazan, neste domingo (24) eliminando o primeiro a turma do atacante Lewandowski, cabeça-de-chave da Copa do Mundo de 2018, de volta para casa.

A última rodada do Grupo H acontece na quinta-feira (28), com os dois jogos às 11h (de Brasília). Com o triunfo, a Colômbia soma três pontos e enfrenta o líder da chave Senegal, que tem quatro, em Samara, e a Polônia, zerada, encara o Japão, também com quatro unidades, em Volvogrado. Asiáticos e africanos têm a vantagem do empate em seus jogos. Os colombianos precisam vencer para não depender de outro resultado, ou empatar e torcer por uma derrota japonesa.

Polônia 0 x 3 Colômbia
Ficha Técnica
Kazan Arena, Kazan
Arbitragem: Cesar Ramos (MEX), auxiliado por Marvin Torrentera (MEX) e Miguel Hernández (MEX)
VAR: Mauro Vigliano (ARG), Roberto Díaz (ESP), Gery Vargas (BOL) e Daniele Orsato (ITA).
Gols: Yerri Mina 39' 1T, Falcao Garcia 24' 2T e Juan Cuadrado 30' 2T
Cartões amarelos: Bednarek, Grosicki (P)
Público: 42.873 espectadores

Polônia: Szczesny; Piszczek, Bednarek, Pazdan (Glik) e Krychowiak; Goralski, Bereszynski (Teodorczyk), Zielinski, Rybus; Kownacki (Grosicki) e Lewandowsk. Técnico: Adam Nawalka

Colômbia: David Ospina; Santiago Arias, Davinson Sánchez, Mina e Johan Mojica; Barrios, Abel Aguillar (Uribe), Juan Cuadrado e Juan Quintero (Lerma); James Rodríguez; Falcao García (Bacca). Técnico: José Pékerman.


3ª rodada
Quinta-feira, 28/6/2018
Arena Volgogrado, Volgogrado - 11h
Japão 0 x 1 Polônia
Jan Bednarek 14' 2T



Japão perde para a Polônia, mas avança às oitavas graças aos cartões e a Colômbia 

O Japão entrou em campo contra a Polônia já eliminada, mas foi derrotado por 1 a 0 nesta quinta-feira (28l, em Volgogrado, pela última rodada do Grupo H da Copa do Mundo. Com quatro pontos, os japoneses se classificaram às oitavas de final, beneficiados pela vitória da Colômbia por 1 a 0 sobre Senegal. Os africanos fizeram a mesma pontuação, porém foram eliminados por terem levarem a pior no critério de desempate: cartões amarelos (Sen 6 x 4 Jap).

Segundo lugar do Grupo H, o Japão vai pegar nas oitavas de final Bélgica ou Inglaterra. Os dois se enfrentam ainda nesta quinta-feira, e o segundo colocado do Grupo G será o adversário dos japoneses. A partida será disputada na próxima segunda-feira, em Rostov, às 15h (de Brasília).

Japão 0 x 1 Polônia
Ficha Técnica
Arbitragem: Janny Sikazwe (Zâmbia), auxiliado por Jerson dos Santos (Angola) e Zakhele Siwela (África do Sul).
VAR:Daniele Orsato (ITA), Carlos Astroza (CHI), Gery Vargas (BOL) e Paolo Valeri (ITA).
Gol: Jan Bednarek 14' 2T
Cartões amarelos: Tomoaki Makino (J);
Público: 42.189 espectadores

Japão: Eiji Kawashima; Hiroki Sakai, Maya Yoshida, Tomoaki Makino e Yuto Nagatomo; Hotaru Yamaguchi,, Gaku Shibasaki, Hiroki Sakai, Shinji Okazaki (Osako), Takashi Usami (Inui); Yoshinori Muto (Hasebe). Técnico: Akiro Nishino.

Polônia: Lukasz Fabianski, Bartosz Bereszyński, Kamil Glik e Jan Bednarek; Grzegorz Krychowiak, Jacek Góralski, Rafał Kurzawa (Peszko), Artur Jędrzejczyk; Piotr Zieliński (Teodorczyk), Kamil Grosicki e Robert Lewandowski. Técnico: Adam Nawałka.

Quinta-feira, 28/6/2018
Arena Samara, Samara - 11h
Senegal 0 x 1 Colômbia
Yerry Mina 29'  2T




Mina decide, Colômbia vence Senegal e vai às oitavas de final da Copa

Graças ao gol do ex-palmeirense Yerry Mina, a Colômbia venceu Senegal por 1 a 0 no fechamento do Grupo F da Copa do Mundo. Nesta quinta-feira (28), em Samara, o sul-americanos se recuperou da derrota na estreia para o Japão e terminou na liderança da chave, com seis pontos.

A vitória colombiana também decretou a eliminação senegalesa da competição. Com a derrota, Senegal empatou em 4 pontos com o Japão, que também perdeu de 1x0 para a Polônia, mas que terminou a fase de grupos com dois cartões amarelos a menos e avançou pelo critério disciplinar de desempate, os senegaleses levaram 6 cartões, contra 4 dos japoneses. 

O rival colombiano na próxima fase será o segundo colocado do Grupo G - Inglaterra ou Bélgica, que decidem ainda nesta quinta-feira primeira e segunda colocações. A partida das oitavas está agendada para a terça-feira (3/7), as 1T, na Otkrytie Arena (Spartak Stadium), em Moscou.

Senegal 0 x 1 Colômbia
Ficha Técnica 
Local: Arena Samara, em Samara
Arbitragem: Milorad Mažić (Sérvia), auxiliado por Milovan Ristic (Sérvia) e Dalibor Đurđević (Sérvia).
VAR: Danny Makkelie (HOL), Elenito Di Liberatore (ITA), Bastian Dankert (ALE) e Gianluca Rocchi (ITA).
Gol: Yerry Mina 29'  2T
Cartões amarelos: Niang (S); Mojica (C).
Público: 41.970 espectadores

Senegal: Khadim N’Diaye; Gassama, Koulibaly, Sané e Sabaly (Wagué); Kouyate, Gana Gueye, Ismaïla Sarr, Sadio Mané; Keïta Baldé (Konaté) e Mbaye Niang (Sakho). Técnico: Aliou Cissé.

Colômbia: Ospina; Arias, Davinson Sánchez, Mina e Mojica; Uribe (Lerma), Carlos Sánchez, Cuadrado, Quintero e James Rodríguez (Luis Muriel); Falcao García (Borja). Técnico: José Pékerman.


Nenhum comentário:

Postar um comentário