sábado, 21 de junho de 2014

Costa Rica vence Itália, França goleia Suíça e Equador vence de virada Honduras

Rafael Passos

O nono dia da Copa foi marcado por uma surpreendente vitória da Costa Rica sobre a Itália, fazendo o time centro-americano garantir sua classificação às oitavas de final e de quebra selou a eliminação da Inglaterra, que dependia de uma vitória italiana para se manter no Mundial.
 
Depois disso, veio a partida com o maior número de gols da Copa 2014 até o momento. Suíça 2 x 5 França. Os franceses atropelaram os suíços em Salvador e praticamente garantiram sua passagem as oitavas de final.
 
Pelo mesmo grupo, o E, o Equador ganhou de virada de Honduras por 2 a 1 e ganhou uma sobrevida, como segundo colocado do grupo.
 
Quando o sorteio dos grupos da Copa do Mundo foi realizado e foram colocados na mesma chave Itália, Inglaterra, Uruguai e Costa Rica, ninguém em sã consciência imaginaria o desfecho do chamado "Grupo da morte". Os costarriquenhos desbancaram três, isso mesmo, três campeões mundiais e ganhou o posto da maior “zebra” da Copa do Mundo. Na tarde desta sexta-feira (20), venceram a Itália pelo placar de 1 a 0, com gol do capitão Bryan Ruiz, na Arena Pernambuco.
 
Com a classificação confirmada, a Costa Rica carimba também a eliminação da Inglaterra. O English Team ainda não pontuou no torneio. Para ficar com a liderança, a Costa Rica precisa apenas de um empate contra mais uma campeã do Mundo, a eliminada Inglaterra. Já o outro classificado, sairá no confronto entre Itália e Uruguai, os italianos jogam pelo empate para ficar com a vaga.
 
Na próxima partida, a Costa Rica tenta a primeira colocação do Grupo D diante da Inglaterra na terça-feira (24), às 13h, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Já Itália e Uruguai buscam a classificação no confronto marcado para o mesmo dia e horário, na Arena das Dunas, em Natal.
 
Itália 0 x 1 Costa Rica
Ficha Técnica
Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata-PE
Arbitragem: Enrique Osses (CHI), auxiliado por Carlos Astroza (CHI) e Sergio Roman (CHI)
Gol: Bryan Ruiz 44' 1T
Cartões Amarelos: Balotelli (I); Cubero (CR)
Público: 40.285 espectadores
 
Itália: Buffon; Abate, Barzagli, Chiellini e Darmian; De Rossi, Thiago Motta (Cassano), Pirlo, Marchisio (Cerci) e Candreva (Insigne); Balotelli. Técnico: Cesare Prandelli
 
Costa Rica: Navas; Umaña, Duarte e Giancarlo González; Gamboa, Tejeda (Cubero), Borges, Crístian Bolaños e Junior Díaz; Brayan Ruiz (Brenes) e Joel Campbell (Ureña). Técnico: Jorge Luís Pinto
 
Eu estou começando a acreditar na história que contam que Deus é baiano. O criador realmente gosta de Salvador. Depois do atropelamento holandês em cima da Espanha e da goleada alemã em Portugal, foi a vez da França golear. Em tarde inspirada, Le Bleus, venceram a Suíça na tarde desta sexta-feira, por 5 a 2, ficou muito perto da classificação para as oitavas de finais da Copa do Mundo e manteve uma média incrível de 5,6 gols por jogo na Arena Fonte Nova. A partida foi válida pela segunda rodada do Grupo E.
 
Com 100% de aproveitamento, a França chegou aos seis pontos e se isolou na liderança. Já a Suíça estacionou nos três e ainda continua com chances de avançar para as oitavas de finais.
 
Na última rodada, a França vai ter pela frente o Equador, na próxima quarta-feira (24), no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. No mesmo dia, mas em Manaus, na Arena da Amazônia, a Suíça enfrenta a Honduras.
 
Suíça 2 x 5 França
Ficha Técnica
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador-BA
Arbitragem: Björn Kuipers (HOL), auxiliado por Sander van Roekel e Erwin Zeinstra (ambos HOL)
Gols: Dzemaili 36´2T, Xhaka 42' 2T (S); Giroud 15' 1T, Matuidi 16' 1T, Valbuena 40' 1T, Benzema 21' 2T, Sissoko 28´ 2T (F)
Cartão Amarelo: Cabaye (F)
Público: 51.003 torcedores
 
Suíça: Diego Benaglio; Stephan Lichtsteiner, Von Bergen (Philippe Senderos), Johan Djourou, Ricardo Rodriguez, Gökhan Inler, Valon Behrami (Dzemaili), Granit Xhaka, Xherdan Shaqiri, Admir Mehmedi e Haris Seferovic (Drmic). Técnico: Ottmar Hitzfeld
 
França: Hugo Lloris; Mathieu Debuchy, Raphaël Varane, Mamadou Sakho (Koscielny), Patrice Evra; Yohan Cabaye, Blaise Matuidi, Moussa Sissoko, Mathieu Valbuena (Griezmann), Olivier Giroud (Pogba) e Karim Benzema. Técnico: Didier Deschamps
 
No último jogo do dia, a seleção do Equador saiu atrás, mas reagiu diante de Honduras e garantiu a vitória por 2 a 1, graças a Enner Valencia que anotou os dois tentos, na Arena da Baixada, em jogo válido pela 2ª rodada do Grupo E. Já o time da América Central marcou com Costly, que quebrou um jejum de 32 anos de Honduras sem fazer um gol em Copas do Mundo.
 
Com a vitória o Equador chegou aos três pontos, ocupando a vice-liderança do Grupo, atrás somente da França que possui seis e goleou a Suíça, por 5 a 2. Já Honduras é a lanterna com nenhum ponto. Honduras volta a campo na próxima quarta-feira (24), às 17h, contra a Suíça, na Arena da Amazônia. Já Equador joga no mesmo dia e horário contra a França, no Maracanã. Os confrontos são válidos pela última rodada da fase de grupos.

Honduras 1 x 2 Equador
Ficha Técnica
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Arbitragem: Benjamin Willians (AUS), auxiliado por Matthew Cream e Hakan Anaz (ambos AUS)
Gols: Costly 31´ 1T (H); Enner Valencia 34´ 1T e 20´ 2T
Cartões Amarelos: Beckeles, Bengtson (H); Antonio Valencia, Enner Valencia, Montero (E)
Público: 39.224 pessoas
 
Honduras: Valladares; Beckeles, Bernárdez, Figueroa e Izaguirre (Juan Carlos Garcia); Claves, Garrido (Mario Martinez), Boniek Garcia (Marvin Chavez) e Espinoza; Bengtson e Costly. Técnico: Luis Fernando Suárez
 
Equador: Domínguez; Paredes, Guagua, Erazo e Ayoví; Minda (Gruezo), Noboa, Antonio Valencia e Montero (Achilier); Enner Valencia e Caicedo (Edison Mendez). Técnico: Reinaldo Rueda
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário