Getty |
Com mais uma grande atuação de Neymar, a Seleção Brasileira está classificada para as oitavas de final da Copa do Mundo. Nesta segunda-feira (23), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Brasil venceu Camarões por 4 a 1 e garantiu a primeira colocação do grupo A. O camisa 10 marcou dois, Fred e Fernandinho completaram o triunfo brasileiro, Matip fez o de honra dos "Leões Indomáveis". Agora, a equipe de Luiz Felipe Scolari terá pela frente o Chile na fase de oitavas de final.
O outro classificado da chave foi o México, que venceu a Croácia por 3 a 1 e terminou com os mesmos sete pontos que o Brasil, mas com desvantagem nos critérios de desempate.
A seleção chilena, que faz excelente campanha na Copa do Mundo, com duas vitórias em dois jogos e direito a chocolate na atual campeã Espanha é uma um freguesa histórica da amarelinha em Mundiais. Foram três jogos, todos com vitórias brasileiras.
OS CONFRONTOS:
13 de junho de 1962 - Santiago, Chile - Brasil 4 x 2 Chile - Copa do Mundo
Garrincha e Vavá, duas vezes cada, para o Brasil, e Sanchez e Toro, para o Chile.
27 de junho de 1998 - Paris, França - Brasil 4 x 1 Chile - Copa do Mundo
Dois gols de César Sampaio e dois de Ronaldo, para o Brasil, e Marcelo Salas, para o Chile.
28 de junho de 2010 - Joanesburgo, África do Sul - Brasil 3 x 0 Chile - Copa do Mundo
Juan, Luis Fabiano e Robinho marcaram os gols.
Diferentemente dos outros jogos, o Brasil começou a partida indo para cima. Logo aos dois minutos, Neymar lançou a bola para Daniel Alves, que cruzou para Paulinho. O volante, porém, foi travado no momento do chute. Aos 9min, Camarões, sem Eto'o que começou no banco machucado e Song suspenso, teve boa chance de abrir o placar, em chute de Moukankjo que tinha a direção do gol antes da bola bater em Marcelo.
Aos 15 minutos, Neymar levou um empurrão, quando a bola já estava fora de campo, de Nyom, ignorado pelo árbitro sueco Jonas Eriksson. O episódio parece ter deixado o atacante com fome de gol. Aos 17 minutos, Luiz Gustavo roubou a bola pela esquerda, avançou perto da lateral e encontrou Neymar livre dentro da área. Com categoria, o atacante tocou de pé direito no canto esquerdo do goleiro Itandje. Foi o terceiro gol do camisa 10 na Copa, e também o centésimo gol de toda a competição.
Aos 20, em chute de sem pulo, Neymar quase marcou o segundo. Depois dos sustos, Camarões reagiu. Primeiro em jogada aérea, com cabeçada no travessão. Aos 26 minutos, Nyom, fez jogada individual pela esquerda, passou por Daniel Alves e cruzou para Matip, livre na pequena área, empatar o jogo. Foi o primeiro gol da seleção africana na Copa.
Mas a tarde era com certeza de Neymar. Em novo erro na saída de bola camaronesa, o agora artilheiro da Copa, com 4 gols, recebeu passe de Marcelo na entrada da área, cortou N'Koulou e bateu para vencer Itandje novamente e colocar o Brasil em vantagem de novo.
Depois o intervalo, Felipão optou pela entrada de Fernandinho no lugar de Paulinho. Logo no começo da segunda etapa, a seleção marcou o terceiro gol. Aos 4 minutos, Fernandinho acertou bom passe para David Luiz. Pela esquerda, o zagueiro cruzou, e Fred, impedido, fez o primeiro dele no Mundial.
Depois do gol, o comandante brasileiro colocou Ramires, no lugar de Hulk, que novamente não jogou bem. Aos 25 minutos, Neymar foi substituído por Willian. Pendurado com um cartão amarelo, recebido na estreia, e com dores após choque, o craque foi preservado por Felipão.
Com o jogo se encaminha para o final, Luiz Gustavo sentiu contusão, mas ficou em campo, já que Felipão havia efetuado todas as substituições. Mas Fernandinho teve tempo de marcar o quarto gol. Aos 39min, ele fez triangulação com Fred e Oscar, e chutou com categoria para sacramentar a goleada, 4 a 1.
A seleção embarcou ainda nesta segunda-feira para Teresópolis, sua base de treinamentos durante a Copa. O time deve viajar na quinta-feira para Belo Horizonte, onde enfrenta o Chile, no sábado (28), às 13h, no estádio do Mineirão.
Camarões 1 x 4 Brasil
Ficha Técnica
Local: Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Arbitragem: Jonas Eriksson (SUE), auxiliado por Mathias Klasenius e Daniel Warnmark (ambos da Suécia)
Gols: Matip 26´2T (CAM); Neymar 17´1T e 34´1T, Fred 4´2T, Fernandinho 39´2T
Cartões Amarelos: Enoh, Mbia e Salli (CAM)
Público: 69.112 espectadores
Camarões: Itandje; Nyom, Nkoulou, Matip e Bedimo; Nguemo, Enoh e Mbia; Choupo Moting (Makoun), Moukandjo (Salli) e Aboubakar (Webo). Técnico: Volker Finke
Brasil: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Fernandinho) e Oscar; Hulk (Ramires), Fred e Neymar (Willian). Técnico: Luiz Felipe Scolari
Nenhum comentário:
Postar um comentário