terça-feira, 23 de abril de 2013

Grêmio e São Luiz não saem do zero na Arena, mas tricolor vence nos pênaltis



Rafael Passos





Grêmio e São Luiz jogaram nessa noite de segunda-feira, 22/04, para definir o quarto Semifinalista da Taça Farroupilha. Em uma noite atípica, pois o brasileiro não está acostumado com futebol nas segundas, um pouco mais de dezesseis mil espectadores compareceram a Arena, estes torcedores que deixaram de ver a novela e o filme da Tela quente na televisão, viram as duas equipes criarem pouco e um zero a zero desanimador.

No primeiro tempo, Grêmio e São Luiz jogaram muito pouco. Nenhuma das duas equipes conseguia criar, erravam muitos passes e sequer conseguiam chegar nas áreas adversárias. O primeiro momento de perigo aconteceu aos 28 minutos, Juba recebeu livre no lado esquerdo.  E na entrada da área, foi derrubado por Bressan, lance duvidoso,  mas Anderson Daronco não deu o pênalti pedido pelos jogadores visitantes.
A primeira etapa continuou sonolenta, com o time de Luxemburgo tentando algumas jogadas, sem conseguir muito sucesso. O Grêmio só conseguia levar perigo ao gol de Oliveira em cobranças de faltas e escanteios, aos 37, após cobrança de escanteio, Barcos ficou livre na marca penal, mas bateu prensado com o marcador e a bola foi para fora.

Final de 1º Tempo na Arena, Grêmio 0 x 0 São Luiz.

No retorno dos vestiários, o técnico Vanderlei Luxemburgo mudou o time, o professor Luxa sacou o improvisado meia Fábio Aurélio, e colocou o atacante Yuri Mamute. Com dois minutos em campo, Mamute partiu em velocidade pela direita e após dividida com o zagueiro, caiu dentro da área. O lance foi parecido com o do são Luiz no primeiro tempo, mas Daronco não marcou falta novamente.

Minutos depois e o Grêmio começou a apertar o São Luiz, Pará chegou a linha de fundo, cruzou e Barcos cabeceou forte na altura da marca do pênalti e o goleiro Oliveira espalmou para escanteio.

O troco do São Luiz veio aos 11 minutos. O meia Washington driblou dois na intermediária, sendo um deles o zagueiro Cris, o meia alvirubro deu um drible desconcertante no veterano defensor e da entrada da área, finalizou cruzado para o gol. O goleiro Dida fez um golpe de vista e a bola foi pela linha de fundo.

A blitz gremista se intensificou quando o zagueiro do São Luiz Thiago Costa fez falta dura em Kleber no meio-campo e levou o segundo cartão amarelo. Aos 24 minutos Luxemburgo trocou os laterais direitos, Pará por Tony, na primeira investida no ataque, o camisa 18, chegou na linha de fundo, cruzou e Yuri Mamute errou o gol.

Mas o momento de maior emoção, até então, na Arena aconteceu aos 34 minutos. O Grêmio arrematou três vezes ao gol de Oliveira. Na primeira, Kleber acertou um forte  chute dentro da área, mas Marcel tirou na linha. Depois, uma testada no segundo pau foi afastada novamente pela zaga. No rebote, a conclusão foi muito alta, para fora.

Nos minutos finais, a torcida gremista se levantou e começou a cantar. Na tentativa desesperada do gol da vitória, que lhe daria o direito de jogar em casa contra o Juventude, o Grêmio se jogou para cima. Aos 39, Guilherme Biteco arriscou o chute de perna esquerda, mas a bola foi para fora. Um minuto depois, um cruzamento perigoso foi desviado por Cris na área e Barcos não alcançou a bola no segundo pau por centímetros.

Final de Jogo. A vaga seria decidida nos Tiros Livres na Marca da Penalidade Máxima.

Cobraram para o tricolor: Zé Roberto, Kleber, Barcos, Alex Telles e Guilherme Biteco, 100% de aproveitamento nas penalidades.

No São Luiz: Washington (marcou), Danilo Baia (bateu por cima do gol), Marcel (marcou) e Juba (marcou).

Grêmio classificado para as Semifinais da Taça Farroupilha, na decisão por pênaltis.  Grêmio 5 a 3.

O Grêmio encara o Juventude na próxima fase do returno do Gauchão.  Com o resultado de empate diante do São Luiz, terá que buscar uma vaga na final da Taça Farroupilha no  Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no próximo sábado, às 18h30.


Grêmio 0 (5) x 0 (3) São Luiz
Ficha Técnica:
Local: Arena do Grêmio
Arbitragem: Anderson Daronco, auxiliado por José Javel Silveira e Alexandre Kleiniche.
Cartões amarelos: Cris, Souza (G);  Oliveira, Thiago Costa, Marcos Paraná, Júnior Barbosa (SL)
Vermelho: Thiago Costa (SL).

Público Pagante: 14. 080
Não Pagantes: 2.084
Público total: 16.164
Renda: R$ 506.356,00

Grêmio: Dida; Pará (Tony), Cris, Bressan e Alex Telles; Matheus Biteco (Guilherme Biteco), Souza, Fábio Aurélio (Mamute) e Zé Roberto; Kleber e Barcos. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

São Luiz:Oliveira; Júnior Barbosa, Thiago Costa, Marcel e Adão; Chicão, Baiano, Washington e Marcos Paraná (Danilo Baía); Eraldo (Ícaro) e Juba. Técnico: Leandro Machado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário