segunda-feira, 24 de julho de 2023

Com show de Ary Borges, Brasil goleia Panamá na estreia da Copa do Mundo Feminina

Rafael Passos

Ary Borges marcou três gols logo na sua estreia em     um mundial/Créditos: Thais Magalhães/CBF

Créditos: Thais Magalhães/CBF

Créditos: Thais Magalhães/CBF

Créditos: Thais Magalhães/CBF

Créditos: Thais Magalhães/CBF

Créditos: Thais Magalhães/CBF

Créditos: Thais Magalhães/CBF

Créditos: Thais Magalhães/CBF

Créditos: Thais Magalhães/CBF

Créditos: Thais Magalhães/CBF

A meio-campista marcou três gols e deu uma assistência no debute brasileiro no Mundial

Em uma jornada de gala de Ary Borges, o Brasil estreou na Copa do Mundo Feminina com goleada. Na manhã brasileira (noite na Oceania), desta segunda-feira (24), a Seleção goleou o Panamá por 4 a 0, no Coopers Stadium (Hindmarsh), em Adelaide, na Austrália, em partida válida pela primeira rodada do Grupo F. A meio-campista marcou três gols e deu uma assistência para o tento de Bia Zaneratto.

Com a vitória, a equipe brasileira mantém os 100% de aproveitamento em estreias de Mundiais. São nove triunfos em nove jogos.

1991 - Brasil 🇧🇷 1x0 🇯🇵 Japão 
1995 - Brasil 🇧🇷 1x0 🇸🇪 Suécia 
1999 - Brasil 🇧🇷 7x1 🇲🇽 México 
2003 - Brasil 🇧🇷 3x0 🇰🇷 Coreia do Sul 
2007 - Brasil 🇧🇷 5x0 🇳🇿 Nova Zelândia 
2011 - Brasil 🇧🇷 1x0 🇦🇺 Austrália 
2015 - Brasil 🇧🇷 2x0 🇰🇷 Coreia do Sul 
2019 - Brasil 🇧🇷 3x0 🇯🇲 Jamaica 
2023 - Brasil 🇧🇷 4x0 🇵🇦 Panamá 

Aos 28 anos, Ary Borges, maranhense de São Luís, que joga no Racing Louisville, dos Estados Unidos, entrou para um seleto grupo a marcar três gols pelo Brasil em estreias de Copa do Mundo Feminina. Antes dela, apenas Pretinha (em 1999, contra o México), Sissi (também em 2019, contra o México) e Cristiane (em 2019, contra a Jamaica) fizeram o "hat-trick" no primeiro jogo de um Mundial.

De quebra, Ary assumiu a artilharia do torneio, deixando para trás a estadunidense Sophia Smith, a alemã Alexandra Popp e a japonesa Hinata Miyazawa, que marcaram dois gols na primeira rodada. 

A Seleção, com a vitória, assumiu a liderança do Grupo F, com três pontos. França e Jamaica, que empatam sem gols na estreia, ficam com um ponto cada, sendo que as francesas estão na segunda posição devido ao cartão vermelho recebido pela jamaicana Khadija Shaw.

O Brasil volta a campo contra a França, no próximo sábado (29), às 7h (de Brasília), no Estádio Suncorp (Lang Park), em Brisbane, na Austrália. Às 9h30 do mesmo dia,  Jamaica e Panamá se enfrentam no HBF Park, em Perth, também na Austrália.

Ficha Técnica 
Brasil 4 x 0 Panamá 
Copa do Mundo Feminina 2023 - Grupo F - 1ª rodada.
Data e horário: segunda-feira, 24 de julho de 2023, às 8h (de Brasília).
Local: Coopers Stadium (Hindmarsh Stadium), em Adelaide, na Austrália.
Árbitra: Cheryl Foster (País de Gales).
Assistentes: Michelle O’Neill (Irlanda) e Franca Overtoom (Holanda). 
Quarta Árbitra: Iuliana Elena Demetrescu (Romênia). VAR: Massimiliano Irrati (Itália) e AVAR: Alejandro Hernández Hernández (Espanha).
Gols: Ary Borges, aos 19' 2°T, 39' 1°T e 25' 2°T, e Bia Zaneratto, aos 5' 2°T.
Público: 13.142 espectadores.

Brasil: Letícia; Antônia (Bruninha), Lauren, Rafaelle e Tamires; Ary Borges (Marta), Luana (Duda Sampaio), Kerolin e Adriana; Debinha (Geyse) e Bia Zaneratto (Gabi Nunes). Técnica: Pia Sundhage.

Panamá: Yenith Bailey; Katherine Castillo, Rosario Vargas (Carmen Montenegro), Yomira Pinzón, Carina Baltrip-Reyes e Hilary Jaén (Wendy Natis); Natalia Mills (Lineth Cedeño), Aldrith Quintero (Deysire Salazar), Schiandra González e Marta Cox (Emily Cedeño); Karla Riley (Riley Tanner). Técnico: Ignacio Quintana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário