domingo, 12 de fevereiro de 2023

Brasil vence o Uruguai e conquista o Sul-Americano Sub-20 Masculino

Rafael Passos

Brasil conquistou o Sul-Americano Sub-20 pela 12ª vez (Foto: Rafael Ribeiro/CBF) 

Brasil venceu o Uruguai na última rodada do hexagonal final (Foto: Rafael Ribeiro/CBF) 

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Brasil acabou com um jejum de 12 anos sem conquistar o título sul-americano

O Brasil venceu o Uruguai por 2 a 0 na noite deste domingo (12), no estádio El Campín, em Bogotá, e conquistou o Campeonato Sul-Americano Sub-20 Masculino. Andrey e Pedrinho marcaram os gols brasileiros no jogo válido pela quinta e última rodada do hexagonal final do torneio. Este foi o 12° título da seleção brasileira na história (1974, 1983, 1985, 1988, 1991, 1992, 1995, 2001, 2007, 2009, 2011 e 2023), que voltou a levantar a taça depois de 12 anos. 

A equipe brasileira, treinada por Ramón Menezes, entrou em campo precisando da vitória no último jogo do hexagonal final para ficar com o título. Os uruguaios chegaram à rodada decisiva empatados com 12 pontos, enquanto os brasileiros somavam 10 unidades. O capitão do time, o meio-campista Andrey, recentemente vendido pelo Vasco ao Chelsea, marcou, de cabeça, o primeiro gol do jogo aos 38 minutos do segundo tempo. O camisa 5 foi um dos artilheiros do campeonato (seis gols), ao lado do centroavante Vitor Roque, atacante, do Athletico Paranaense. Aos 46 minutos, Pedrinho, meia do Corinthians, driblou o goleiro do Uruguai no meio-campo e chutou para o gol vazio.

O Brasil foi campeão do Sul-Americano Sub-20 invicto, com sete vitórias e dois empates, com a melhor defesa e o melhor ataque, com 19 gols marcados e quatro sofridos. Na primeira fase, ficou em primeiro lugar do Grupo A, com três vitórias e um empate em quatro jogos. No hexagonal final, venceu quatro das cinco partidas.

O Brasil já tinha garantido a vaga na Copa do Mundo da categoria na vitória sobre o Paraguai. O torneio vai ser disputado entre os 20 de maio e 11 de junho, na Indonésia. Também se classificaram o Uruguai, vice-campeão, Colômbia e Equador. Além da classificação para o Mundial, o escrete verde e amarelo também se classificou para os Jogos Pan-Americanos 2023, de 20 de outubro a 5 de novembro, em Santiago, no Chile.

Convocados do Brasil para o Sul-Americano Sub-20:

Goleiros
Kaíque - Palmeiras
Kauã Santos - Flamengo
Mycael - Athletico

Laterais:
Arthur - América -MG
André - Bahia
Kaiki Bruno - Cruzeiro
Patryck - São Paulo

Zagueiros:
Douglas Mendes - RB Bragantino
Robert - Corinthians
Weverton - Cruzeiro
Jean - Coritiba

Meio campistas:
Andrey - Chelsea
Marlon Gomes - Vasco
Ronald - Grêmio
Alexsander - Fluminense
Guilherme Biro - Corinthians

Atacantes:
Stênio - Cruzeiro
Pedrinho - Corinthians
Giovane - Corinthians
Renan Viana - Athletico
Luís Guilherme - Palmeiras
Sávio - PSV (Holanda)
Vitor Roque - Athletico





Nenhum comentário:

Postar um comentário