Rafael Passos
Foto: Conmebol/Divulgação |
Foto: Arquivo pessoal de Belén Aquino |
Foto: Arquivo pessoal de Belén Aquino |
Foto: Peñarol |
Atacante Belén Aquino tem 20 anos e assina com o Colorado contrato de uma temporada
O Internacional anunciou, na manhã desta sexta-feira (6), mais um reforço para as Gurias Coloradas. A atacante uruguaia Belén Aquino, 20 anos, que estava atuando no Peñarol (URU), já está em Porto Alegre para assinar contrato de uma temporada com a equipe colorada.
Nascida em 1º de fevereiro de 2002, Belén Aquino Moreira cresceu no bairro Concilliación, em Montevidéu. Começou a jogar no futebol infantil de Belo Horizonte aos 5 anos e depois continuou no Independiente de Lezica, sempre jogando com meninos. No futebol de campo, iniciou a sua carreira em 2014 no Colón Fútbol Club. Em março de 2019 foi contratadaç pelo Club Atlético Progreso, que pagou ao Colón dois mil dólares pelo seu empréstimo, gerando a primeira transação econômica da história do futebol feminino uruguaio. No time do bairro Brazo Oriental, Belén participou da sua primeira Copa Libertadores Feminina, com 14 anos.
No dia 16 de novembro de 2018, a jogadora marcou o primeiro gol da Seleção Sub-17 na Copa do Mundo 2018, no Uruguai, a segunda Copa do Mundo a ser disputada neste país (a anterior havia sido a masculina de 1930, o primeiro de todos). Aquino marcou o gol azul-celeste na derrota para a Nova Zelândia pela segunda rodada do Grupo A (Yamila Badell, da seleção sub-17, no Azerbaijão 2012, havia convertido os primeiros gols celestes de uma seleção feminina uruguaia em uma Copa do Mundo).
Em 2020, a atacante foi contratada pelo Peñarol junto ao Progreso. Com a camisa aurinegra, a atacante marcou seu primeiro gol pela Copa Libertadores em março de 2021, contra a Ferroviária. Em outubro do mesmo ano, marcou seus primeiros gols em clássico contra o Nacional. A partida terminou empatada com gols de Esperanza Pizarro, sua companheira no ataque charrúa.
No Campeonato Sul-Americano Feminino Sub-20, disputado no Chile, em Abril de 2022. Aquino marcou 10 gols e foi a artilheira do torneio. Na partida contra a Bolívia, Belén marcou seis gols na goleada por 13 a 0. A jogadora foi primeira jogadora na história da seleção uruguaia feminina a anotar seis tentos em um único jogo. Nessa categoria, a camisa 10 marcou 20 gols em 13 jogos, e conquistou a medalha de prata nos Jogos Odesur, também em 2022. Ela também representou a Celeste na Copa América, na Colômbia, onde marcou um gol, em quatro jogos disputados.
Com apenas 20 anos, joga na Primeira Divisão desde os 13, quando chegou ao Colón. Passou por todos os processos das categorias de base e atualmente integra o elenco da Seleção adulta.
Na temporada 2022, Aquino disputou 13 jogos e marcou 14 gols. Pela Seleção Uruguaia adulta jogou quatro vezes e anotou um gols. Já pela equipe Sub-20 fez 13 partidas e quardou 20 bolas nas redes adversárias.
Ainda em 2022, Belén foi eleita na votação Fútbolx100 Feminino, realizada pelo jornal El Observador, como a Melhor Jogadora da temporada 2021, que terminou em maio de 2022 devido ao inicio atrasado devido à pandemia de Covid-19 e a dois cortes provocados pela atividade das seleções. Os eleitores são as capitãs e os técnicos de cada equipe participante do Campeonato Uruguaio. Neste ano, ela foi a vice-artilheira do torneio nacional, com 10 gols.
Nenhum comentário:
Postar um comentário