segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Brasil é campeão do IBSA Grand Prix 2022 de futebol de cegos

Rafael Passos

Jogadores e comissão técnica do Brasil posam com as medalhas. O jogador Ricardinho está ajoelhado ao lado de um cadeirante e segura um prato comemorativo entregue na cerimônia (Foto: CBDV/Divulgação)

Os pentacampões paralímpicos venceram a Argentina nos pênaltis e conquistaram uma vaga no Mundial 2023

A Seleção Brasileira de futebol de cegos conquistou neste domingo (7), o IBSA Grand Prix 2022 de futebol de cegos disputado em Puebla, no México. Após o empate sem gols contra a Argentina no tempo regulamentar, a equipe Verde e Amarela bateu a Albiceleste nos pênaltis por 3 a 2. Cássio, Nonato e Jardiel converteram as cobranças brasileiras. Os argentinos anotaram com Maxi Espinillo e Heredia, mas Braian Pereyra acertou a bola no travessão.

Como campeão do Grand Prix, o Brasil garantiu uma vaga na Copa do Mundo de 2023, que será realizada em Birmingham, na Inglaterra. O próximo desafio da equipe campeã mundial e paralímpica é a Copa América, marcada para outubro deste ano, em Córdoba, na Argentina, que também vale classificação para a Copa.

A vitória na decisão foi uma revanche aos brasileiros pela derrota na primeira fase por 1 a 0, a primeira do país em nove anos na modalidade.

Com o título, o Brasil manteve a hegemonia sobre o seu principal rival: em 25 decisões disputadas desde 1997, ganhou 22 e perdeu apenas três. Nesta temporada, os brasileiros conquistaram três títulos, todos em cima da Argentina: o Grand Prix, a Copa Tango e o Desafio das Américas.

Fábio Vasconcelos, técnico do Brasil, escalou o quinteto titular com Matheus (G), Cássio, Tiago Paraná, Ricardinho e Nonato. Já a Argentina foi à quadra com Germán Mulek (G), Coki Padilla, Angel Deldo e Frederico Accardi e Maxi Espinillo, autor do gol da vitória argentina na primeira fase.

O goleiro brasileiro Matheus foi eleito o melhor da posição do Grand Prix junto com o argentino Germán Mulek. O prêmio de melhor jogador foi dividido entre Nonato, camisa 8 do Brasil, e o argentino Maxi Espinillo, que terminaram a competição com cinco gols marcados cada.

Na disputa pelo bronze, o México ganhou da Costa Rica nos pênaltis por 4 a 3, após 1 a 1 no tempo normal.

Grupo campeão:

Goleiros

Luan - Agafuc/RS
Matheus Costa - Apace/PB

Atletas de linha

Cássio Reis - Maestro/PR
Jardiel - Apace/PB
Maicon - Apace/PB
Maxwell - Acelgo/GO
Nonato - Agafuc/RS
Ricardinho - Agafuc/RS
Tiago Paraná - Maestro/PR

Comissão técnica:

Fábio Luiz Ribeiro de Vasconcelos (47), é de Campina Grande -PB. Desde 2013 é técnico da Seleção Brasileira de Futebol de 5.

Josinaldo Costa Sousa (55), é de Campina Grande – PB, sua função é de auxiliar técnico e treinador de goleiros. Desde 2013 está na seleção.

Halekson Barbosa de Freitas (48), é de Campina Grande – PB, sua função é de fisioterapeuta. Desde 2013 está na seleção.

Edson Gomes Marinho Júnior (42), é de Campina Grande – PB, sua função é de preparador físico e Chamador. Desde 2019 está na seleção.

Alexandre Sérgio Silva (53), é de Campina Grande – PB, sua função é fisiologista. Desde 2018 está na seleção.

Vivian Maria dos Santos Paranhos (36), é de Valinhos – SP, sua função é nutricionista. Fez parte da seleção de 2013 a 2016, voltando em 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário