quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Conmebol sorteia confrontos e grupos da Libertadores da América 2020

Rafael Passos

Troféu da Copa Libertadores da América (Foto: Lucas Uebel)
O caminho da Copa Libertadores da América 2020 está traçado. Na noite desta terça-feira (17), foi realizado o sorteio na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Um dos destaques da cerimônia apresentada pelo presidente da entidade Alejandro Domínguez foi o anuncio do aumento na premiação aos clubes participantes. O campeão da próxima edição vai faturar US$ 15 milhões. A fase de grupos começa na semana de 4 de março e, ao todo 47 clubes disputarão o torneio sul-americano, que terá sua decisão no dia 21 de novembro, no Maracanã.

Os primeiros brasileiros que entrarão em campo são Corinthians e Internacional. Colorados e Alvinegros jogarão pela segunda fase já na primeira semana de fevereiro. O Timão estreia contra o vencedor do confronto entre o Bolívia 4 e o Guaraní (PAR). Se avançar, o segundo duelo será contra Cerro Largo (URU) ou Palestino (CHI). O vencedor destes confrontos integrará o grupo B, que tem Palmeiras, Bolívar e Tigre (ARG).

Já o Inter pega o Chile 4 (Unión Española ou Universidad de Chile, que jogarão no dia 24 de Janeiro pela semifinal da Copa do país). Quem avançar duelará com o vencedor de Macará (EQU) x Tolima (COL). Na fase de grupos, o time que sair destes enfrentamentos entrará na chave E junto com Grêmio, Universidad Católica e América de Cali.

No grupo A, o atual campeão Flamengo terá pela frente o Independiente Del Valle (EQU), que conquistou a Copa Sul-Americana. O Del Valle, detentor do título da Copa Sul-Americana também será rival do Rubro-Negro na Recopa Sul-Americana. Completam a chave o Junior Barranquilla (COL) e um time que vem das fases prévias: Carabobo ou Universitario (PER) x Cerro Porteño (PAR) x Progreso (URU) ou Barcelona (EQU) x Sporting Cristal (PER).

O São Paulo caiu no grupo D junto com River Plate (cabeça de chave), LDU (EQU) e o estreante Escuela Municipal Deportivo Binacional (PER). A equipe de Juliaca venceu o Apertura, primeiro turno do Campeonato Peruano de Futebol de 2019. Os jogos do El Poderoso del Sur são disputados em uma cidade com altitude de mais de 3.800m.

O Grêmio integra o Grupo E da Libertadores como cabeça de chave e já tem três adversários definidos: Universidad Católica, do Chile, e América de Cali, da Colômbia, ambos campeões das competições nacionais. O sorteio definiu que há possibilidade de um clássico Grenal na fase de grupos. Se passar pelas duas fazes prévias, o Inter entra na chave do arquirrival na competição continental.

O Santos pega o Olimpia (PAR), Delfín (EQU) e Defensa y Justicia (ARG) no Grupo G e o Athletico-PR está no Grupo C e duelará com Peñarol (URU), Colo Colo (CHI) e um time da Bolívia, ainda indefinido.


Primeira fase

Bolívia 4 x Guaraní (PAR) – E1
Carabobo (VEN) x Universitario (PER) – E2
Progreso (URU) x Barcelona (EQU) – E3
times à direita decidem em casa


Segunda fase

E2 (Carabobo ou Universitario) x Cerro Porteño (PAR) – C1
Cerro Largo (URU) x Palestino (CHI) – C2
Independiente Medellín (COL) x Deportivo Táchira (VEN) – C3
Macará (EQU) x Deportes Tolima (COL) – C4
Chile 4 x Internacional – C5
Bolívia 3 x Atlético Tucumán (ARG) – C6
E1 (Bolívia 4 ou Guaraní) x CORINTHIANS – C7
E3 (Progreso ou Barcelona) x Sporting Cristal (PER) – C8

Terceira fase (mando definido pelo ranking da Conmebol)

Vencedor C1 x Vencedor C8 – G1
Vencedor C2 x Vencedor C7 – G2
Vencedor C3 x Vencedor C6 – G3
Vencedor C4 x Vencedor C5 – G4


Fase de Grupos:

GRUPO A
Flamengo
Independiente Del Valle (EQU)
Junior Barranquilla (COL)
G1 – Carabobo (VEN), Universitário (PER), Cerro Porteño (PAR), Progresso (URU), Barcelona (EQU) ou Sporting Cristal (PER)

GRUPO B
Palmeiras
Bolívar (BOL)
Tigre (ARG)
G2 – Bolívia 4, Guaraní (PAR), CORINTHIANS, Cerro Largo (URU), Palestino (CHI)

GRUPO C
Peñarol (URU)
Colo Colo (CHI)
Athletico-PR
Bolívia 2

GRUPO D
River Plate (ARG)
São Paulo
LDU (EQU)
Binacional (PER)

GRUPO E
Grêmio
Universidad Católica (CHI)
América de Cali (COL)
G4 – Macará (EQU), Tolima (COL), Chile 4, INTERNACIONAL

GRUPO F
Nacional (URU)
Racing (ARG)
Alianza Lima (PER)
Estudiantes de Mérida (VEN)

GRUPO G
Olimpia (PAR)
Santos
Delfín (EQU)
Defensa y Justicia (ARG)

GRUPO H
Boca Juniors (ARG)
Libertad (PAR)
Caracas (VEN)
G3 – Independiente Medellín (COL), Deportivo Táchira (VEN), Bolívia 3 ou Atlético Tucumán (ARG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário