sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

FIFA sorteia os grupos da Copa do Mundo 2026; Brasil estreia contra Marrocos

Rafael Passos


Edição de 2026 será a primeira a ter 48 seleções

A FIFA realizou nesta semana o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, que terá início em 11 de junho, com o tradicional Estádio Azteca, na Cidade do México, recebendo o confronto entre México e África do Sul. A final está marcada para 19 de julho, no MetLife Stadium, em New Jersey, encerrando pela primeira vez um Mundial com 48 seleções.

Formato ampliado

Com a expansão para 48 participantes, a competição contará com 12 grupos de quatro seleções cada. Avançam para a fase de 16-avos de final os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos oito melhores terceiros.

Brasil no Grupo C

A Seleção Brasileira caiu no Grupo C, ao lado de Marrocos, Haiti e Escócia. O Brasil estreia no dia 13 de junho (sábado), contra os marroquinos. Na segunda rodada, encara o Haiti, no dia 19 (sexta-feira), e fecha a participação na fase de grupos diante da Escócia, no dia 24 (quarta-feira). Locais das partidas e horários serão divulgados pela FIFA neste sábado.

Caso avance na primeira colocação, o Brasil enfrentará o segundo colocado do Grupo F, que reúne Holanda, Japão, Tunísia e uma seleção oriunda da Repescagem Europeia B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia).

Grupos da Copa do Mundo 2026

Grupo A – México, África do Sul, Coreia do Sul e Repescagem Europa D

Grupo B – Canadá, Repescagem Europa A, Catar e Suíça

Grupo C – Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia

Grupo D – Estados Unidos, Paraguai, Austrália e Repescagem Europa C

Grupo E – Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador
Grupo F – Holanda, Japão, Repescagem Europa B e Tunísia

Grupo G – Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia

Grupo H – Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai

Grupo I – França, Senegal, Repescagem Intercontinental 2 e Noruega

Grupo J – Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia

Grupo K – Portugal, Repescagem Intercontinental 1, Uzbequistão e Colômbia

Grupo L – Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá

Aqui está um texto jornalístico original, claro e direto, apresentando todos os jogos da repescagem europeia e intercontinental para a Copa do Mundo de 2026.


Repescagem define últimas vagas para a Copa do Mundo de 2026: confira todos os confrontos

A reta final das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 será marcada por uma maratona de duelos decisivos na Europa e no torneio intercontinental, que juntos entregarão as seis últimas vagas para o Mundial. Com formato em jogo único, cada confronto carrega peso de final.

Repescagem Europeia — Quatro vagas em disputa

A UEFA organizou a disputa em quatro caminhos (A, B, C e D), cada um com duas semifinais e uma final. Os vencedores de cada chave garantem sua presença no Mundial.

Caminho A

  • Itália x Irlanda do Norte

  • País de Gales x Bósnia e Herzegovina

Caminho B

  • Ucrânia x Suécia

  • Polônia x Albânia

Caminho C

  • Turquia x Romênia

  • Eslováquia x Kosovo

Caminho D

  • Dinamarca x Macedônia do Norte

  • República Tcheca x Irlanda

As semifinais estão previstas para 26 de março de 2026, com as finais marcadas para 31 de março. Cada partida será disputada em jogo único.


Repescagem Intercontinental - Duas vagas

O torneio que reúne seleções de diferentes confederações será realizado no México e definirá as duas vagas finais para a Copa. São seis seleções divididas em dois caminhos, cada um com uma semifinal e uma final.

Caminho 1

  • Nova Caledônia x Jamaica — semifinal
    Vencedor enfrenta a República Democrática do Congo na final da chave.

Caminho 2

  • Bolívia x Suriname — semifinal
    Vencedor enfrenta o Iraque na final da chave.

Os vencedores das duas finais carimbam o passaporte para o Mundial.

Brasil vence a Espanha e vai à final da Copa do Mundo Feminina de Futsal

Rafael Passos

Foto: Fabio Souza/CBF

Foto: Fabio Souza/CBF

Foto: Fabio Souza/CBF

Foto: Fabio Souza/CBF

Ana Luiza, Amandinha, Débora Vanin e Luana marcaram os gols da classificação brasileira à decisão

A Seleção Brasileira Feminina de Futsal garantiu presença na decisão da primeira edição da Copa do Mundo ao vencer a Espanha por 4 a 1, na manhã desta sexta-feira (5), na Arena PhilSports, em Pasig City, nas Filipinas. 

Ana Luiza abriu o placar, e Amandinha ampliou ainda no primeiro tempo, dando tranquilidade à equipe. Na etapa final, Débora Vanin e Luana fecharam a vitória. Ale de Paz descontou para as espanholas, mas sem ameaçar a superioridade brasileira.

Com o resultado, o Brasil avança à final e enfrenta Portugal no domingo (7), às 8h30 (horário de Brasília), novamente em Pasig. As portuguesas golearam as argentinas por 7 a 1. Antes da decisão, Argentina e Espanha duelam pelo terceiro lugar, às 6h.

As partidas contam com transmissão da FIFA+ e da Cazé TV.



quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Dupla Grenal estreia com vitórias na Copa São Paulo Feminina

Rafael Passos

Foto: Lara Vantzen/Internacional

Foto: Lara Vantzen/Internacional

Foto: Lara Vantzen/Internacional

Foto: Lara Vantzen/Internacional

Foto: Jhony Inácio/Ag Paulistão

Foto: Jhony Inácio/Ag Paulistão

Foto: Jhony Inácio/Ag Paulistão

Foto: Jhony Inácio/Ag Paulistão

Foto: Jhony Inácio/Ag Paulistão

Inter e Grêmio largaram com triunfos na abertura da Copa São Paulo Feminina 2025

A Dupla Gre-Nal começou a Copa São Paulo Feminina 2025 com o pé direito. Na abertura da competição, nesta quarta-feira (3), Internacional e Grêmio venceram seus jogos e largaram bem na disputa da primeira fase.

Pelo Grupo B, no estádio Nicolau Alayon, o Internacional mostrou força ao aplicar 4 a 0 no Centro Olímpico. As Gurias Coloradas abriram o placar cedo, com Alice, aos 7 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, a equipe dominou as ações e ampliou com Joana, aos 28, Canhota, aos 36, e Laura Rodrigues, aos 42.

Com o resultado, o Inter assumiu a liderança da chave, somando três pontos, mesma pontuação da Ferroviária, que venceu o Minas Brasília por 3 a 0. As duas equipes se enfrentam no próximo sábado (6), às 15h, novamente no Nicolau Alayon, em confronto direto pela ponta do grupo.

Arbitragem: Flávio Roberto Mineiro Ribeiro, auxiliada por Liliane Aparecida Galindo e Claudio Rafael Ribeiro. Quarto Árbitro: Eberton Aparecido Monteiro.
Cartões amarelos: Rianna (CEO); Gabi Inácio e Mika (INT).
Cartão vermelho: Rianna (CEO).

Centro Olímpico: Bianca; Mineira, Biancca, Jenifer e Luana (Rianna); Esther (Luiara), Laryssa Lourenço, Malu (Ludmila); Muzio,  Maria (Aninha) e Carol (⁠Leticia). Técnico: Débora Aparecida. 

Internacional: Camilly; Lara Matos (Laura Rodrigues), Bianca Martins, Sarah (Clara Ruckert) e Erica (Isadora Rech); Pietra, Myka (Stephanie) e Aninha; Gabi Inácio (Yngrid Piauí), Alice (Laura Dupont) e Joana. Técnico: David da Silva.

Já no Grupo D, no CERET, o Grêmio também estreou com vitória. As Mosqueteiras superaram o Botafogo por 2 a 0, com gols de Gisele, aos 25 minutos do primeiro tempo, e Maria, aos 19 da segunda etapa.

Assim como o Inter, o Grêmio soma três pontos, mas ocupa a segunda posição da chave devido ao saldo de gols menor em relação ao Palmeiras, que goleou o UDA por 6 a 0. O duelo pela liderança entre as duas equipes está marcado para sábado (6), às 17h, no CERET.

Arbitragem: Jessica Aparecida Milani, auxiliada por Izabele de Oliveira e Diogo Cruz Freire. Quarto Árbitro: Michel de Camargo.
Cartões amarelos: Thaynara, Rhaissa (BOT); Ana Vidal, Luana Falconeri e Julia Martins (GRÊ).

Botafogo: Isadora; Karolzinha, Lorena Thaynara e Sarmento (Isabelly); Nayara, Coutinho (Luiza) e Cabral (Mariana); Tailane, Rebeca e Rhaissa. Técnico: Alex Alves. 

Grêmio: Josi; Allyne, Maria Antonia, Carol Quaresma e Ana Vidal (Luana Napoli); Luana Falconeri (Jamile), Adri Aldana (Ana Lays), Julia Martins; Kalliny (Gio Ferrari), Gisele e Maria. Técnico: Marcelo Sacknies.

Copa São Paulo Feminina 2025 - 1ª Rodada

Rafael Passso

Foto: Jhony Inácio/Ag.Paulistão

Foto: Jhony Inácio/Ag.Paulistão

A Copa São Paulo Feminina chega a sua 3ª edição e reúne 20 times

A terceira edição da Copa São Paulo Feminina começa nesta quarta-feira (3) e se estende até 20 de dezembro, reunindo 20 clubes distribuídos em cinco grupos sediados na capital paulista. A competição encerra o calendário de base do futebol feminino nacional.

As equipes foram divididas em cinco chaves, com quatro clubes cada. A fase de grupos ocorre de 3 a 9 de dezembro, classificando para as quartas de final os líderes de cada grupo e os três melhores segundos colocados. A partir do mata-mata, quartas, semifinal e final, todas as partidas serão em jogo único. A campanha das equipes definirá os cruzamentos: o melhor desempenho geral enfrenta o oitavo melhor nas quartas, o segundo x o sétimo, o terceiro x o sexto e p quarto lugar encara o quinto colocado. A grande final está marcada para 20 de dezembro, na Arena Pacaembu.

Copa São Paulo Feminina 2025
1ª Rodada 
Grupo A – Pau Brasil (CERET)
quinta-feira, 04/12
16h – Corinthians 4 x 2 Criciúma
⚽ Rayane 4' 2°T (COR)
⚽ Carol Melo 6' 2°T (COR)
⚽ Rafa Rodrigues 21' 2°T (COR)
⚽ Dany Pereira 30' 2°T (COR)
⚽ Smilli 24' 2°T (CRI)
⚽ Thalita 37' 2°T (CRI)

Arbitragem: Leonardo Delfino de Abreu Lima, auxiliado por Rodrigo Meirelles Bernardo e Raphael Martinasso Lima. Quarto Árbitro: Vinicius Pinto Tonollo.
Cartões amarelos: Brunna Meer e Rafa Rocha (COR).

Corinthians: Sophia Trindade; Rafa Rocha (Gabi Jordi), Brunna Meer (Manu Teixeira), Gabi Pires e Ester; Carol Melo, Helô Camargo (Dany Pereira) e Gaby Tomé (Rafa Rodrigues); Manu Olivan (Dahfiny), Raissa (Dulce Maria) e Rayane Pontes. Técnica: Bia Vaz.

Criciúma: Malu; Samanta, Jazel, Julia Sens, Tubarão (Thais Mello), Sabrina (Maria Demo), Smilli, Marielly (Ludmyla), Raissa, Thalita (Kesly) e Princesa (Olivia). Técnica: Bina Cassol.

Copa São Paulo Feminina 2025
1ª Rodada 
Grupo A – Pau Brasil (CERET)
quinta-feira, 04/12
20h – Aliança-GO 0 x 11 Flamengo
⚽ Brendha 26' 1ºT
⚽ Anna Luiza 35' 1ºT
⚽ Brendha 5' 2ºT
⚽ Anna Luiza 10' 2ºT
⚽ Emilly 17' 2ºT
⚽ Maria Fernanda 24' 2ºT
⚽ Brendha 25' 2ºT
⚽ Bruna 34' 2ºT
⚽ Emilly 37' 2ºT
⚽ Nicoli 39' 2ºT
⚽ Alice 43' 2ºT

Arbitragem: Ana Caroline D’eleuterio de Sousa Carvalho, auxiliada por Anna Beatriz Scagnolato e Welber Venancio da Silva. Quarto Árbitro: Vinicius Nunes Lima dos Santos.

Copa São Paulo Feminina 2025
1ª Rodada
Grupo B – Jequitibá Rosa (Nicolau Alayon)
quarta-feira, 03/12 
11h – Ferroviária 3 x 0 Minas Brasília
⚽ Bibi 17' 1°T
⚽ Eduarda (contra) 33' 2T
⚽ Pyetra 48' 2°T

Créditos: Alexandre Battibugli/Ag.Paulistão

Créditos: Alexandre Battibugli/Ag.Paulistão

Créditos: Alexandre Battibugli/Ag.Paulistão
Arbitragem: Aparecido Pereira Bueno, auxiliado por Elias Cedraz Santiago Carneiro e Viviane Pereira Lopes. Quarto Árbitro: Vagner Campos Silva.
Cartões amarelos: Camilynha, Nogueira, Gabi Pusch (AFE); Bianca, Dayane, Risadinha, Natália e Sophia (MBR).

Ferroviária: Jhennifer; Bibi, Ana Elisa, Fogaça (Kédima), Sarah Emilly; Camilynha (Shay), Ana Luiza (Helena), Robertinha (Nogueira), Anita (Pietra), Lívia e Joicy (Gabi Pusch). Técnico: Bruna Santos.

Minas Brasília: Aninha; Dayane, Eduarda, Bianca (Natalia), Analu (Madu Aquino), Camila, Vitória (Sophia), Raquel, Risadinha (Piauí), Dandara e Júlia. Técnico: Henrique de Sousa Acioli.

Copa São Paulo Feminina 2025
1ª Rodada
Grupo B – Jequitibá Rosa (Nicolau Alayon)
quarta-feira, 03/12 
15h – Centro Olímpico 0 x 4 Internacional
⚽ Alice 7' 1°T
⚽ Joana 28' 2°T
⚽ Canhota 36' 2°T
⚽ Laura Rodrigues 42' 2°T

Foto: Lara Vantzen/Internacional

Foto: Lara Vantzen/Internacional

Foto: Lara Vantzen/Internacional

Foto: Lara Vantzen/Internacional

Arbitragem: Flávio Roberto Mineiro Ribeiro, auxiliada por Liliane Aparecida Galindo e Claudio Rafael Ribeiro. Quarto Árbitro: Eberton Aparecido Monteiro.
Cartões amarelos: Rianna (CEO); Gabi Inácio e Mika (INT).
Cartão vermelho: Rianna (CEO).

Centro Olímpico: Bianca; Mineira, Biancca, Jenifer e Luana (Rianna); Esther (Luiara), Laryssa Lourenço, Malu (Ludmila); Muzio,  Maria (Aninha) e Carol (⁠Leticia). Técnico: Débora Aparecida. 

Internacional: Camilly; Lara Matos (Laura Rodrigues), Bianca Martins, Sarah (Clara Ruckert) e Erica (Isadora Rech); Pietra, Myka (Stephanie) e Aninha; Gabi Inácio (Yngrid Piauí), Alice (Laura Dupont) e Joana. Técnico: David da Silva.

Grupo C – Ipê Amarelo (Canindé)
quarta-feira, 03/12 

Copa São Paulo Feminina 2025
1ª Rodada
Grupo C – Ipê Amarelo (Canindé)
quarta-feira, 03/12 
17h – São Paulo 5 x 0 Remo
⚽️ Duda Calazans 1' 1ºT
⚽️ Tainá Ingrid 35' 1ºT
⚽️ Vi Barretto 37' 1ºT
⚽️ Laura Larêdo 12' 2ºT
⚽️ Julia Pereira 25' 2ºT

Foto: Miguel Schincariol / São Paulo FC

Arbitragem: Ariana Manfredi Leite, auxiliada por Alexandre Nascimento da Silva e Hiago Luiz Ferreira de Souza. Quarto Árbitro: Ricardo Bittencourt da Silva.
Cartões amarelos: Laura Larêdo (SPFC); Raiana (REM).

São Paulo: Elu; Helô Baccan, Luiza Calazans (Tai), Tays, Julia Pereira (Rappha Souza), Micheli (Gi Mazzotti), Julia Vaini, Duda Calazans (Fran), Laura Larêdo, Tainá Ingrid (Gi Iseppe) e Vi Barretto. Técnica: Cinthia Soares.

Remo: Bianca; Leila, Ana Clara, Liandra (Sarah), Ingrid; Maria Heloiza (Vanessa), Karolaine, Fernanda (Raiana depois Anny), Giovanna (Emilly), Thays e Monaliza (Sayane). Técnico: Dhones Assunção.

Copa São Paulo Feminina 2025
1ª Rodada
Grupo C – Ipê Amarelo (Canindé)
quarta-feira, 03/12 
20h – Red Bull Bragantino 0 x 0 América-MG

Arbitragem: Rodrigo Gomes Paes Domingues, auxiliado por Liliane Suely de Moraes Mello e Henrique Perinelli Oliveira. Quarto Árbitro: Paulo Ricardo Pereira Fernandes.
Cartões amarelos: Sophia, Alice e Raissa (RBR); Gaby e Eric Yuri Rufino (auxiliar técnico) (AMÉ).
Cartão vermelho: Luan Soares (técnico de goleiras) (AMÉ).

Red Bull Bragantino: Manu; Maciel (Isabely), Pegatto, Elis e Gabi Medeiros; Raissa, Alice, Tayna (Ana Grazielle), Ana Flávia e Sophia. Técnico: Gabriel Rodrigues.

América-MG: Thatá; Julinha, Duda Teixeira, Duda Nascimento e Lana; Gaby (Thalita), Larissa (Pâmella), Dubai, Clarinha (Olívia), Luizinha (Ket) e Aguiar (Fernanda). Técnico: Julinho Morais. 

Grupo D – Araucária (Ceret)

quarta-feira, 03/12 

Copa São Paulo Feminina 2025
1ª Rodada
Grupo D – Araucária (CERET)
quarta-feira, 03/12 
15h – Palmeiras 6 x 1 UDA
⚽ Samara 16' 1°T (PAL)
⚽ Ana Júlia 18' 1°T (PAL)
⚽ Clarinha 33' 1°T (PAL)
⚽ Stefanie 3' 2°T (PAL)
⚽ Vitorinha 10' 2°T (PAL)
⚽ Stefanie 18' 2°T (PAL)
⚽ Olga 27' 2°T (UDA)

Foto: Jhony Inácio/Ag Paulistão

Foto: Jhony Inácio/Ag Paulistão

Foto: Jhony Inácio/Ag Paulistão

Arbitragem: Pablo Rodrigo Soares de Oliveira, auxiliado por Carolina de Freitas Mendes e Pablo Lemos Fillet. Quarto Árbitro: José Carlos Bispo Santos Junior.

Palmeiras Feminino: Bruna Hirata, Vitorinha, Fabi (Jenny), Stefanie (Kaminscki), Muniz (Giovanna), Samara (Gi Pacanhela), Morgado (Nati), Raíssa, Clarinha (Nicoly), Evelyn e Ana Júlia. Técnico: Hugo Macedo.

UDA: Grazielle; Roberta (Analine), Yasmin (Adiklecia), Layla, Millena, Kathleen, Eduarda (Olga), Rayra, Rayane (Adiklecia), Rebeca (Kethelin) e Maria Eduarda (Evany). Técnico: Deniz Rodrigues.

Copa São Paulo Feminina 2025
1ª Rodada
Grupo D – Araucária (Ceret)
quarta-feira, 03/12 
18h - Botafogo 0 x 2 Grêmio
⚽ Gisele 25' 1°T
⚽ Maria 19' 2°T

Foto: Jhony Inácio/Ag Paulistão

Foto: Jhony Inácio/Ag Paulistão

Foto: Jhony Inácio/Ag Paulistão

Foto: Jhony Inácio/Ag Paulistão

Foto: Jhony Inácio/Ag Paulistão

Arbitragem: Jessica Aparecida Milani, auxiliada por Izabele de Oliveira e Diogo Cruz Freire. Quarto Árbitro: Michel de Camargo.
Cartões amarelos: Thaynara, Rhaissa (BOT); Ana Vidal, Luana Falconeri e Julia Martins (GRÊ).

Botafogo: Isadora; Karolzinha, Lorena Thaynara e Sarmento (Isabelly); Nayara, Coutinho (Luiza) e Cabral (Mariana); Tailane, Rebeca e Rhaissa. Técnico: Alex Alves. 

Grêmio: Josi; Allyne, Maria Antonia, Carol Quaresma e Ana Vidal (Luana Napoli); Luana Falconeri (Jamile), Adri Aldana (Ana Lays), Julia Martins; Kalliny (Gio Ferrari), Gisele e Maria. Técnico: Marcelo Sacknies.

Copa São Paulo Feminina 2025
1ª Rodada
Grupo E – Embaúba (Arena Ibrachina)
quinta-feira, 04/12 
11h – Santos 6 x 1 Sport Recife
⚽ Evelin Bonifácio 18' 1°T (SFC)
⚽ Camile Abreu 21' 1°T (SFC)
⚽ Camile Abreu 21' 1°T (SFC)
⚽ Sara 36' 1°T (SFC)
⚽ Vitória Ramos 38' 2°T (SFC)
⚽ Tamine 40' 2°T (SFC)
⚽ Nívea (contra) 47' 2°T (SPT)

Foto: Reinaldo Campos/Santos FC

Arbitragem: Gustavo Alencar Rodrigues, auxiliado por Ricardo Luis Buzzi e Guilherme Vieira de Lima. Quarto Árbitro: Vinicius Diniz de Camargo.
Cartões amarelos: Evelin Bonifacio e Lara Mares (SFC); Marilia Lopes, Nanda Féu, Sara, Maria Vitória e Maria Clara (SPT).

Santos: Anna Rosso; Gadoti (Tamine), Nívea, Sara (Emily) e Karol Pavarin; Gabs, Luiza Maria (Lara Mares), Camile Abreu e Evelin Bonifácio (Vitória Ramos); Samara (Leveque) e Cury (Pepê). Técnico: Yura Titow.

Sport: Lia; Bruna, Marília, Maria Clara e Sara; Nada Féu (Geovana), Samara (Ingrid Ranyelle), Leticia (Maria Vitória) e Alê (Manuella); Kaline e Samira (Kauany). Técnica: Keila Lima.

Copa São Paulo Feminina 2025
1ª Rodada
Grupo E – Embaúba (Arena Ibrachina)
quinta-feira, 04/12
15h – Fluminense 7 x 0 Vila Nova-GO
⚽ Letícia 19' 1°T
⚽ Duda 18' 1°T
⚽ Milena Oliveira 11' 2°T
⚽ Mileninha 25' 2°T
⚽ Letícia 26' 2°T
⚽ Adriele 31' 2°T
⚽ Sofia 34' 2°T

Foto: Marina Garcia/FFC

Arbitragem: Danilo Ricardo Salgado, auxiliado por Alex Alexandrino e Maria Eduarda Silva Pires. Quarto Árbitro: Pedro Henrique Alves de Paula.
Cartões amarelos: Maria Luiza e Ster (FLU); Priscila (VNO).

Fluminense: Jany; Larissa, Ster (Kailany), Maria Luiza (Luisa Rosa) e Luciana Beatriz (Grazi); Letícia, Duda Adrielly), Mileninha, Sophia, Ana Clara (Milena Oliveira) e Carioca (Amanda Mantovan). Técnica: Bárbara Saar.

Vila Nova: Anne (Yasmim); Mariana, Priscila, Sarah, Manuella (Rakelly, Ana Carolina, Ana Letícia (Eduarda), Aline (Andressa depois Letícia), Isadora, Eduarda (Phamela) e Jéssica. Técnico: Leyrielton Moura de Moraes.

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Brasil domina Portugal e encerra o ano com goleada em Aveiro

Rafael Passos

Foto: Lívia Villas Boas / CBF

Foto: Lívia Villas Boas / CBF

Foto: Lívia Villas Boas / CBF

Foto: Lívia Villas Boas / CBF

Gabi Zanotti, Ludmilla, Dudinha, Isabela e Bia Zaneratto marcaram os gols da goleada brasileira

A Seleção Brasileira Feminina encerrou 2025 com atuação de gala. Nesta terça-feira (2), o Brasil venceu Portugal por 5 a 0 no Estádio Municipal de Aveiro, em solo português, e fechou o ano com uma goleada. 

A festa brasileira começou antes mesmo de o relógio completar um minuto: Dudinha cruzou e Gabi Zanotti, de cabeça, abriu o placar. A equipe manteve o ritmo alto e marcou mais dois. O segundo gol veio aos 16 minutos, com Ludmila após passe de Gabi Zanotti. Ainda na primeira etapa, o Brasil transformou o domínio em goleada. Aos 36 minutos, Dudinha marcou o terceiro. No segundo tempo, aos 27 minutos, Isabela, também de cabeça, anotou o quarto e Bia Zaneratto, aos 44, consolidou a goleada por 5 a 0. 

Ficha técnica
Portugal 0 x 5 Brasil
Amistoso internacional de futebol feminino
Data: terça-feira, 2 de dezembro, às 16h45 (de Brasília)
Local: Estádio Municipal de Aveiro, em Portugal.
Árbitra: Riem Hussein (ALE), auxiliada por Anne Uersfeld (ALE) e Melissa Joos (ALE). Quarta árbitra: Ana Afonso (POR).
Gols: Gabi Zanotti, aos 1' 1ºT, Ludmila, aos 16' 1ºT, Dudinha, aoa 36' 1ºT, Isabela, aos 27' 2ºT, e Bia Zaneratto, aos 44' 2ºT. (BRA)
Cartões amarelos: Carole Costa (POR); Tarciane e Ludmila (BRA).

Portugal: Inês Pereira; Lúcia Alves (Maísa Correia), Carole Costa, Diana Gomes e Catarina Amado; Andreia Jacinto (Andreia Faria), Carolina Correia e Jéssica Silva (Beatriz Fonseca); Tatiana Pinto, Fátima Pinto e Carolina Santiago (Ana Capeta). Técnico: Francisco Neto.

Brasil: Lelê; Thais, Fê Palermo, Tarciane, Yasmim (Isabela), Duda Sampaio (Ary Borges), Brena (Vitória Yaya), Tainá Maranhão (Luany), Dudinha, Gabi Zanotti (Bia Zaneratto) e Ludmila (Bruninha). Técnico: Arthur Elias.

Brasil goleia o Japão e avança à semifinal da Copa do Mundo Feminina de Futsal

Rafael Passos

Foto: Fábio Souza/CBF

Foto: Fábio Souza/CBF

Foto: Fábio Souza/CBF

Foto: Fábio Souza/CBF

Foto: Fábio Souza/CBF

Foto: Fábio Souza/CBF

Emilly (treês vezes), Ana Luiza, Débora Vanin e Luana marcaram os gols da Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira está entre as quatro melhores do mundo na primeira edição da Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA. Na manhã desta terça-feira (2), o Brasil não tomou conhecimento do Japão e venceu por 5 a 0, na Arena PhilSports, em Pasig City, região metropolitana de Manila, nas Filipinas, pelas quartas de final.

Com ritmo intenso desde o início, a equipe brasileira abriu vantagem ainda no primeiro tempo com Emilly, que marcou duas vezes, Ana Luiza ampliou, Débora Vanin deixou o dela e Luana fechou a goleada antes do intervalo. Na segunda etapa, o Brasil administrou o resultado, girou o seu grupo e Emilly marcou o seu terceiro gol e fechou o placar em 6 a 1. As japonesas descontaram com um gol contra da goleira brasileira, Júlia.

Agora, o Brasil volta à quadra na sexta-feira (5), às 9h30 (de Brasília), para enfrentar a Espanha, em duelo direto por uma vaga na grande decisão. A outra semifinal reúne Argentina e Portugal, que jogam às 7h.

A disputa do bronze e a grande final acontecem no domingo (7). Às 6h, os derrotados das semifinais jogam pelo terceiro lugar. Às 8h30, será decidido o título da histórica primeira edição da Copa do Mundo Feminina de Futsal. 

As partidas contam com transmissão da FIFA+ e da Cazé TV.


segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Gauchão Série B 2025 - Final - Jogo de ida

Rafael Passos


Competição começa em 27 de setembro, terá nove clubes em disputa e dará duas vagas no Gauchão Série A2 de 2026

A competição será realizada entre os dias 27 de setembro e 7 de dezembro, reunindo clubes tradicionais e novos projetos em busca do acesso ao Gauchão Série A2. Neste ano, o torneio contará com nove equipes, divididas em dois grupos regionalizados. A primeira fase será disputada em turno e returno, com os dois melhores colocados de cada chave avançando às semifinais. A partir daí, os confrontos serão realizados em sistema de mata-mata com jogos de ida e volta, tanto nas semifinais quanto na decisão. Os finalistas asseguram o acesso ao Gauchão Série A2 de 2026, além da disputa pelo título.

Grupos

Grupo 1: Guarani-VA, Nova Prata, Apafut (Caxias do Sul), Clube 1992 (Carazinho) e Novo Horizonte (Esteio).

Grupo 2: São Paulo-RG, Rio Grande, FBC Riograndense e São Gabriel.

Gauchão Série B 2025 - Final - Jogo de ida
🗓️ quinta-feira, 4 de dezembro
⏱️ 15h
🏟️ Campo do SESI - Caxias do Sul
⚽ Apafut 0 x 0 Guarani-VA

Árbitro: Nicolas Fernando das Almas Kummer
Assistente 1: Tiago Gai Simões
Assistente 2: Luiz Felipe de Almeida
Quarto Árbitro: Mirjano Alberto Klassmann

Gauchão Série B 2025 - Final - Jogo de volta
🗓️ domingo, 7 de dezembro
⏱️ 15h
🏟️ Estádio Edmundo Feix - Venâncio Aires
⚽ Guarani-VA x Apafut

Artilharia

Lucão - Guarani-VA - 8 gols 
Diovani - Nova Prata - 5 gols
Parisoto - Apafut - 4 gols
Maldonado - Apafut - 3 gols
Samuel - Riograndense - 4 gol 
Murilo Xavier - Guarani-VA - 4 gols
Vitor Wandeur - Guarani-VA - 3 gols
Samuel Corrêa - Riograndense - 3 gols
Hiago - Riograndense - 3 gols
Wendell - Riograndense - 2 gols
Lucas Martins - Apafut - 2 gols
Daros - Apafut - 2 gols
Denilson Rodrigues - Apafut - 2 gols
Christiel - Rio Grande - 2 gols
Higor - Rio Grande - 2 gols
Vicente - São Paulo - 2 gols
Helama - Guarani-VA - 2 gols
Sampson - Guarani-VA - 2 gols
Igor - Guarani-VA - 2 gols
Denis - Guarani-VA - 2 gols
Pedro Colômbia - São Paulo - 1 gol
Nathan - São Paulo - 1 gol
Negrinho - São Paulo - 1 gol
Derick Lessa - São Paulo - 1 gol
Iago - São Paulo - 1 gol
Mário Pupe - São Paulo - 1 gol 
Vitinho - São Paulo - 1 gol 
Diego Nunes - São Paulo - 1 gol 
Marquinhos - Apafut - 1 gol
Juan - Apafut - 1 gol
Leozinho - Apafut - 1 gol
Peixoto - Apafut - 1 gol
Adriano - 1992 - 1 gol
Dudu - 1992 - 1 gol
Luís Felipe - 1992 - 1 gol
Enzo - 1992 - 1 gol
Gustavo - 1992 - 1 gol
Matheus - Guarani-VA - 1 gol
Pablo - Guarani-VA - 1 gol
Nathan Zamith - Guarani-VA - 1 gol
Dieter - Guarani-VA - 1 gol
Mulita - Guarani-VA - 1 gol
Nicolas Louzada - Riograndense - 1 gol
Felipe - Riograndense - 1 gol
William (contra/São Gabriel) - Rio Grande - 1 gol
Wesley Ferreira (contra//São Gabriel) - São Paulo - 1 gol 
Tharlles - Novo Horizonte - 1 gol
Thaironey - Nova Prata - 1 gol
Lucas Campos - Nova Prata - 1 gol
Edil - São Gabriel - 1 gol
Thauam - São Gabriel - 1 gol