segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Federação Gaúcha de Futebol define a fórmula do Gauchão 2026

 Rafael Passos

Foto: Angelo Pieretti

Com 12 equipes, competição terá quartas em jogo único, final em dois jogos e quadrangulares que definem vagas na Copa do Brasil e rebaixamento

A Federação Gaúcha de Futebol realizou, na tarde desta segunda-feira (10), o Conselho Técnico do Gauchão 2026. Com a presença do presidente da entidade máxima do futebol gaúcho, Luciano Hocsman, e de dirigentes dos clubes participantes, foram definidas a fórmula de disputa do Gauchão 2026 e a tabela básica. A edição do estadual terá mudanças importantes no formato para adaptar o torneio estadual ao calendário da CBF. A competição contará com 12 equipes, distribuídas em dois grupos de 6, com apenas 11 datas reservadas para a fase inicial.

Na primeira etapa, cada clube fará seis jogos, contra os adversários do outro grupo. Grêmio e Internacional serão os cabeças de chave.

Grupos

Grupo A: Internacional, Juventude, Avenida, São José, São Luiz e Guarany

Grupo B: Grêmio, Ypiranga, Monsoon, Inter-SM, Novo Hamburgo e Caxias

Ao término da fase classificatória, os quatro melhores colocados de cada grupo avançam às quartas de final, disputadas em jogo único. A partir das semifinais, os confrontos passam a ter partidas de ida e volta, assim como a final, que definirá o campeão gaúcho da temporada.

Os cruzamentos das quartas estão definidos da seguinte forma:

Grupo F - 1º do Grupo A x 4º do Grupo B

Grupo G - 2º do Grupo A x 3º do Grupo B

Grupo H - 1º do Grupo B x 4º do Grupo A

Grupo I - 2º do Grupo B x 3º do Grupo A

A partir das semifinais, o formato muda: os duelos passam a ser em partidas de ida e volta. Os confrontos decisivos serão compostos por:

Vencedor Grupo F x Vencedor Grupo I

Vencedor Grupo G x Vencedor Grupo H

Dois pontos do regulamento foram mantidos em relação à temporada 2025: sistema dos quadrangulares, que seguirá valendo para:

✅ Definir os classificados à Copa do Brasil, por meio da Taça Farroupilha;

✅ determinar os dois dois rebaixados à Divisão de Acesso em 2027;

As quatro equipes que não avançarem às quartas de finaldisputarão o Quadrangular da Morte, que definirá os dois rebaixados para a Divisão de Acesso de 2027.

Já os times eliminados nas quartas de final terão uma nova oportunidade de protagonismo na Copa Farroupilha, torneio paralelo que concederá uma vaga na Copa do Brasil 2027 ao campeão. Os confrontos dessa etapa serão disputados em jogos de ida e volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário