Foto: Paulo Bizzarro |
Foto: Paulo Bizzarro |
Foto: Paulo Bizzarro |
Na tarde desta sexta-feira (22), a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) reuniu presidentes e representantes dos clubes que disputarão o Gauchão 2025 para o tradicional Conselho Técnico. Realizado no auditório da entidade, em Porto Alegre, o encontro definiu o regulamento e o formato de disputa do campeonato estadual, que trará mudanças importantes para esta edição. O campeonato estadual está previsto para começar no dia 22 de janeiro, com a final marcada para 16 de março.
Novo formato com três grupos e quadrangulares decisivos
A competição será disputada por 12 clubes, divididos em três grupos na primeira fase. A divisão ficou assim:
- Grupo A: Grêmio, São José, Guarany e Avenida
- Grupo B: Inter, Caxias, Pelotas e Ypiranga
- Grupo C: Juventude, Monsoon, Brasil-Pel e São Luiz
As equipes jogarão oito partidas na fase classificatória, enfrentando os times dos outros dois grupos. Outra novidade importante na edição 2025 da elite do futebol gaúcho é que a FGF vai custear 100% do VAR para os clubes e a ferramenta será utilizada desde a primeira fase da competição.
O primeiro colocado de cada grupo mais o melhor segundo colocado no geral avançam para as semifinais, que serão decididas em jogos de ida e volta, assim como a grande final.
Disputa pela Taça Farroupilha e rebaixamento
Uma novidade é a criação da Taça Farroupilha, destinada às equipes que terminarem entre a quinta e a oitava colocação na fase classificatória. Além de manter o ritmo competitivo, o torneio garantirá uma vaga na Copa do Brasil 2026 para o vencedor.
Na outra ponta da tabela, os times que ficarem entre a nona e a 12ª posição disputarão um quadrangular para evitar o rebaixamento. As duas equipes com pior desempenho neste mini-torneio cairão para o Gauchão Série A2 em 2026.
Nenhum comentário:
Postar um comentário