terça-feira, 22 de agosto de 2023

Brasil vence a França e garante vaga no futebol de cegos dos Jogos Paralímpicos de Paris

Rafael Passos

Nonato chuta prensado por adversário francês, enquanto goleiro está ajoelhado com os braços abertos esperando a conclusão da jogada. No detalhe da foto no canto direito, o óculos preto do brasileiro está próximo a ele após sair do rosto durante o lance. Foto: Renan Cacioli/CBDV.

Brasil vai em busca do hexacampeonato paralímpico em Paris 

A seleção brasileira de futebol de cegos está classificada para os os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Nesta terça-feira (22), o Brasil venceu a França por 1 a 0, pelas quartas de final da Copa do Mundo da modalidade. A competição que está inserida nos Jogos Mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês), em Birmingham, em Inglaterra. Na Paralimpiada, a equipe treinada por Fábio Vasconcelos irá em busca o sexto título.

Os três primeiros colocados da Copa do Mundo garantem vaga nos Jogos de Paris. Como a China, que também é uma das semifinalistas da competição, têm vaga na próxima edição da Paralimpíada por ser a atual campeã asiática, a seleção brasileira se garantiu no torneio paralímpico. 

Na Copa do Mundo, o Brasil é o maior vencedor da história com cinco títulos (2018, 2014, 2010, 2000 e 1998) e atual tricampeão consecutivo. O gol que valeu a classificação à semifinal do Mundial e para os Jogos Paralímpicos foi marcado a sete minutos do fim do segundo tempo, quando Jardiel carregou a bola por meia quadra, limpou a marcação e, já na pequena área, tocou para Nonato, que só escorou para o fundo das redes francesas.

A China, que venceu o arquirrival asiático Japão por 1 a 0, gol de Ruiming Zhu, será a adversária brasileira na semifinal. O duelo está marcado para as 14h30 (de Brasília), desta quarta-feira (23), com transmissão ao vivo pelo YouTube da Federação Internacional de Esportes para Cegos NESTE LINK.

Será a terceira Copa do Mundo seguida que Brasil e China se enfrentam na semifinal. Em 2014, em Tóquio, no Japão, vitória brasileira por 2 a 1. Em 2018, em Madri, na Espanha, ganhamos de 1 a 0. Os dois países também fizeram confronto histórico pela semi dos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016, quando Jefinho comandou a virada verde e amarela por 2 a 1.

O vencedor enfrenta o ganhador do duelo sul-americano entre Colômbia e Argentina, que jogam às 12h30. Os dois também se garantiram na Paralimpíada, o que faz com que o trio de ferro do continente não tenha de brigar pela vaga nos Jogos Parapan-Americanos do Chile, em novembro, de onde apenas o campeão garante vaga no torneio paralímpico na capital francesa.

"Muito orgulho! O primeiro passo foi dado, que era conseguir a vaga em Paris. E, agora, a gente foca no hexacampeonato. Viemos aqui para isto", disse o goleiro Matheus Costa, substituto do titular Luan, que se lesionou durante a segunda rodada. "Eu sabia da responsabilidade que era substituir o Luan, mas tenho a confiança dele, do professor Fábio Vasconcelos e de todos os jogadores", completou o técnico.

Veja os convocados: 

Atletas
CÁSSIO LOPES DOS REIS: Maestro-PR
JARDIEL VIEIRA SOARES: Apace-PB
JEFERSON DA CONCEIÇÃO GONÇALVES: Maestro-PR
JONATAN FELIPE BORGES DA SILVA: Apace-PB
LUAN DE LACERDA GONÇALVES: Agafuc-RS
MAICON JUNIOR DOS SANTOS MENDES: Apace-PB
MATHEUS DA COSTA COELHO BUMUSSA: Apace-PB
RAIMUNDO NONATO ALVES MENDES: Agafuc-RS
SAMIR SANTANA DA SILVA: Apadv-SP
TIAGO DA SILVA: Maestro-PR

Comissão técnica
FÁBIO LUIZ RIBEIRO DE VASCONCELOS: técnico
JOSINALDO COSTA SOUSA: auxiliar técnico
EDSON GOMES MARINHO JÚNIOR: preparador físico e chamador
HALEKSON BARBOSA DE FREITAS: fisioterapeuta
ALEXANDRE SÉRGIO SILVA: fisiologista
HESOJY GLEY DA SILVA: médico
KELVIN GYULO BAKOS: coordenador
ANDRESSA DOS SANTOS: psicóloga
RENAN ALVARES CACIOLI: assessor de imprensa
NATHALIA MAZON GONÇALVES: nutricionista

Você pode rever o jogo entre brasileiros e franceses no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário