Brasil vai em busca do hexa em Birmingham, na Inglaterra
A Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês) divulgou os 16 países que disputarão a Copa do Mundo 2023 de futebol de cegos. O tradicional torneio da modalidade, que é disputado desde 1998, estará integrado na programação dos Jogos Mundiais, em Birmingham, na Inglaterra. A competição acontecerá de 12 a 25 de agosto.
O Brasil é maior campeão mundial com cinco títulos (2018, 2014, 2010, 2000 e 1998) e atual tricampeão consecutivo, buscará o hexa contra: Alemanha, Argentina, China, Colômbia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irã, Itália, Japão, Mali, Marrocos, México, Tailândia e Turquia.
Além da sexta estrela, a Seleção Brasileira lutará pela classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Os três primeiros colocados da Copa do Mundo estarão automaticamente garantidos na Paralimpíada francesa. O país é, até hoje, o único ganhador de todas as edições. O futebol de cegos faz parte do programa paralímpico desde Atenas 2004. Outra possibilidade de obter vaga em Paris será via Jogos Parapan-Americanos, que serão disputados em novembro, no Chile. Neste caso, apenas o campeão garante lugar.
Copa do Mundo de Futebol de cegos
Participantes
Brasil 🇧🇷
Alemanha 🇩🇪
Argentina 🇦🇷
China 🇨🇳
Colômbia 🇨🇴
Espanha 🇪🇸
França 🇫🇷
Grã-Bretanha 🇬🇧
Irã 🇮🇷
Itália 🇮🇹
Japão 🇯🇵
Mali 🇲🇱
Marrocos 🇲🇦
México 🇲🇽
Tailândia 🇹🇭
Turquia 🇹🇷
A IBSA não deu maiores detalhes sobre o formato da Copa do Mundo, mas ele deverá seguir o modelo da edição de 2018, realizada em Madri, quando também foi jogada por 16 seleções divididas em quatro grupos de quatro times cada. Os dois melhores de cada chave avançam às quartas de final. Naquela ocasião, o Brasil foi campeão com 100% de aproveitamento. Na fase de grupos, ganhou de Mali (6 a 1), Costa Rica (14 a 1) e Inglaterra (3 a 0). Nas quartas, despachou a Colômbia por 3 a 0. Depois, bateu a China na semifinal (1 a 0). O título veio sobre a maior rival, a Argentina, com o placar de 2 a 0 na decisão.
O evento na Inglaterra acontecerá dentro da programação dos Jogos Mundiais da IBSA, que reunirão, além do futebol de cegos, halterofilismo, judô, goalball, xadrez, boliche, tiro esportivo, tiro com arco, showdown, críquete e tênis.
A expectativa é que mais de mil atletas, de 70 nações diferentes, reúnam-se no Campus da Universidade de Birmingham. A última edição dos Jogos Mundiais da IBSA foi realizada em 2015, em Seul, na Coreia do Sul, mas sem que houvesse a Copa do Mundo de futebol de cegos na programação, como ocorrerá agora.
Além dos Jogos Mundiais e dos Jogos Parapan-Americanos, a temporada reserva à equipe brasileira a disputa do Grand Prix da IBSA, em São Paulo, em maio. O torneio acontecerá pela quinta vez na história, sendo a primeira na América do Sul.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Nenhum comentário:
Postar um comentário