quinta-feira, 5 de julho de 2018

Copa do Mundo 2018 – Quartas de final

Rafael Passos


Sexta-feira, 6/7/2018
QF1
Nizhny Novgorod Stadium, Nizhny Novgorod – 11h
Uruguai 0 x 2 França
Raphaël Varane 40' 1T
Antoine Griezmann 16' 2T

43.319 torcedores acompanharam a partida em Nizhny Novgorod
Gol de Varane para França contra Uruguai (Foto: Jamie Squire - FIFA via Getty Images)

Varane comemora gol de cabeça pela França contra o Uruguai (Foto: REUTERS/Jason Cairnduff)

Muslera tomou um frango no chute de Griezmann (Foto: Sphera Sports)
Com frango de Muslera, França bate Uruguai e avança à semifinal da Copa

A França é a primeira semifinalista da Copa do Mundo 2018. Nesta sexta-feira (6), no Nizhny Novgorod Stadium, em Nizhny Novgorod, os Bleus venceram o Uruguai por 2 a 0, e se classificou à semi pela quinta vez na sua história. O zagueiro do Real Madrid Raphaël Varane, de cabeça, e o avante do Atlético de Madrid, Antoine Griezmann - num frangaço do goleiro Fernando Muslera - fizeram os gols franceses.

Agora, a França aguarda o vencedor de Brasil e Bélgica, que duelam nesta sexta-feira (6), a partir das 15h (de Brasília), em Kazan. A atual vice-campeã europeia disputa a semifinal na terça (10), às 15h, em São Petersburgo, para tentar retornar a uma final de Mundial após 12 anos.

Uruguai 0 x 2 França
Ficha Técnica
Local: Nizhny Novgorod Stadium, Nizhny Novgorod
Arbitragem: Nestor Pitana (Argentina), auxiliado por Hernán Maidana (Argentina) e Juan Belatti (Argentina)
VAR: Massimiliano Irrati (ITA), Carlos Astroza (CHI), Mauro Vigliano (ARG) e Paolo Valeri (ITA).
Gols: Raphaël Varane 40' 1T, Antoine Griezmann 16' 2T
Cartões amarelos: Rodrigo Bentancur, Cristian Rodríguez (U); Lucas Hernández, Kylian Mbappé (F)
Público: 43.319 espectadores

Uruguai: Fernando Muslera; Martín Cáceres, Jose Maria Giménez, Diego Godín e Diego Laxalt; Nahitan Nández (Jonathan Urretaviscaya), Lucas Torreira, Matias Vecino, Rodrigo Bentancur (Cristian Rodríguez), Cristhian Stuani (Maximiliano Gómez); Luis Suárez. Técnico: Óscar Tabárez.

França: Hugo Lloris; Benjamin Pavard, Raphaël Varane, Samuel Umtiti, Lucas Hernández; N'Golo Kanté, Paul Pogba; Kylian Mbappé (Ousmane Dembélé), Antoine Griezmann (Nabil Fékir), Corentin Tolisso (Steven N'Zonzi); Olivier Giroud. Técnico: Didier Deschamps.

Sexta-feira, 6/7/2018
QF2
Kazan Arena, Kazan – 15h
Brasil 1 x 2 Bélgica
Renato Augusto 31' 2T (B)
Fernandinho (contra) 13' 1T
De Bruyne 31' 1T (B)

42.873 torcedores na Kazan Arena para Brasil x Bélgica, quartas de final da Copa do Mundo.

Bélgica comemora o gol contra o Brasil (Foto: Murad Sezer/Reuters)

De Bruyne marca para a Bélgica (Foto: John Sibley/Reuters)

Gol contra de Fernandinho (Foto: Murad Sezer/Reuters)
Renato Augusto cabeceou para descontar para o Brasil (Foto: Sergio Perez/Reuters)
Trio de ferro brilha, Bélgica elimina o Brasil e está na semifinal da Copa do Mundo

Com um grande primeiro tempo do trio de De Bruyne, Hazard e Lukaku, a Bélgica acabou com o sonho do hexa da seleção brasileira. Nesta sexta-feira (6), pelas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia, os Diabos Vermelhos venceram o Canarinho por 2 a 1, na Kazan Arena, e garantiram classificação à semifinal da Copa do Mundo.

Porém, a história poderia ter sido diferente. Aos sete minutos, Neymar levantou a bola na área em cobrança de escanteio, e Miranda resvalou com a cabeça. Thiago Silva bateu com a coxa na bola e acertou a trave direita de Courtois.

Até aqui, o time de Tite havia sofrido apenas um gol na competição, mas foi vazado logo aos 13 minutos da etapa inicial. Um dos vilões na histórica derrota por 7 a 1 para a Alemanha, quatro anos atrás, marcou contra, de cabeça, após uma cobrança de escanteio e do desvio do companheiro de Manchester City, Vincent Kompany, na primeira trave. 1 a 0. A Bélgica ampliou 18 minutos depois. Em um contra-ataque rápido puxado por Lukaku, De Bruyne foi acionado na ponta direita e chutou cruzado sem chance para o goleiro Alisson, para fazer 2 a 0.

No segundo tempo, o Brasil voltou com Firmino no lugar de Willian. A equipe brasileira manteve mais posse de bola e passou a pressionar a defesa belga. Aos seis minutos, Neymar invadiu a área, caiu, e o árbitro sérvio Milorad Mažić mandou seguir, sem pedir o VAR. O técnico Tite pediu que o lance fosse revisto pelo árbitro de vídeo. Pouco depois, Kompany acertou Gabriel Jesus com um carrinho dentro da área. Milorad Mažić demorou a tomar a sua decisão, mas mandou o jogo seguir. Foi a última jogada de Gabriel Jesus no jogo, que foi substituído por Douglas Costa.

Aos 17, o atacante da Juventus recebeu na direita, cortou para o meio e bateu cruzado. Courtois defendeu parcialmente, e Paulinho desperdiçou. Aos 28, Tite gastou a sua última ficha colocando Renato Augusto na vaga de Paulinho. E a cartada de Tite deu certo. Três minutos depois, Philippe Coutinho fez o levantamento para a área, e o  meia do Beijing Guoan cabeceou no canto esquerdo de Thibaut Courtois. Brasil 1 x 2 Bélgica.

O gol deu nova vida à seleção brasileira, que perdeu chances de empatar. Aos 32 minutos, Firmino recebeu a bola de Neymar dentro da área, girou e finalizou por cima. Aos 34, Renato Augusto teve espaço na entrada da área após passe de Coutinho e também errou o alvo. Aos 38, Neymar foi lançado na ponta esquerda, limpou a defesa e rolou para Philippe Coutinho. O camisa 11 pegou mal e mandou a pelota longe do gol belga.

Já nos acréscimos, Neymar deu novo susto Thibaut Courtois. Em conclusão da meia-lua, o camisa 10 buscou o ângulo esquerdo e goleiro Courtois se esticou todo para fazer grande defesa, assegurando a vitória sobre o Brasil e a classificação da geração belga.

Com a queda na Rússia, o Brasil aumenta o jejum finais para 16 anos. A última decisão foi em 2002, no Japão, quando conquistou o pentacampeonato contra a Alemanha.

A desclassificação do Brasil e do Uruguai deixa a Copa do Mundo somente com seleções europeias na disputa da taça. Nas semifinais, a Bélgica terá pela frente a França, que derrotou o Uruguai por 2 a 0 mais cedo, em Níjni Novgorod. O jogo será disputado às 15h (de Brasília) de terça-feira, em São Petersburgo. Eliminada da Copa do Mundo, a seleção brasileira tem um compromisso marcado para o segundo semestre: o amistoso do dia 8 de setembro, contra os Estados Unidos, em Nova York.

Brasil 1 x 2 Bélgica
Ficha Técnica
Local: Kazan Arena, em Kazan
Arbitragem: Milorad Mažić (Sérvia), auxiliado por Milovan Ristić (Sérvia) e Dali Đurđević (Sérvia)
VAR: Daniele Orsato (ITA), Mark Borsch (ALE), Gil Pawel (POL) e Felix Zwayer (ALE)
Gols: Renato Augusto 31' 2T (B); Fernandinho (contra) 13' 1T, De Bruyne 31' 1T (B)
Cartões amarelos: Fernandinho, Fagner (B); Toby Alderweireld, Thomas Meunier (B)
Público: 42.873 espectadores

Brasil: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda, Marcelo; Fernandinho, Paulinho (Renato Augusto); Willian (Roberto Firmino), Philippe Coutinho, Neymar; Gabriel Jesus (Douglas Costa). Técnico: Tite.

Bélgica: Thibaut Courtois; Jan Vertonghen, Vincent Kompany, Toby Alderweireld; Axel Witsel, Marouane Fellaini, Nacer Chadli (Vermaelen), Thomas Meunier e Kevin De Bruyne; Eden Hazard; Romelu Lukaku (Tielemans). Técnico: Roberto Martínez.

Sábado, 7/7/2018
QF3
Samara Arena, Samara – 11h
Suécia 0 x 2 Inglaterra
Harry Maguire 30' 1T
Dele Alli 14' 1T




De cabeça, Dele Ali fez o segundo gol da Inglaterra contra a Suécia (Foto: Yuri CORTEZ/AFP)
Inglaterra vence a Suécia e volta a uma semifinal de Copa depois de 28 anos

Usando a tradicional bola aérea, a Inglaterra venceu a Suécia por 2 a 0 e se classificou às semifinais da Copa do Mundo. Neste sábado (7), os súditos da Rainnha bateram os escandinavos em confronto válido pelas quartas de final, com gols de Harry Maguire e Dele All, ambos de cabeça.

Dos 11 gols marcados até o momento pelo time de Gareth Southgate, seis aconteceram após a bola ser alçada na área adversária, sendo outros três de pênalti e apenas dois com a bola rolando.

Aos 30 minutos do primeiro tempo, Ashley Young bateu escanteio da esquerda e colocou na marca do pênalti. Lá encontrou zagueiro Harry Maguire, jogador do Leicester City, com 1,94m de altura, que ganhou de Forsberg pelo alto e cabeceou no canto direito do goleiro Olsen, que nada pôde fazer. Inglaterra 1 a 0.

No segundo tempo, aos 14 minutos, Henderson recebeu pela direita e levantou na área. Livre na segunda trave, o meia do Tottenham, Dele Ali testou forte para fazer 2 a 0.

Classificado, o English Team se prepara para a semifinal, marcada para a próxima quarta-feira, dia 11, às 15h, no Olímpico Luzhniki, em Moscou, contra o vencedor da partida entre Rússia e Croácia. Na outra semi, França e Bélgica jogarão no dia anterior em São Petersburgo.

Suécia 0 x 2 Inglaterra
Ficha Técnica
Local: Samara Arena, em Samara
Arbitragem: Björn Kuipers (Holanda), auxiliado por Sander van Roekel (Holanda) e Erwin Zeinstra (Holanda).
VAR: Danny Makkelie (HOL), Carlos Astroza (CHI), Bastian Dankert (ALE) e Felix Zwayer (ALE).
Gols: Harry Maguire 30' 1T, Dele Alli 14' 1T
Cartão amarelo: Harry Maguire (I); Sebastian Larsson (I)
Público: 39.991 torcedores

Suécia: Robin Olsen; Emil Krafth (Jansson), Victor Lindelöf, Andreas Granqvist, Ludwig Augustinsson; Viktor Claesson, Sebastian Larsson, Albin Ekdal, Emil Forsberg (Olsson); Marcus Berg, Ola Toivonen (Guidetti). Técnico: Jan Andersson.

Inglaterra: Jordan Pickford; Kyle Walker, John Stones, Harry Maguire; Kieran Trippier, Dele Alli (Delph), Jordan Henderson (Dier), Jesse Lingard, Ashley Young; Raheem Sterling (Rashford), Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.

Sábado, 7/7/2018
QF4
Estádio Olímpico de Fisht, Sochi – 15h
Rússia 2 x 2 Croácia
Cheryshev 31' 1T (R)
Mario Fernandes 10' 2T P (R)
Kramarić 39'  1T (C)
Vida 11' 1T P (C)







Fotos: Getty Images 
Nos pênaltis, Croácia elimina Rússia e retorna à semifinal da Copa após 20 anos

Em um jogo histórico, com emoção e aplausos, a Croácia eliminou a anfitrã Rússia da Copa do Mundo. Neste sábado  (7), no Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi, russos e croatas empataram no tempo normal por 1 a 1, o que levou o duelo para a prorrogação, onde houve nova igualdade por 1 a 1. Nos pênaltis, a Croácia levou a melhor e venceu por 4 a 3.

Nas cobranças da marca penal, Subašić defendeu o chute de Smolov. Brozović marcou e deixou a Croácia em vantagem. Dzagoev empatou 1 a 1. Akinfeev defendeu o pênalti de Kovačić. O ex-gremista, Mário Fernandes chutou para fora a terceria cobrança russa. Luka Modrić marcou e fez 2 a 1 Croácia. No quarto tiro, Ignashevich deixou igual em 2 a 2. O croata Vida fez 3 a 2. Kuziaev deu esperança a torcida russa ao marcar o terceiro, mas não foi o suficiente. Rakitić colocou a bola nas redes e garantiu a vitória por 4 a 3 e a classificação.

Na semifinal, a Croácia encara a Inglaterra. O duelo está marcado para às 15h (de Brasília) da próxima quarta-feira (11), no Olímpico Luzhniki, em Moscou. Um dia antes, em São Petersburgo, França e Bélgica fazem a outra semifinal.

A Rússia saiu na frente no tempo normal com um golaço de Cheryshev, mas os croatas empataram com Andrej Kramarić. No tempo extra, o zagueiro Vida deixou a ex-república iugoslava em vantagem, mas o brasileiro naturalizado Mário Fernandes deixou tudo igual para a Rússia e mandou a decisão às penalidades.

A Croácia repete a campanha da Copa de 1998, quando avançou à semifinal e perdeu para a campeã França. Comandados pelo atual presidente da Associação croata de futebol, Davor Šuker, o time da camisa quadriculada terminou em terceiro lugar ao derrotar a Holanda. Além disso, a Croácia se juntou à Argentina de 1990 como as únicas a vencerem duas disputas por penaltidades na mesma Copa. Já a Rússia fez a melhor participação desde o fim da União Soviética.

Rússia 2 x 2 Croácia
Ficha Técnica
Local: Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi
Arbitragem: Sandro Ricci (Brasil), auxiliado por Emerson de Carvalho (Brasil) e Marcelo Van Gasse (Brasil).
VAR: Massimiliano Irrati (ITA), Roberto Diaz (ESP), Wilton Sampaio (BRA) e Paolo Valeri (ITA)
Gols: Cheryshev 31' 1T, Mário Fernandes 10' 2T P (R); Kramarić 39'  1T, Vida 11' 1T P (C)
Cartões amarelos: Gazinsky (R); Strinić, Lovren, Vida, Pivarić (C)
Público: 44.287 espectadores

Rússia: Akinfev; Mário Fernandes, Kutepov, Sergei Ignashevich e Kudryashov; Zobnin, Kuziaev, Samedov (Erokhin), Cheryshev (Smolov) e Golovin (Dzagoev); Dzyuba (Gazinsky). Técnico: Stalislav Cherchesov.

Croácia: Danijel Subašić; Vrsaljko (Ćorluka), Lovren, Vida e Strinić (Pivarić); Rakitić, Luka Modrić, Rebić, Perišić (Brozović) e Kramarić (Kovačić); Mario Mandžukić. Técnico: Zlatko Dalić.

Semifinais

Terça-feira, 10/7/2018
SF1
Arena Zenit (Estádio Krestovsky), São Petesburgo – 15h
França x Bélgica

Quarta-feira, 11/7/2018
SF2
Olímpico Luzhniki, em Moscou – 15h
Inglaterra x Croácia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário